Toyota Etios (hatch e sedã)

Etios Platinum

 

Participe: opine sobre seu carro

 

[Nome] Gerson Aramis luza
[Cidade] Poa
[Estado] RS

[Modelo] Toyota Etios
[Versão] Etios plus automático
[Motor] 1.5
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 1
[Acabamento] 1
[Posição de dirigir] 1
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 1
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor]
[Desempenho] 3
[Consumo] 1
[Câmbio] 2
[Freios]
[Suspensão]
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 1
[Custo-benefício] 1

[Principais aspectos positivos] Ágil na cidade

[Principais aspectos negativos] Quando chove é uma barulheira só. Painel reflete no olho , você anda sem ver os instrumentos. Som horrível , parece rádio de camelo. Bateria muito fraca, palhetas muito vagabundas , carpete mal cortado aparecendo a lataria, não pode andar com vidros abertos ,vibra tudo, falta quinta ou sexta marcha, Gastão na cidade ,caixa de roda com pouco anti ruído parece uma trilhadeira de milho, painel com um bilhão de cores e texturas em fim levaria uma semana falando outras coisas . O carrinho não é ruim,apesar de muito feio,só acho pela falta de capricho da Toyota não deveria chegar perto de quase 62.ooo,oi que eu o paguei, hoje compraria Outra marca.boa

[Defeitos apresentados] Nenhum

[Concessionárias] Concessionária Toyota Sertório nada a Reclamar

[Comentários adicionais] Muito ruim para carregar o nome Toyota

[Best Cars] Gostei vou ler mais vezes

[Data de publicação] 7/8/20

 

 

[Nome] Danilo Domingos Klipel
[Cidade] Pato Branco
[Estado] PR

[Modelo] Toyota Etios
[Versão] XLS sedan
[Motor] 1.5 16v
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência]
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Robustez, Ótimo consumo, Conforto condizente em longos trechos, Amplo bagageiro, Mecânica confiável e robusta, Confiabilidade geral

[Principais aspectos negativos] O câmbio automático “indeciso” nas subidas, O motor de arranque pifou antes dos 3 anos, A bateria original não chegou durar 4 anos, com pouco uso

[Defeitos apresentados] Como mencionei antes: motor de arranque que pifou (ainda na garantia) antes de 3 anos de uso (aliás bem pouco exigido) e a bateria original não durou 4 anos.

[Concessionárias] Na primeira revisão ocorreu uma impropriedade inadmissível numa Concessionária Toyota, a “empurroterapia” de serviços que não faziam parte do rol de serviços daquela revisão; mas depois mudou totalmente e faziam exatamente os ítens previstos nas revisões e se eu pedisse algo mais aí então tudo foi caprichosamente feito!

[Comentários adicionais] É um automóvel com bom custo x benefício que entrega o que promete! Na versão do ano 2018 para cá melhorou um pouco o visual externo do automóvel, ficando um pouco mais agradável. Gosto do consumo de combustível dele, do silêncio do motor e dos pneus andando em qualquer estrada; o rendimento geral do automóvel me agradou, até porque já conhecia o Toyota Corolla desde 2006 também.

[Best Cars] O Best Cars nos facilita consultar coisas importantes sobre automóveis e o fato vocês publicar exatamente o que os usuários/consumidores dizem e como se manifestam gera credibilidade. Parabéns pela utilidade do serviço de vocês!

[Data de publicação] 26/6/20

 

 

[Nome] Paulo
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Modelo] Toyota Etios
[Versão] Sedan XS
[Motor] 1.5
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Bom. Antes de comprar este veículo no final de 2017, pesquisei várias marcas e modelos para comparação, entretanto, custos de revisão, boa mecânica e baixo valor do seguro, derivado do baixo índice de roubos, me levaram a escolher este carro. Aqui seguem algumas vantagens:
– Tenho 1,90m e o fato do carro ser alto e ter boa ergonomia para que eu ficasse em uma posição confortável para guiar, foi muito relevante;(Ás vezes, parece que entro melhor no Etios do que no Corola, mas, para evitar controvérsias, é só uma percepção minha mesmo);
– Carro leve e fácil de dirigir; – Motor econômico, mas com respostas rápidas; – A sincronia entre câmbio manual e motor é excelente; – Baixo consumo de combustível, por se tratar de um sedã, com bom espaço interno (pois com o banco da frente ajustado para trás no máximo, entro com facilidade no banco de trás); – Porta malas com excelente espaço;
Resumindo, é um carro ideal, com boa segurança interna, baixo custo de manutenção e que te conquista pela facilidade de dirigir. – Silencioso para guiar; – Gráfico de consumo de combustível e excelente painel central; – Excelente Custo-Benefício com a qualidade Toyota.

[Principais aspectos negativos] Para não dizer que não há defeitos, seguem alguns detalhes: – Por conta do carro ser leve, a lataria é fina e amassa com facilidade; – A versão 2018, por eu não usar o insulfilme, apresenta um painel brilhoso escuro, que reflete o sol nas vistas em dias bonitos, para tanto, um pano por cima do painel ou o uso de óculos escuros, pode resolver o problema;

[Defeitos apresentados] – Não é bem um defeito, mas certa vez, durante o período de garantia, ainda vigente, ao ouvir um barulho estranho, solicitei o piloto de testes na concessionária, que identificou, que ao passar em muitos buracos, uma das placas de alumínio na parte de baixo do carro,(impedem que o calor passe para a cabine) estava meio solta… Ao reapertar, o barulho desapareceu.

[Concessionárias] Nas concessionárias onde fui, sempre tive boa recepção e atendimento, onde me explicaram todos os detalhes de revisão. Dica: A revisão básica oferecida pela concessionária é suficiente e cobre todos os itens necessários para que a mecânica continue em ordem.

[Comentários adicionais] Vale, vale…. realmente vale apena ter um Etios Toyota. Eu particularmente gosto do modelo, indiquei para outras pessoas, que compraram e também se apaixonaram pelo carro. Acho o design elegante, mas se você não gostou tanto, faça um test-drive e verá que a facilidade de dirigir, o baixo impacto no bolso e o excelente custo benefício são as razões necessárias para adquirir um carro racional.

[Best Cars] Este espaço me ajudou a escolher este veículo, por isso, quero deixar, após cerca de 30.000 km rodados, minha opinião, para facilitar a escolha de outras pessoas.

[Data de publicação] 10/6/20

 

 

[Nome] Eduardo Oliveira
[Cidade] Santo Antonio De Jesus
[Estado] BA

[Modelo] Toyota Etios
[Versão] sedã xls
[Motor] 1.5 16v
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 2
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] É um carro racional. Sem firulas! Feito apenas pra se deslocar do ponto A ao ponto B, sem luxo ou ostentação. Tem um porta malas, imenso. Cabe muita coisa e com a convivência, acaba se tornando uma referencia nesse quesito, para o proprietário. Suspensão macia e bem calibrada para uso em nossas ruas e estradas. Com um custo de manutenção baixo, aliado à robustez mecânica, mantem o dono do carro longe da oficina e sem sustos na hora da reparação.
O carro praticamente não estraga. Peguei com 58400km e atualmente está com 71400km. As pastilhas de freio e embreagem ainda são originais. Os pneus (Pirelli P1) foram trocados com 68400km e ainda tinha borracha pra mais uns 5.000km, mas como já estavam ressecados e descamando, decidi trocá-los por outra marca (Goodride RP28 na medida 185/65/15). O carro ficou uma bola de borracha!
Espaço interno digno de sedans maiores. A direção elétrica é excelente no uso urbano e perfeita no uso rodoviário.
Por ser leve, (menos de 1000kg), não exige muito do motor, fato que favorece o baixo consumo de combustível e agilidade na condução do veículo. Como moro em uma cidade com muitos quebra-molas e uso o carro em trajetos curtos, abaixo de 5km, onde o motor não atinge sua temperatura ideal de funcionamento, o consumo varia de 8 a 10km/l na cidade e 16 a 18km/l na estrada na gasolina.
No etanol, a convivência deste pequeno japonês com a nossa cultura, fez ele ter uma certa predileção pelo suco de cana destilado, o que leva medias assombrosas de 6~7,5km/l na cidade (sem A/C) e no máximo 11,5 na estrada com ac ligado full time. Motor usa corrente de comando e diferentemente das correia, você não precisa trocar periodicamente!

