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Audi R8 V10: rinoceronte amestrado

17/05/2010
in Túnel do Tempo

Best Cars Web Site

Avaliação

Rinoceronte amestrado

Na hora do acerto de contas, nosso colaborador foi ao encontro dos 525 cv do Audi R8 V10 em uma nova batalha da guerra dos sexos

Texto: Roberto Agresti – Fotos: Regina Garjulli

É hora de entrar na pista da Fazenda Capuava, de dar vazão aos 525 cv e 54 m.kgf do motor V10, bem distribuídos pela tração integral variável

O falecido Alcides Diniz, do Grupo Pão de Açúcar, era um homem de gosto refinado. Cavalos, mega-iates e carros de corrida. Para estes últimos, construiu uma verdadeira pista numa fazenda de sua propriedade na região de Vinhedo, SP. Alcides faleceu em junho de 2007, aos 63 anos, e o que foi feito dos cavalos e barcos de “Cidão”, como era chamado pelos amigos, não se sabe. Sobre seus carros de corrida — os mais notórios um Lister Jaguar, os Mercedes-Benz CLK em versões DTM e GTR, um Aston Martin DBR9 e outras coisinhas —, sabe-se que foram vendidos rapidamente pelos herdeiros. Para nossa sorte, porém, a pista da Fazenda Capuava resiste incólume. E agora, em vez de receber Cidão e amigos para tardes de lenha memoráveis, está disponível para locação de quem queira um belo traçado encravado numa muito bem cuidada propriedade rural.

E foi esse o palco escolhido pela Audi para, num estupendo sábado de outono, convidar clientes VIP e jornalistas a andarem em boa parte de sua linha de produtos disponível no Brasil no Audi Driving Experience. Lá estavam reluzentes A3, S3, A4, A6, TT-S, Q5, Q7 e R8 V10. Nosso foco? Adivinhe?

O R8 V10, claro. E explicamos: uma conta estava em aberto, havia um ajuste a ser feito. De fato, tratava-se quase de uma “vendetta”. Nas páginas do Best Cars você já leu sobre os Audis citados, avaliados pela equipe em diferentes oportunidades. Apenas um deles — logo o mais prestigiado, o cartão de visitas tecnológico da marca das quatro argolas —, o poderoso R8 V10, havia nos deixado com uma dívida: fora pilotado por uma colaboradora bissexta do site, Regina Garjulli, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Cavalheiresca, a Audi resolveu brindar apenas colaboradoras do sexo frágil para um teste no autódromo de Interlagos de seu automóvel mais prestigiado e isso, convenhamos, resultou em mais um sofrido capítulo da eterna guerra dos sexos. Este que vos escreve, que com a citada colaboradora divide alegrias conjugais há mais de 15 anos, se sentiu vilipendiado a cada café da manhã, a cada diálogo ou referência a automóveis desde então.

O dito “homem da casa”, o profissional do volante e do guidão, o jornalista especializado em motores com mais de duas décadas de ofício sofreu em silêncio. Durante enormes 68 dias teve de engolir o fato de jamais, em sua longa carreira, ter pilotado nada com tantos cavalos quanto a cara-metade, a contraparte, a “sócia” e consorte. E desde a tarde do dia 8 de março a vida se tornou um inferno. Uma humilhação silenciosa, feita de inequívocos sinais, olhares irônicos, risinhos de canto de boca, de empáfia surda, insuportável… Mas o sofrimento de mais de dois meses teve fim pois a Audi, em prol da continuidade de um casamento, fez este autor ter acesso àquilo que até então só Regina tinha tido: o volante do R8 V10. E na pista da Fazenda Capuava. Está bem, Capuava não é Interlagos, eu sei. Mas é pista também, e muito divertida — e duas voltas são melhores que uma.

E como foi? Extasiante e frustrante, ao mesmo tempo. Os 2.550 metros do tortuoso traçado interiorano se mostraram estreitos para tanto poder, tanta potência e torque concentrados. A melhor comparação que veio à mente para explicar a experiência: cavalgar um rinoceronte amestrado (isso é possível?) nos jardins de Versalhes usando esporas. Entenderam? Não? Entenderão.

Rinoceronte, porque o Audi R8 é compacto, musculoso, imponente. Amestrado, por ter dispositivos eletrônicos para controlar não apenas o quanto de potência pode ser jogada ao solo como também para a dividir entre as quatro grandes “patas”. Jardins de Versalhes (em versão tropical, é verdade), pois ao asfalto perfeito, à paisagem incomum se juntou, na pista da Fazenda Capuava, um capricho quase maníaco, uma elegância feita não só de graminha bem aparada, guard-rails bem plantados e zebras impecavelmente situadas, mas — sobretudo — um traçado para exercitar os braços, onde curvas se emendam uma nas outras em um intenso sobe-e-desce, esquerda-e-direita de arrancar sorrisos de quem gosta da esfregar pneus em asfalto.

E esfregamos mesmo. Tendo ao lado o piloto da Stock Car Norberto Gresse, cumprindo função dupla de instrutor e vigilante, entramos no R8 V10 com uma excitação de criança diante da árvore de natal tomada por presentes. Confesso que não sabia para onde olhar, se para a alavanca do câmbio, o volante, o painel, os muitos detalhes de fibra de carbono, os pedais. Escolhi o óbvio: ajustar o assento, o volante e partir sem muitas mesuras para o tão esperado momento de acelerar um dos carros mais avançados da atualidade, um “brinquedinho” de R$ 700 mil. Meu vigia/instrutor de luxo pergunta então se sei como usar o câmbio manual automatizado, se vou deixar o serviço de troca de marcha por conta dos gnomos que habitam as entranhas do R8 ou se me encarregarei da tarefa. Respondo polidamente que trocaria eu mesmo e pelas alavancas tipo borboleta do volante, mas penso comigo mesmo a barbaridade que seria abdicar de ao menos isso, a troca de marcha.

Aceleração progressiva Para mostrar ao prestativo Sr. Gresse que o momento seria intenso — bem diferente dos que me precederam, uma moça que levou o “rinoceronte” pela pista como levaria seu poodle pelo parque e um senhor tão careca quanto eu, mas cujo brilho em sua passagem pelo R8 se resumiu ao suor na testa —, decidi “socar o pé” sem muita frescura para sair do boxe. A distância dali até a primeira curva, uma esquerda de 180 graus, míseros 150 metros, foi engolida num lampejo e os freios, como previa, tentaram arrancar meus olhos da cara, o que me fez tomar a primeira decisão a propósito do meu breve contato com o R8: frear pouco ou nada. Afinal, a graça é acelerar, ou não? E fiz isso, acelerei fundo, o que me valeu o comentário (em tom de bronca…) do passageiro instrutor, incomodado pela forte escorregada de traseira: “Esse carro tem que ser acelerado progressivamente e com as rodas alinhadas.” Continua

Tags: AudiavaliaçãoesportivoR8SupercarrosV10

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