por Iran Cartaxo

Válvulas: entenda a função
das usadas com turbo


Qual a função e a diferença entre as seguintes válvulas, utilizadas em kits turbo? Válvula de alívio, de prioridade, pop-off, blow-off. O BCWS é imprescindível.

André Filipe Messa Mallmann
Santo Ângelo, RS - afmm@via-rs.net

A válvula de alívio é a usada no escapamento para desviar o fluxo de gases e evitar que a pressão do turbo suba além da pressão máxima regulada no sistema. A de prioridade tem função diferente: é usada no coletor ou na linha de pressão do turbo e libera essa pressão para a atmosfera (podendo ser direcionada para o filtro de ar), para evitar uma subida brusca de pressão quando do fechamento da borboleta de admissão, isto é, quando o motorista tira o pé do acelerador. Embora os nomes possam gerar confusão, é a de prioridade, e não a de alívio, que causa o conhecido "espirro" dos motores turbo preparados.

Ambas as válvulas podem ser de diferentes tipos: pop-off ou pistão mola, câmaras equalizadas, eletromagnéticas etc. Pop-off é um termo em inglês usado em geral para descrever qualquer válvula tipo pistão-mola, de acionamento pela pressão interna do vaso ou recipiente do qual se deseja aliviar a pressão. A função deste tipo de válvula é evitar que se exceda um patamar regulado de pressão, dando escape ao volume excedente. Este tipo de válvula pode ser usado tanto como válvula de prioridade como de alívio, apesar de o segundo uso ser menos comum devido à baixa precisão conseguida.

Blow-off é outro termo em inglês, geralmente usado para designar a válvula de prioridade, que também pode ser de vários tipos. É importante notar que esses termos podem ter várias aplicações e sentidos de acordo com o redator, podendo inclusive se aplicar a outros tipos de válvulas.

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Data de publicação: 13/7/04

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