[Principais aspectos negativos] Os principais aspectos negativos deste carro, são:
1° Lataria e pintura frágeis (amassa e descasca com muita facilidade, principalmente o branco perolizado!)
2° Amortecedor dianteiro direito(apresentam vazamento precoce nos modelos até 2016)
3° Embreagem apresenta desgaste precoce, ficando bastante pesada e rangindo (nada que um desengripante no garfo da embreagem não resolva)
4° Falta de itens de conforto (modulo de travamento e levantamento dos vidros conjugados ao alarme, bem como iluminação dos botões do vidro elétrico)
5° Falta de chave canivete
6° Altura em relação a solo (só melhorou após a troca dos amortecedores e colocação de pneus de perfil mas alto)
7° Barulho na corrente de comando só durante a partida do motor, mas nada grave que tire o mérito da máquina
8° Fragilidade dos encaixes do parachoque traseiro. Qualquer pancada, por mais leve que seja, causa danos e desalinhamento à peça.

[Defeitos apresentados] Somente a pintura. Ela descasca apenas usando o lava a jato. Já fiz 3 retoques no carro por conta disso. (acredito que seja algo pontual na cor branco perolizado) No grupo do etios do facebook, tá cheio de gente com esse mesmo problema.

[Comentários adicionais] Se você é racional, o carro é esse. Não espere luxo, sofisticação, status, elegância ou beleza. O Etios não vai te entregar nada disso. Mas se você busca espaço interno, porta malas generoso, confiabilidade, robustez mecânica, aliados a um baixo custo de manutenção, se jogue.

[Best Cars] Acompanho desde 1999. É uma referencia no segmento. Comprei meu carro atual, baseado nos relatos de proprietários

[Data de publicação] 29/5/20

 

 

[Nome] Miguel Stella Sobrinho
[Cidade] Mongaguá
[Estado] SP

[Modelo] Toyota Etios
[Versão] XLS
[Motor] 1.5
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Não dá trabalho, ótimo.

[Principais aspectos negativos] Deram uma encostada no para-choque traseiro, destruiu boa parte. Poderia ser uma peça mais forte

[Defeitos apresentados] Ainda não tinha terminado a garantia, uma vela que é de Iridium, do nada deu defeito. A Toyota disse que só trocaria uma. Não tive dúvida paguei as outras três velas, para ficar sossegado. Outro problema foi mola que segura o patim de freio (trazeiro), junto ao espelho fazia barulho. Demorou a chegar na concessionária, mas foi trocada

[Concessionárias] Poderia ser melhor……

[Comentários adicionais] Excelente automóvel. Primeiro Toyota que tenho, e estou feliz com a marca.

[Best Cars] Como sempre digo o melhor saite sobre automóveis, há anos sigo vocês. Muito obrigado.

[Data de publicação] 30/4/20

[Nome] Iracy Pimenta de Godoy
[Cidade] Ribeirão preto
[Estado] SP

[Modelo] Toyota Etios
[Versão] hatch automatico
[Motor] 1.3
[Ano-modelo] 2020
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Ah se todos soubessem … Aparências enganam, carro extremamente honesto, cumpre o que promete, muito econômico chega a fazer 10km/l na cidade no etanol com ar e câmbio automático, aliás o câmbio outra maravilha, 4 marchas herdado do antigo Corolla dá de dez em muito câmbio de 6 marchas. Ágil no trânsito urbano , esperto na estrada. Precisa de mais torque ? Limite o câmbio na terceira marcha e o carrinho 1.3 da trabalho pra muito 1.6.

[Principais aspectos negativos] O aspecto externo e alguns equipamentos baratos inexistentes, como travamento automático das portas.

[Defeitos apresentados] É um pequeno tanque de guerra, muito robusto, econômico, pau prá toda obra.

[Concessionárias] Por enquanto sem reclamações.

[Comentários adicionais] Temos um yaris Hatch 1.3, o etios é melhor, mais espaço interno e apesar da modernidade do câmbio cvt utilizado , prefiro o automático convencional, mesmo com 4 marchas. A Toyota deveria dar mais destaque a essa pequena maravilha.

[Best Cars] Muito bom para sanar dúvidas e tomar decisões na compra do carro novo.

[Data de publicação] 20/3/20

[Nome] Daniel
[Cidade] Nova Friburgo
[Estado] RJ

[Modelo] Toyota Etios
[Versão] Xls
[Motor] 1.5
[Ano-modelo] 2014
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 2
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] A parte mecânica é o ponto forte do carro. Muito ágil e elástico. O espaço interno é muito bom para quatro pessoas. E a suspensão é mais voltada ao conforto, apesar do curso curto.

[Principais aspectos negativos] Muitos ruídos, vindos da suspensão, embreagem, retrovisores, teto (quando chove), motor e plásticos do painel, o que nos leva a perceber o quanto o som de fábrica é ruim. A visibilidade traseira é prejudicada pelas colunas grossas. Os faróis são muito limitados e não se apagam ao retirar a chave. Poderia ser mais econômico. O câmbio poderia ser sincronizado: Toda vez que se engata a ré é aquela arranhada. Além disso, poderia ser mais preciso.

[Defeitos apresentados] Nunca

[Concessionárias] Uma vez para a troca de um fusível de 30 reais que tinha queimado eles me cobraram 700 reais, por causa do custo da mão de obra, o que eu achei um absurdo. Além disso dificilmente eles tem alguma coisa em estoque. Tive que esperar alguns dias para a chegada de um fusível. Se eu soubesse teria levado à algum eletricista conhecido.

[Comentários adicionais] Acho um carro na média da concorrência. O que eu parabenizo a Toyota é que desde 2013 quando o carro foi lançado eles fizeram muitas correções e, por exemplo, muitas das falhas descritas aqui já foram sanadas nos modelos mais atuais.

[Best Cars] Desde a minha adolescência com internet discada já é a minha referência em automóveis. Os parabenizo pela sessão do leitor pois acredito que nós também temos muito o que dividir já que muitas vezes temos um contato de longo prazo com os veículos. Muito obrigado pelo o espaço!

[Data de publicação] 21/2/20

[Nome] Felipe Lange
[Cidade] Mococa
[Estado] SP

[Modelo] Toyota Etios
[Versão] X hatchback
[Motor] 1,3 16V
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 1
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] – O carro possui um desempenho muito impressionante, mesmo com o ar-condicionado ligado. O peso do carro é baixo e o motor tem boa distribuição de torque, o que é ajudado ainda mais quando se usa o etanol (ficando com 12,8 m.kgf). – O espaço interno é também muito bom para quatro adultos, apesar do porte algo pequeno. – Boa posição de dirigir, com amplo ajuste, além dos bancos confortáveis. – Direção com assistência elétrica leve em manobras, facilitando muito o trabalho de estacionar (embora eu seja muito ruim de baliza, fiquei desacostumado por eu ter morado na Flórida), e precisa em velocidades de viagem. Caixa de transmissão precisa, com engates macios, ao padrão Toyota, embora ainda inferior aos Fords e Volkswagens. – Seguro barato, por ser pouco visado por ladrões. – Macio em quase todas as situações do dia-a-dia nessas porcas ruas brasileiras.

