Volvo XC40

Volvo XC40

 

Participe: opine sobre seu carro

 

[Nome] Eduardo Manhães
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG

[Versão] Momentum
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 2
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] O carro é excelente, tem seu foco na segurança mas a qualidade interna e externa é ótima, seu motor é potente e com bom torque, porta malas de bom tamanho, iluminação dos faróis incrível, boa altura do solo, diversos porta trecos, ótimo freio.

[Principais aspectos negativos] 1. O veículo não é econômico. Atualmente está fazendo 15,6 l/100 km, isso mesmo, nós estamos no Brasil, onde a unidade de medida de consumo utilizada é km/l e a Volvo fez o favor de não disponibilizar essa medida no veículo, ou seja, no painel só aparece l/100 km. No caso, 15,6 l/100 km dá mais ou menos 6,4 km/l.
2. A versão Momentum não possui GPS de série, presente somente na R Design. Como um veículo de R$ 195.000,00 não tem GPS de série? E vocês sabem quanto que é para instalar o software do GPS? Algo em torno de R$ 5.000,00. Fala sério Volvo… Por esse valor eu compro um veículo semi novo, mas não é isso que eu quero. É um simples GPS!
3. Fora rádio, você só consegue ouvir música pelo seu celular ou pen drive. No meu caso, só uso pen drive e ele tem umas 700 músicas. Acontece que, por exemplo, quando a música número 556 está tocando, a tela do veículo fica fixada sempre nas 20 primeiras músicas do pen drive. Se eu quiser saber qual a próxima música, no caso a de número 557, eu tenho que ficar rolando a tela (rola de 20 em 20 músicas mais ou menos) até chegar na que eu quero. E quando eu desligo o carro e volto a ligar, esse inferno continua, ou seja, ele volta a me mostrar a primeira tela com as 20 primeiras musicas do pen drive e lá vai eu de novo rolando e rolando tela até chegar na música atual.
4. Não há opção de instalação de TV Digital ou tocador de DVD. Pode parecer coisa boba mas na minha opinião, um carro desse valor tinha que oferecer mais opções de entretenimento, até porque a proposta da Volvo sempre foi um carro seguro e voltado para a familia. Se não for possível assistir tv digital ou filme em dvd, nem faz sentido ter uma tela daquele tamanho no centro do painel.
5. O veículo tem possibilidade de se conectar com a internet via wi-fi mas segundo informações dos funcionários da Volvo, a antena tem pouca potência. O fato é que quando eu estaciono na rua da minha casa e faço uma busca por sinal de wi-fi com meu celular, aparece umas 15 ou 20 possibilidades. Quando faço a mesma coisa, exatamente no mesmo dia e local com o veículo, sabem quantas redes aparecem? Nenhuma! Ou seja, para conectar o veículo à internet, você tem que usar o roteador wi fi do seu celular que deverá estar no interior do carro. Outra coisa que não entendo é que, se o veículo é capaz de se conectar a internet, porque a Volvo não permite que o usuário navegue na internet ou pelo menos possa acessar alguns sites como Youtube e outros com tecnologia streaming e faça melhor uso daquela tela enorme?
6. Outra coisa chata no carro é a impossibilidade de se desligar, definitivamente, determinadas configurações. O que eu acho é o seguinte, se eu sou o dono do veículo, se eu sou o condutor do veículo, sou eu que decido o que eu quero e o que eu não quero que o carro faça de forma automática pra mim. Se for possível desligar o controle de tração e estabilidade e se assim for o desejo do proprietário, pronto, está definido. Se for possível desligar o sensor anti-colisão e se assim for a vontade do proprietário, pronto, está feito. Se for possível desligar a função start/stop do veículo e assim for a vontade do patrão, pronto, está definido. O que eu acho uma canseira, é a Volvo possibilitar todas essas alterações e toda hora que eu desligo e ligo o veículo algumas delas voltam para a configuração de fábrica e eu tenho que desabilitar ou habilitar tudo de novo.

[Defeitos apresentados] Saiu da concessionária com o capô desalinhado mas o serviço para reparo foi agendado e executado sem problema e logicamente sem custo.

[Concessionárias] Concessionária Valborg de Belo Horizonte, até a presente data muito eficaz, atenciosa, funcionários preparados, alinhados e educados, serviço de reparo agendado e executado sem problema.

[Comentários adicionais] Ótimo veículo mas pelo preço eu esperava mais em entretenimento. Gostaria de ver seu desempenho num teste comparativo em terreno fora de estrada, juntamente com seus concorrentes,

[Best Cars] Site excelente que eu acompanho há anos. Ótima fonte de consulta para futuros compradores de veículos e dessa forma evitar desagradáveis surpresas.

[Data de publicação] 15/6/18