[Principais aspectos negativos] – Embora o acelerador seja leve, ele tem uma atuação algo retardada, então no começo eu deixava o carro morrer, algo que só fiz uma vez no letárgico Corsa. Deveria ser mais linear, como era no Corsa. – O ar-condicionado é muito ruim. Merece revisão completa pela equipe de Engenharia da marca. Difusores ruins e em má posição, e falta potência. Os passageiros de trás, ironicamente, recebem o ar. – Engate na ré é comum falhar (e “arranhar” quando tenta dar ré com o engate falho), não sei se é um problema crônico do carro ou é “característica do modelo”. É algo absurdo, visto que a caixa em si é muito boa. – Acabamento interno e qualidade construtiva são melhoráveis. Há algumas falhas de montagem internas, e na parte externa há vãos irregulares absurdos na tampa do porta-malas. Ao menos a tampa do porta-malas é revestida internamente. – O defletor dianteiro o faz raspar com mais facilidade nesses dejetos viários, conhecidos no Brasil como lombadas (e muitas sequer obedecem normas do Contran) e as valetas. – O carro é desconfortável em algumas situações. Percebi que em certos solavancos, ele balança bastante, assim como é algo duro em pequenas irregularidades. Não sei se seria o esperado, entretanto. – Os ruídos externos do carro, tanto de rodagem quanto de vento, passam a incomodar em velocidades de rodovia. – O painel de instrumentos, embora seja questão de costume, continua algo esquisito.

[Defeitos apresentados] Só o sistema de travas por controle remoto, que foi colocado depois. O carro não destravava pelo controle remoto e, depois de desligá-lo, a trava central não era destravada.

[Concessionárias] Fui somente uma vez, quando tentei descobrir a origem do problema no ar-condicionado. Fui à Santa Emília, em Ribeirão Preto. Apesar de eu ter sido bem-atendido, acabei não procedendo porque eles iriam cobrar uma mão de obra absurda, só para ver se realmente havia algum problema com o ar do carro.

[Comentários adicionais] É um bom carro, mas eu sugeriria buscar por outros modelos, porque se realmente em todos os Etios, o sistema de ar-condicionado é assim, então é uma questão de abrir mão de um certo modelo, visto que estamos no Brasil, não na Suíça.

[Best Cars] Nem preciso falar muito, o BCWS é um espetáculo. Aqui há técnicos e jornalistas DE VERDADE. Respeitam a Língua Portuguesa e escrevem muito bem, o que tem me inspirado a melhorar cada vez mais nesses aspectos. Esta seção é também muito boa, pois aqui vemos relatos detalhados dos donos para com os seus carros.

[Data de publicação] 10/1/20

 

 

[Nome] Valéria Amaral
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG

[Modelo] Toyota Etios
[Versão] 1.5 X
[Motor] 1.5
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)

[Estilo] 2
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 3
[Câmbio] 2
[Freios] 4
[Suspensão] 2
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 2

[Principais aspectos positivos] Consumo combustível, bom motor, confortável. Consumo de combustível adequado.

[Principais aspectos negativos] Lataria fraca, amassa muito por qualquer coisa. Amortecedores duram pouco, consumo excessivo dos pneus. As revisões e alinhamentos e balanceamentos foram todas feitos na Concessionária, esta, por sinal muito ruim. Meu veículo entrou para revisão na Concessionária e voltou com um problema que não tinha e tive que resolver em oficina outra. Não gostei. A Toyota quis fazer carro barato e não deu conta e suas concessionárias deveriam ser de melhor qualidade.

[Defeitos apresentados] Embreagem.

[Concessionárias] Entrei na OSAKA com o veículo funcionando adequadamente, era revisão. Trocaram 3 amortecedores e 2 pneus com 35 mil km rodados. Ao voltar marcha dura e com muitas dificuldades de encaixe. Voltei lá e o consultor desdenhou de mim dizendo que era só apertar a embreagem até o fundo e a embreagem quase se foi, gastei um bom dinheiro para arruma-la em uma oficina particular.. TOYOTA ETIOS uma decepção e Concessionária Osaka horrível.

[Comentários adicionais] Bateram na traseira do meu Etios e verificamos que é carro com lataria fraca.

[Best Cars] Um bom canal para nos expressarmos e também efeturamos pesquisas sobre veículos.

[Data de publicação] 10/1/20

[Nome] Jonathan Machado
[Cidade] Ponta Grossa
[Estado] PR

[Modelo] Toyota Etios
[Versão] X Hatch MT5
[Motor] 1.3 16v
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento]
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Tudo o que eu esperava: espaço interno próximo ao do Astra que tive, desempenho melhor que um 1.0 e, o principal, me deixar longe de mecânicos.

[Principais aspectos negativos] Nunca gostei do velocímetro. Não pelo fato de ser central, afinal o C4 Pallas também era assim e não incomodava. No meu Etios já há a melhoria do fundo escuro que melhorou o contraste. Mesmo assim, me baseio mais pelo Waze da multimídia 7 polegadas que instalei nele. Os plásticos são de baixa qualidade, a tampa do porta luvas despenca ao ser aberta. Mas está dentro da média da categoria. Pretendo trocar pelo modelo de painel digital.

[Defeitos apresentados] Fiz o recall dos airbags.

[Concessionárias] Fui bem atendido para o recall dos airbags. A troca de óleo foi orçada em 400 reais. No grupo me sugeriram fugir da css pra troca de óleo: só vale a pena se estiver na garantia, o que não é o meu caso.
Diz a troca no posto pela metade do preço.

[Comentários adicionais] Muito econômico, mais que a maioria dos 1.0. Como este ainda não tem computador de bordo, faço a média tanque a tanque: 18,0 km/l Gasolina @ Estrada AC Ligado. 13,0 km/l Gasolina @ Cidade AC Desligado. 11,0 km/l Etanol @ Cidade AC Desligado.

[Best Cars] Excelente site. Sobre a seção, poderiam subdividir as guias por marca e depois modelo.

[Data de publicação] 29/11/19

[Nome] Renato Vieira
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Modelo] Toyota Etios
[Versão] X PLUS sedan manual 6 marchas
[Motor] 1.5 16V
[Ano-modelo] 2019
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O custo benefício: a economia de combustível aliada à esperteza no trânsito. Ótimo acerto motor, câmbio e suspensão. Não apresenta ruídos internos. Sempre fiz média de 9 km/l na cidade com etanol, sem usar muito ar condicionado.

[Principais aspectos negativos] O acabamento interno nesta versão eu achei simples demais. Melhorou bastante quando instalei couro (volante e bancos) na concessionária.

[Defeitos apresentados] Nenhum defeito

[Concessionárias] Satisfeito com o atendimento.

[Comentários adicionais] Controle de estabilidade, de tração e, assistente de partida em rampa. Acabei de vendê-lo por motivos particulares. Mas é um excelente carro para quem busca economia e não gosta de chamar atenção.

[Best Cars] Gosto do Best Cars pois sempre faço pesquisa antes de comprar um carro. E nada como ler a opinião do dono.

[Data de publicação] 14/11/19

[Nome] Fernando Delgado Galibert
[Cidade] Campinas
[Estado] SP

[Modelo] Toyota Etios
[Versão] X Plus sedã AT
[Motor] 1.5 16v
[Ano-modelo] 2020
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho]
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] A mecânica é a mesma do novo Yaris tanto na versão 1.3 quanto na 1.5, há controles de tração e estabilidade, além de controle de rampa. O porta malas é imbatível (562 litros), a direção tem todos os controles de som, telefone e computador de bordo. Carro muito econômico, já cheguei a fazer 22km/l no Etios sedã também automático que antecedeu este atual (2016/2017). O atual modelo tem a frente mais bem trabalhada, o que me pareceu ter crescido um pouco. O painel de instrumentos, é meio polêmico nas primeiras vezes de uso, mas com o tempo a gente se acostuma e até acha melhor pra enxergar as vias públicas com mais facilidade. Além disso, o painel tem muitos recursos para aferir o consumo de combustível, eu diria que há planilhas do excel instaladas. É um carro que pesa menos 01 tonelada, o que faz o carro ser leve e muito econômico. Transporta bem pessoas altas, sem bater a cabeça no teto. No veículo anterior, fiz uma viagem de Campinas ao Rio de Janeiro com cinco adultos e porta malas lotado, fez uma média de 16 km/l com ar condicionado ligado todo percurso. Na média fazia 18km/l

[Principais aspectos negativos] Unicamente o design feio.

[Defeitos apresentados] Nem no anterior e nem no atual

[Comentários adicionais] Sai de um pra comprar o outro. Compra racional. Dizem que a toyota está para encerrar a produção do Etios sedã, a bem da verdade é que eu não sei. Ainda assim, mesmo que seja verdade, não me arrependi de ter comprado este, pois avaliando o custo-benefício com toda economia de combustível, ipva, seguro, porta-malas, espaço interno, itens de segurança… Não há concorrente que pague um carro tão completo por menos de R$ 65.000,00

[Best Cars] Uma boa oportunidade para a gente ver novos pontos de vistas.

[Data de publicação] 20/9/19

[Nome] Guilherme Fonseca
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Modelo] Toyota Etios
[Versão] X Automatico
[Motor] 1.3 16v
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência]
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] O que falar de um carro que, com etanol, a 100 km/h, faz 15,9 km/l na estrada?! Carro muito esperto, gigante por dentro (menos o porta malas, mas ei! É um carro para a cidade, certo?), com boa altura e visibilidade (menos na traseira…). Carro com boa construção, apesar de muito plástico. Rádio é bom, com USB, mas não tem bluetooth e a visibilidade de dia deixa muito a desejar (é um rádio antigo, que foi rapidamente trocado pela Toyota alguns meses depois – azar meu!). Direção elétrica é absurdamente leve na cidade e muito fácil manobra-lo! Na estrada, torna-se firme e um “kick-down” faz o carro reduzir até duas marchas e aí o motor VVT-I acorda com força! É uma das retomadas mais espertas que já vi em um automóvel! Apesar do câmbio de apenas 4 velocidades, sabendo conduzir com tranquilidade, é confortável, com trocas suaves e ajuda muito na economia de combustível. É um carro apaixonante!

[Principais aspectos negativos] Design da traseira, espaço pequeno no porta malas e a visibilidade traseira é muito ruim!

[Defeitos apresentados] Por enquanto, NADA!

[Comentários adicionais] Eu estava em dúvidas e escutei de um vendedor da Hyundai: “Etios é MUITO SUPERIOR ao HB20!” – Se te pintou essa dúvida, não tenha mais: ETIOS!

[Best Cars] Agradeço a possibilidade de escrever sobre meu carro!

[Data de publicação] 20/9/19

[Nome] Roberto
[Cidade] Londrina
[Estado] PR

[Versão] XLS Sedan AT
[Motor] 1.5 AT
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo]
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] O Etios não tem grandes destaques neste item. Apesar disso, é um carro muito bom para quem prioriza tranqüilidade e economia, sem se preocupar demais com o estilo ou detalhes de acabamento ou itens de conforto..

[Principais aspectos negativos] Tanque de combustível pequeno. São só 45 litros no total. A luz de reserva já acende quando consumiu 37-38 litros.
Um carro flex precisa de um tanque de combustível maior para poder abastecer com etanol nas viagens e permitir boas autonomias. O temporizador do parabrisa só tem uma posição. Precisaria ao menos umas 3 posições de regulagens para enfrentar diferentes tipos de garoas/chuviscos. O macaco guardado sob o banco do motorista é péssimo. Deveria ser colocado dentro da roda de estepe, com esta em posição invertida (para ficar dentro da roda). O sistema multimídia é porcaria. Era melhor vir sem ele para o comprador instalar um conforme suas preferências.

[Defeitos apresentados] Nenhum defeito. Não precisei trocar nada. Só precisou realizar as revisões programadas na garantia.

[Concessionárias] A concessionária da minha cidade pode não ser ruim, mas não confio nela. Toda vez que faço minhas revisões, fica aquela desconfiança. Escrevo isto porque este Etios é o meu 4º Toyota (o 1º desta cidade) e posso afirmar que esta concessionária não é tão boa quanto as outras que usei em São Paulo. Talvez, isto ocorre porque esta concessionária sabe que é a única num raio de quase 100 km. Todas as vezes que realizei revisões nas concessionárias de São Paulo elas me entregaram o carro lavado na cortesia. Nesta concessionária da minha cidade, nas revisões oferecem para lavar o carro e, cobram caro. Uma vez autorizei a lavagem e, ela lavou só por fora, nem passou aspirador.

[Comentários adicionais] O Etios é um carro bom para quem não faz questão de se ostentar ou se preocupa com o estilo do carro. É um carro confiável para se usar e abusar no dia a dia sem medo de surpresas com a manutenção. Muita gente fala mal da transmissão automática de 4 marchas do Etios. Posso afirmar com a minha experiência na condução de vários automáticos de com muito mais marchas, inclusive CVT, que o AT4 do Etios não é ruim porque ele é um carro leve. Somente em algumas pouquíssimas vezes. Por exemplo, numa ladeira muito, mas muito ingreme, percebe-se que mais marchas poderia ser melhor. No dia a dia nenhuma restrição.

[Best Cars] Esta seção deve ser muito boa para pessoas que procuram opiniões de proprietários de carros antes da compra

[Data de publicação] 9/8/19

[Nome] Israel Dias de Carvalho
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ

[Versão] XS hatch
[Motor] 1.5
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Carro muito econômico (faz 14.5 kml na cidade). Com mecânica muito confiável. Segurança e confiança.

[Principais aspectos negativos] Posicionamento das aberturas de ventilação, a mão direita do motorista fica no calor. Os painéis metálicos se apresentam muito desalinhados, já me perguntaram até se tinha batido o carro, quando parece que foi uma deformidade provocada pelo calor excessivo do sol.

[Defeitos apresentados] Infiltração de água pela porta do carona. 3 vezes, mas finalmente resolvido. Rápida degradação (30000 km) dos batentes dos amortecedores dianteiros (resolvido). Quebra do protetor dos trilhos dos bancos dianteiros (não resolvido só trocando todo o banco dianteiro). Quebra da presilha do estepe (resolvido, mas tive que pagar a peça, ainda bem q é barata). Desgaste precoce do volante (30000 km) resolvido.

[Concessionárias] Pós venda que te faz sentir um proprietário de um Lexus, mesmo vc tendo o carro de entrada.

[Comentários adicionais] Carro muito confiável e econômico tanto na cidade quanto nas estradas.

[Best Cars] Excelente fonte de informações para quem deseja comprar carros.

[Data de publicação] 26/7/19

[Nome] Luiz Fernando
[Cidade] Americana
[Estado] SP

[Versão] 1.5X
[Motor] 1.5 16V
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] melhor custo benefício, muito econômico, bom espaço interno, direção elétrica muito boa, novo motor 1.5 muito bem feito, meu pai teve um Etios 2005 e o 2017 é muito melhor.

[Principais aspectos negativos] cambio raspa muito na 2ª marcha, ré um pouco áspera para entrar, ar condicionado poderia gelar um pouco mais, falta do farol de neblina, alguns acabamentos do painel soltos como se estivessem mal colados, falta de iluminação nos botões do vidro elétrico, a noite fica difícil de achar.

[Defeitos apresentados] apenas um chicote solto atrás do painel que a concessionária resolveu em 5 minutos, e trocado os air bags mortais da Takata, nenhum outro defeito.

[Concessionárias] rede muito atenciosa e rápida nos serviços, preço um pouco alto mas compensa por usaram peças originais e mão-de-obra especializada, nada a reclamar.

[Comentários adicionais] Fiz uma viagem com ele para Curitiba, uns 550km, de Americana até Curitiba consegui cravar 20,7 km/l na gasolina com aditivo na ida, duas pessoas mais malas, sempre mantendo a velocidade da pista, nunca vi um carro tão econômico como este, na volta com congestionamento do rodo anel em SP, e 120 / 130 km/h na Bandeirantes, consegui fazer 20 km/l, dificilmente sairei desta marca, já tive 3 Fiat e 2 Ford e não tem comparação.

[Best Cars] Melhor site sobre automóveis do Brasil sem dúvida

[Data de publicação] 12/7/19

 

 

[Nome] Fernanda
[Cidade] Brasília
[Estado] DF

[Versão] XLS Sedan
[Motor] 1.5 Dual VVTi Flex
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 2
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] É o meu segundo Etios, primeiro um hatch e agora um sedã. O motor 1.5 é surpreendente esperto com ótimas respostas mesmo em baixas rotações, tem nível de ruído muito satisfatório. O câmbio manual de 5 marchas tem engates leves e macios e boa relação entre marchas. Essa boa relação entre câmbio e motor entrega uma alta economia de combustível (em Brasília, que tem média próxima à rodoviária, é possível manter 15 a 16km/l dependendo do trajeto e condutor).O ar condicionado funciona muito bem. O espaço interno é excelente, comparado aos outros carros da categoria, tanto para quem viaja na frente como no banco de trás. O porta malas é o ponto alto: 562L um dos maiores da categoria e mais de 90L a maior que o do Corolla. A direção elétrica é bem acertada. A suspensão é bem acertada, trazendo conforto para quem anda e estabilidade para quem dirige.

[Principais aspectos negativos] O principal aspecto negativo do carro é o design. Tá longe de ser bonito, o lado bom é que passa a ser pouco visado, o que se traduz em um seguro mais em conta. O acabamento é simplório. O painel central pode causar estranheza no início mas é de fácil adaptação. A distribuição das saídas de ar condicionado é ruim. Faltam alguns itens como: travamento das portas a 20km/h, isofix, cinto de segurança de 3 pontos para o quinto passageiro, bancos bipartidos e ajuste de altura para o cinto de segurança.

[Defeitos apresentados] Em ambos os modelos que tive ocorreu entrada de água no veículo pelas caixas de som dianteiras. O problema só foi resolvido com a colocação das caixas de som originais vendidas na concessionária e troca dos isolamentos plásticos das portas. Não tive em nenhum dos dois modelos que possuí problemas relativos a ruídos no acabamento interno.

[Concessionárias] O atendimento nas concessionárias é o melhor que já recebi. As revisões são agendadas de verdade, começam no horário marcado e sempre entregam no horário combinado. Quando há algum item extra que eles sugerem que seja trocado ou checado, o cliente é consultado antes e sem “empurroterapia”. O atendimento é sempre cortês.

[Best Cars] Continuo achando indispensável essa troca de experiências entre os proprietários e interessados. Não compro carro sem antes pesquisar aqui.

[Data de publicação] 18/4/19

 

 

[Nome] Rodolfo M G
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG

[Versão] X
[Motor] 1.3
[Ano-modelo] 2019
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno]
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Desempenho do motor 1.3 surpreende e o consumo é relativamente baixo. Por ser um carro mais “básico”, assistente de arrancada na rampa é útil, mesmo sendo câmbio mecânico. O painel deste modelo melhorou 300% em relação ao anterior, o qual não se enxergava nada!

[Principais aspectos negativos] Ao andar com os vidros abertos, muita trepidação dos vidros dentro das portas. Isso parece padrão Toyota, já que o Corolla XEi que tenho também faz a mesma coisa. O carro não trava as portas a 20Km/h automaticamente. A Toyota peca por não colocar coisas básicas como essas no carro, principalmente para quem tem criança. O sistema do som do carro é deprimente. Horrível. Melhor colocar fone de ouvido e usar o smartphone! !

[Defeitos apresentados] Não.

[Concessionárias] Se esforçam para mostrar que são bons, mas, é puro marketing.

[Comentários adicionais] É um carro confiável. Realmente não dá manutenção. Mas, como todos os outros da Toyota, custa muito caro pelo pouco que entrega, principalmente em termos de tecnologia.

[Best Cars] Excelente referência de consulta para os consumidores que querem saber mais detalhes antes de comprar um carro ou moto.

[Data de publicação] 11/1/19

[Nome] Felipe Lange
[Cidade] Muzambinho
[Estado] MG

[Versão] X hatchback
[Motor] 1,3 16V
[Ano-modelo] 2015
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 1
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Qualidade construtiva (com algumas ressalvas): apesar do acabamento interno ser simples, ele é bem-montado e não possui desalinhamentos e rebarbas, como por exemplo o Ka. Externamente o carro também é bom, com vãos regulares nas chapas, além do porta-malas ser revestido.
Robustez (a conferir): não é um suprassumo como alguns fanáticos tentam alegar mas está dentro do esperado de um carro dessa categoria. É usado por taxistas, assim como carros como Cobalt e Spin.
Caixa de transmissão manual: uma joia, com engates leves, macios e precisos. Muito bom mesmo, superando de longe o C3 por exemplo, um carro bem mais refinado. Não é um câmbio Ford, Honda ou Volkswagen mas já faz bem o papel, além da embreagem ser leve e ter curso adequado. Além disso ela tem relações espaçadas, que permite menos necessidade de trocar em trechos urbanos e menores rotação e consumo em trajeto rodoviário.
Desempenho: mesmo com ar-condicionado ligado, o carro tem força de sobra. A calibração do motor foi algo muito bem-feito, de forma que traz torque desde baixas rotações, combinado ao fato de que o peso do carro é baixo para os padrões da categoria.
Preço do seguro: por ser pouco visado para furto e roubo, além do público-alvo ser distinto de um público por exemplo de um HB20, as apólices são bem mais em conta.
Posição de dirigir: só não é perfeita pela falta do ajuste de distância do volante, no entanto, é fácil de ser encontrada, além do banco ser confortável para longas viagens, embora seja de um tecido simplório.
Suspensão: o carro passa por lombadas (dejetos demoníacos) com conforto, além de absorver impactos e buracos com a mesma proeza.
Consumo: graças ao motor bem calibrado, relações espaçadas de marcha e o baixo peso, o carro consegue ainda ser econômico.
Espaço interno: muito bom para um carro com apenas 2,46 metros de entre-eixos, acomodando bem quatro pessoas de estatura mediana com conforto satisfatório. Tenho 1,73 metro de altura e me sento confortável atrás. Há mais espaço para cabeça do que um Nissan Versa, por exemplo.
Direção: não tem a mesma leveza da direção do Ka mas ela é muito boa, permitindo manobras fáceis de estacionamento, sem deixar a precisão em maiores velocidades.
Motor: além de ter bom desempenho, é suave e propicia baixo ruído em faixas de maior uso, ou seja, até 3000 rotações por minuto. Em altas rotações ele traz um ruído que pode até soar um pouco entusiástico, durante ultrapassagens.

[Principais aspectos negativos] Ergonomia de alguns comandos: a alavanca dos faróis para acionar o facho alto requer um pouco de adaptação porque por vezes, quando se quer desligá-la, pode acidentalmente acionar o lampejo de faróis. Os comandos de ventilação poderiam ser mais próximos.
Ar-condicionado: algo que tem me incomodado profundamente, os difusores são mal distribuídos e tem acionamento confuso. Resfria mais para quem está atrás do que para quem está à frente. Irei verificar na concessionária se é defeito ou algo inerente do carro.
Segurança: apesar de ter os importantes repetidores laterais, não há sistema ISOFIX para fixação de cadeirinha infantil, assim como quinto encosto de cabeça e cinto de três pontos. Bolsas infláveis laterais e de cortina, nem pensar. Controle eletrônico de estabilidade? Também não.
Desenho do interior: se ao menos fosse funcional, salvaria. Mas está longe do caso.
Desenho externo (aparentemente, desculpe o trocadilho, espanta “manolos” e ladrões): a marca poderia ter caprichado mais no desenho do carro. Com o retoque feito nos últimos anos, ficou pior ainda.
Posição do painel de instrumentos: é melhor para o carona de trás do que para o motorista. O marcador de combustível é pequeno também. Só não é pior porque ele é iluminado com um bom contraste de cores.
Falta de alguns itens importantes: falta ajuste de altura para os cintos dianteiros, banco traseiro bipartido, alarme e travas acionados por controle remoto.
Ruídos: após 3000 rpm, além do ruído do motor, o ruído de rodagem e de vento também passa a incomodar. Com apenas 30 mil km o carro produz muitos ruídos de acabamento interno. O Corsa de 17 anos de minha mãe (e com quase 100 mil km) fazia menos barulho. Faltou mais capricho.
Não é o Yaris: total falta de respeito e consideração com o consumidor potencial, tratando-o como consumidor de última categoria. Nunca deveria ter sido cogitado para cá. O Yaris já era para ter sido trazido lá nos anos 90, quando as importações foram liberadas. Agora ele existe, só que é a versão asiática e em uma faixa acima do Etios, como se agora fosse de repente um compacto requintado, sendo que na Europa e na América do Norte é um mero subcompacto para universitários pobres.
Falta maior precisão na direção em estradas: apesar de trazer segurança, ela poderia ser menos anestesiada.

[Defeitos apresentados] Até agora nenhum defeito apresentado, até pelo pouco tempo de uso, que até o dia no qual foi publicado aqui, é pouco mais de 2 meses.

[Comentários adicionais] Apesar de ter bons pontos positivos, vale a análise de outros carros da mesma categoria e/ou faixa de preço, tais como Ford Ka, Volkswagen Up, Fiat Uno, Chevrolet Onix, Nissan March, Hyundai HB20, Peugeot 208, Citroën C3 e Renault Sandero. Apesar de gostar da Toyota, sou pragmático e não sou fanático por nenhum tipo de modelo em específico.

[Best Cars] Best Cars é simplesmente um espetáculo. Além da alta qualidade, a melhor nesse segmento no mundo todo, o Fabrício é uma pessoa com uma educação muito refinada, consegue ter uma paciência e uma capacidade de lidar com os leitores e eventuais críticas de uma maneira espetacular. Sem contar o uso correto do Português, sem soar algo como um trecho do livro Os Sertões de Euclides da Cunha. Ao meu blog automotivo, devo meus eternos agradecimentos ao Best Cars.

[Data de publicação] 24/8/18

[Nome] Kleber
[Cidade] São Bernardo
[Estado] SP

[Versão] XS
[Motor] 13
[Ano-modelo] 2012
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 2
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Custo benefício, seguro barato, mecânica excelente, visibilidade e ângulo de visão, durabilidade poucos defeitos em 6 anos de uso e 110.000km e todos os defeitos simples apresentados corrigidos pela concessionária. Serviço ótimos em concessionária. Posição de dirigir, espaço interno, consumo bom em etanol 370km com um tanque. ..Etc

[Principais aspectos negativos] Tecidos dos bancos, ruim e suja demais. Design feio, não tem proteção plástica no porta malas ficando muito riscado a parte de metal, o banco não é bipartido.

[Defeitos apresentados] 1 Máquina de vidros danificou na garantia, borracha da porta traseira se soltava, peça plástica bolinha do câmbio soltou todos itens acima arrumado na concessionária. Fora da garantia bomba d’água deu problema ronco de rolamento. Feito concerto na concessionária preço bom e serviço ótimo. Troquei as velas com 100 como indica manual, mecânicas analisou as velas mesmo depois do uso 100 km estava em ótimo estado. Só troquei por que não quase não gasto com conserto. Bateria durou uns 3 anos e foi trocada.

[Concessionárias] 100% recomendado na savol Santo André. Todos defeitos sábados dentro da garantia. E fora da garantia todos poucos problemas resolvidos.

[Comentários adicionais] Mesmo sendo um carro de entrada da marca. Mostra a excelência da mesma. Onde a preocupação são de todos os produtos. Se não tiver preocupado com desenho externo do carro pensar em custo beneficio. Vai de etios que é só andarrrrr.

[Best Cars] Super importante para saber de proprietários reais de seus carros . Principalmente depois de várias km rodados. Bestcars é utilidade pública.

[Data de publicação] 29/6/18

[Nome] Leandro Costa Rosa
[Cidade] Londrina
[Estado] PR

[Versão] Hatch X 1.3
[Motor] 1.3 16v
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 2
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O Etios é um carro racional que entrega o que você precisa. Um motor mais forte que um 1.0, que permite viajar com segurança, muita economia de combustível, manutenção barata, com espaço interno surpreendente para um hatch compacto (tenho 1m93). Tenho o carro há um ano, comprei usado com 10 mil km, e estou muito satisfeito. Na estrada no limite da velocidade permitida ele faz 12,4 no litro do etanol e até 16 km/l na gasolina. O Etios X é bem equipado: tem retrovisor elétrico, vidro elétrico nas 4 portas, um bom computador de bordo em um painel digital que ficou muito bom no modelo 2017. Tem cinto de 3 pontos nas 3 posições do banco traseiro.

[Principais aspectos negativos] O que me irrita na Toyota é a economia de palitos com coisas que não custariam $5 reais na linha de montagem. Exemplo: falta iluminação no porta-malas e no porta-luvas que fazem falta no dia-a-dia. Tem um ponto cego na coluna traseira em que é preciso muita atenção ao manobrar para não bater numa coluna ou causar um acidente ao sair de uma vaga de estacionamento, por exemplo. A ergonomia do banco poderia ser melhor. O carro é muito baixo e para as condições das ruas brasileiras acaba raspando fácil ao passar por lombadas e buracos etc. Nenhuma versão do Etios traz espaço para colocar caixa de som nas portas traseiras. Isso é inaceitável. Tive que furar o tampão para instalar duas caixas de som. O som instalado só na frente não fica satisfatório.O porta-malas é bem pequeno no caso do hatch, tem uns 270 litros, mas parece menor que os concorrentes diretos. Enfim, apontei várias coisas, mas o custo-benefício é muito bom e compensa essas pequenas ressalvas. Escrevo para ver se a montadora se toca que com poucas mudanças é possível melhorar um produto que já é muito bom…

[Defeitos apresentados] O Toyota Etios apresentou uns barulhos no painel que eu reclamei na revisão de 20 mil km e foi prontamente resolvido pela assistência técnica. Por enquanto foi só.

[Concessionárias] O carro está na garantia e usei duas vezes o serviço da concessionária da minha cidade. Sempre li muito a respeito do atendimento Toyota como sendo superior a de outras marcas. Nisso, estou decepcionado. Não é que o atendimento seja ruim, mas o da Renault (tive dois Sanderos) e até o da Fiat (tive Palio, Uno e Grand Siena) são superiores, sem sombra de dúvida, pelo menos na minha cidade. A concessionária vive lotada, não são pontuais no atendimento, cobram por coisas que as outras montadoras não cobram (tipo a ducha no carro durante a revisão), enfim, tem muito a melhorar. O interessante é que a Toyota nunca entrou em contato para saber como foi o atendimento e a Renault e a Fiat sempre fazem contato para saber se o serviço foi bem executado.

[Comentários adicionais] Vale a pena compar o Toyota Etios hatch. É a compra mais racional do mercado nacional, mas você não terá dor de cabeça. O design não empolga ninguém mas ele entrega o que promete, economia, um bom desempenho para o tamanho do motor e manutenção fácil e relativamente barata.

[Best Cars] O Best Cars há muito tempo é referência na opinião de donos de motos e carros. Sempre leio as opiniões aqui antes de trocar de carro e moto. Vale a pena saber como os veículos são com quem usa diariamente. Esse é o teste real.

[Data de publicação] 23/2/18

[Nome] Roberto
[Cidade] Presidente Prudente
[Estado] SP

[Versão] SEDAN XS
[Motor] 1,5
[Ano-modelo] 2013
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 2
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Muito econômico, chegou a fazer 18 km/L em estrada sem o ar ligado sem correr muito, mesmo após 100.000 km, dirigibilidade excelente, meu carro já está com 04 anos e 100.000 km rodados, sempre abastecido com gasolina aditivada em postos de bandeira, está perfeito, não trocaria por nada por enquanto.

[Principais aspectos negativos] O valor da mão de obra para troca de algumas peças é excessivo na concessionária, no entanto só fui sentir o peso na manutenção aos 100.000km, após 04 anos de uso, as demais eu achei relativamente baratas pela qualidade do serviço prestado. No conjunto geral, isso é pouco perto do que o carro tem me entregado ao longo destes 04 anos.

[Defeitos apresentados] Sim, dentro da garantia foram trocados e fui muito bem atendido na concessionária os itens: compressor do ar-condicionado aos 30.000km e barra da suspensão e bieletas aos 55.000 km. Fora da garantia, nos 100.000 km troquei as duas suspensões dianteiras, o conjunto da embreagem e as 4 velas de ignição, essa última ficou salgado o preço da mão de obra para substituição da embreagem.

[Concessionárias] Tenho usado duas concessionárias, no começo a que eu tirei zero, e depois outra pois mudei de cidade. 100% satisfeito em ambas.

[Comentários adicionais] Para quem procura economia de combustível e confiabilidade mecânica, é uma ótima opção. Seu visual tem pontos que merecem sem melhorados pela Toyota, mas aparentemente eles já perceberam isso.

[Best Cars] Muito interessante este canal, pois ajuda os próximos compradores a avaliarem bem os veículos para fazerem uma aquisição, uma vez que os valores de veículos estão muito caros em relação a outros países.

[Data de publicação] 26/1/18

[Nome] Ricardo Orestes Forni
[Cidade] TUPÃ
[Estado] SP

[Versão] Platinum
[Motor] 1.5
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência]
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 2
[Desempenho] 2
[Consumo] 2
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão]
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] carro macio, estável, regular conforto interno, não é um carro feio como muitos acham.

[Principais aspectos negativos] carro gastão e de motor fraco. alarme de som insuportável. precisei pedir para desligar o meu.

[Defeitos apresentados] não

[Concessionárias] bom atendimento

[Comentários adicionais] para quem não liga para um carro que não é econômico e tem motor fraco, compensa a compra

[Best Cars] uma excelente oportunidade de colocarmos outros compradores a par do carro que pretendem

[Data de publicação] 26/1/18

[Nome] Ana Paula Arantes Lima Manzan
[Cidade] Uberaba
[Estado] MG

[Versão] XS SEDAN automático
[Motor] 1.5 16V
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 2
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Durabilidade – Custo de manutenção – Conforto – Consumo – Desempenho – Espaço interno e porta malas – Estabilidade – Prazer ao dirigir

[Principais aspectos negativos] A suspensão embora macia e com boa estabilidade é muito baixa e a situação piora de forma significativa com o carro cheio. É preciso ter muito cuidado em rampas, lombadas e buracos. Também tem curso curto. Ao passar em lombadas com o carro cheio é preciso ter cuidado para não dar aquela batida seca.
O câmbio automático é suave com trocas quase imperceptíveis. Tem primeira curta para ajudar nas arrancadas e demais marchas longas para favorecer o consumo. No entanto, por ter apenas 4 marchas compromete o desempenho e o consumo. Em qualquer subida em rodovia, reduz para a terceira, fazendo com que o giro do motor passe de 2200 rpm para quase 4000 rpm quando se está a 110 km/h. O motor é bem esperto e o carro é leve. No entanto, se o câmbio tivesse mais marchas (5 ou 6) ou se fosse do tipo CVT, permitiria uma rotação mais adequada tanto para arrancadas, quanto para subidas em rodovia por exemplo. Com certeza o consumo seria bem beneficiado, a exemplo do Versa que tem motor 1.6 e com o CVT é mais econômico que o Etios.
Não dá para entender algumas economias da Toyota. Não vem com travas elétricas automáticas ao atingir certas velocidades, e as centrais multimídias deixam a desejar. Se optar pela versão XLS a central permite espelhamento de celular, mas não permite integração com câmera de ré e nem trás GPS offline. Se optar pela Platinum a Central permite a integração com câmera de ré e traz GPS offline, mas não permite o espelhamento de celular. Eu preferi adquirir a XS e instalar uma central da Pionner que faz tudo isso. Além disso, pelo preço cobrado, deveria vir de série com sensor de estacionamento, deveria ter controles de estabilidade e tração.
O design do carro ainda é um problema. É uma compra muito racional. Se sobressai em vários aspectos, mas o design é muito ruim. Já passou da hora de ter pelo o menos uma reestilização decente, a exemplo de Cobalt e Logan.

[Defeitos apresentados] Tive problemas na compra, pois foi oferecida uma Central Multimídia da própria Toyota que após instalada não foi compatível com os controles de som do volante. Além disso começou a apresentar diversos ruídos no painel que após diversas intervenções da concessionária, não eram resolvidas. Reclamamos na Ouvidoria da Toyota que foi favorável a concessionária que vendeu um produto inadequado. Como a Central estava com preço embutido no financiamento, acabamos aceitando a troca por uma central da Pionner (que pasmen) é compatível com os controles de som do volante e que de quebra não deixa ruídos no painel.

[Concessionárias] Não acho o atendimento da Concessionária GOVESA em Uberaba bom. Os atendentes do pós venda são muito educados e atenciosos. No entanto, além dos problemas que tive na compra, a concessionária não faz nenhuma graça. Até a tão criticada FIAT da própria cidade entrega os carros lavados após a revisão. A GOVESA tem a cara de pau de oferecer o serviço por um custo extra. Precisa melhorar muito para fazer jus a fama de pós-venda que tem.

[Best Cars] Gostei da objetividade das perguntas.

[Data de publicação] 15/12/17

[Nome] Haroldo Lamberti
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] 1.3X m/t
[Motor] 1.3 16V
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Praticidade, simplicidade, consumo, desempenho, robustez da suspensão, painel – mesmo na posição central tem ótima leitura, espaço interno para os ocupantes, manobrabilidade, conjunto mecânico (motor-câmbio manual) perfeito.

[Principais aspectos negativos] Acabamento plástico das portas apresenta aspecto de fragilidade, posição do botão de travamento das portas (no lado esquerdo atrás do volante) é incômodo, na versão 1.3X (a mais acessível) poderia vir com um kit multimídia com pelo menos tela para espelhar um smartphone, rádio e entrada USB.

[Defeitos apresentados] Nenhuma ocorrência até agora

[Concessionárias] Fui muito bem atendido na negociação para aquisição do meu Etios na Collection Brigadeiro de São Paulo, bem como no atendimento de pós-vendas: um para corrigir uma pequena avaria na capa do para-choque e o outro na 1° revisão, a 10mil km.

[Comentários adicionais] Prático, racional e econômico! Para quem gosta desse padrão de referência em automóveis e não quer dores de cabeça, eu indico esse pequeno e admirável Toyota.

[Best Cars] É um dos melhores sites do setor; com ótimos colunistas, temas variados e exploração de assuntos técnicos detalhados.

[Data de publicação] 20/10/17

[Nome] Roberto A.Lima
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP

[Versão] 1.5 XLS
[Motor] 1,5 16 V
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo]
[Câmbio] 4
[Freios]
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] marca, desempenho, dirigibilidade e consumo

[Principais aspectos negativos] estilo, equipamentos que em outros modelos são de rotina(sensor de ré, levantamento automático dos vidros na chave e trava automática das portas)

[Defeitos apresentados] não

[Concessionárias] boa, sem ressalvas

[Comentários adicionais] para mim ótimo carro para a cidade

[Best Cars] bom abrir espaço para os interessados.

[Data de publicação] 20/4/17

[Nome] Luiz Souza
[Cidade] Niterói
[Estado] RJ

[Versão] XS Hatch, Manual 6
[Motor] 1,5 L – 16 V
[Ano-modelo] 2016
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Bom espaço interno, economia de combustível com bom desempenho, direção elétrica leve, baixo custo de manutenção (segundo IMV do Cesvi), ótimo diâmetro de giro facilitando muito as manobras, carro satisfatoriamente silencioso. Trafega em baixas rotações quando em sexta marcha, mas sem perder o fôlego. Tenho a sensação de que a suspensão é de uma concepção mais simples mas acho que alia bem conforto e estabilidade.

[Principais aspectos negativos] Apesar de ter melhorado muito com o mostrador digital na versão 2016, o design externo poderia ser mais bonito e o acabamento interno melhor. Porta-malas é pequeno. Não sei se é característica do projeto mas quando trafega em velocidade constante, o carro apresenta engasgos leves ao pressionar o acelerador que o tornam desconfortável. Outra coisa que estranhei principalmente no início foi a sensibilidade do acelerador. Uma leve pressionada no acelerador em ponto morto já eleva rapidamente a rotação para 2000 rpm ou mais. O carro passa uma pequena sensação de instabilidade devido ao movimento lateral nas curvas, mas logo o motorista se acostuma.

[Defeitos apresentados] Nenhum defeito até o momento. Nem coisas pequenas como acabamento, etc. Fico com a impressão de que o controle de qualidade da Toyota é melhor que a média e os projetos são mais bem pensados. Só o tempo dirá… Antes desse carro tive um Ford Focus que ainda zero Km veio com as borrachas da porta soltas e com problemas para dar a partida.

[Concessionárias] Muito bem atendido durante a venda e entrega do veículo na Rodobens da Barra da Tijuca. Farei a primeira revisão em breve.

[Comentários adicionais] O carro não empolga pelo design e acabamento interno mas atende a todos os requisitos de um consumidor mais racional.

[Best Cars] Gosto muito do site. O teste do leitor é uma seção de utilidade pública que sempre consulto. Agora estou dando minha contribuição.

[Data de publicação] 24/3/17

[Nome] Willian dos Santos Neves
[Cidade] Pocrane
[Estado] MG

[Versão] XLS Sedã Automático
[Motor] 1.5L 16V Dual VVTi Flex 107cv
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Gosto muito do carro, acho que o que se destaca seja o consumo (chego a fazer 15km/l de gasolina na estrada mesmo sendo automático), o espaço interno é muito bom, o porta malas é o maior da categoria (562l), maior até que o do Corolla novo.

[Principais aspectos negativos] Não vejo aspectos negativos de verdade, o design talvez mas hoje já acho ele muito bonito depois de lavado e encerado, Algumas pessoas reclamam de seus acessórios serem simples, do ar condicionado não ser digital, etc. Não acho que chega a atrapalhar, acho que dentre as opções está entre os melhores (na verdade na minha pesquisa fico como o melhor), muito econômico, confortável, e espaçoso.

[Defeitos apresentados] Estou com o carro a 7 meses desde zero km, já completei 20.000km e não tive nenhum gasto a não ser as revisões e duas trocas do filtro de ar condicionado por fora pois ando em estradas de chão e eles estavam muito sujos.

[Concessionárias] Sempre sou muito bem atendido na concessionária da Toyota OSAKA Manhuaçu, sempre muito atenciosos e nunca me senti pressionado a fazer nenhum serviço que o carro não exigisse. Fui para comprar outro carro me apresentaram o Etios e tudo que me foi falado o carro realmente é, recomendo a todos que utilizem essa concessionária.

[Comentários adicionais] Não fui na concessionária para comprá-lo (queria um Corolla), já o conhecia por reportagens, gosto de ler muito sobre carros, mas não tinha me convencido. Sempre fui muito fã de SUV, mas queria um carro mais econômico e estava a procura de um sedã, fui apresentado o carro pelo vendedor e tudo o que falaram o carro realmente é, o painel novo digital ficou maravilhoso, agora me sinto estranho quando entro em carros que o painel não é no meio, é de fácil leitura, o carro é muito confortável, o motor responde bem, a caixa automática mesmo sendo de 4 marchas casou muito bem com o carro, vc não sente as passagens de marcha e nem sente falta da quinta. O ar condicionado gela muuuito e rápido.

[Best Cars] Sempre uso como base quando estou pesquisando sobre um carro. Gosto muito das reportagens.

[Data de publicação] 10/3/17

[Nome] Luiz Gerber
[Cidade] Blumenau
[Estado] SC

[Versão] X
[Motor] 1.3
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 1
[Acabamento] 1
[Posição de dirigir] 1
[Instrumentos] 1
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 1
[Capacidade de bagagem] 1
[Motor] 1
[Desempenho] 1
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 5
[Suspensão] 1
[Estabilidade] 2
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 2

[Principais aspectos positivos] Bom para estacionar, é pequeno

[Principais aspectos negativos] problemas desde a acurácia do velocímetro até aos sensores de “portas fechadas”. O motor é fraco. Simplesmente… não vai. Em aceleração é muito ruim bem como em consumo. E olha que é o 1.3X Manual. Imaginem o automático (mais barato do mercado, sim…) pq tem 4 marchas. Tudo, simplesmente TUDO parece ter saído de uma fábrica chinesa de 5a. categoria. O acabamento é só plástico duro. Tudo está batendo, é impossível. A lata é fraca. Instável em curvas. Não passa segurança. Se nem os sensores de portas funcionam, imagina se posso confiar no ABS e Air Bag.

[Defeitos apresentados] Não fecha com o controle da chave. Consumo maior que o indicado no CB. Velocidade incompatível com o painel,. Só pra começar. No que confiar? O Etios da minha colega de SP começou a vazar óleo. Trocaram o bloco do motor. É possível??????

[Concessionárias] todas ok. Os funcionários fazem o que podem para te atender bem. Mas a resolução nem sempre está ao alcance deles.

[Comentários adicionais] Toyota não entre na onda do mais barato

[Best Cars] simplesmente ótimo

[Data de publicação] 10/3/17

 

SEM COMENTÁRIOS