Ford Ecosport (primeira geração)

 

Participe: opine sobre seu carro

 

[Nome] Douglas Xavier Da Silva
[Cidade] Carapicuiba
[Estado] SP

[Modelo] Ford Ecosport
[Versão] XLT Freestyle
[Motor] 2.0 16V
[Ano-modelo] 2011
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 2
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 2

[Principais aspectos positivos] Acredito que para a época e até para os dias de hoje ela foi um dos mais bonitos SUV’s pequenos (Ao lado da Pajero TR4) que o mercado teve, o aspecto de jipinho caiu muito bem para esta geração principalmente nesse meio de geração (após 2007) mas que infelizmente se perdeu com a geração seguinte. A posição de dirigir é boa e consegue favorecer a gregos e troianos (posições mais alto ou mais baixo). O motor Duratec é um show a parte já que para o porte do carro e mesmo sem as tecnologias obrigatórias a carros multi válvulas dos dias atuais como comando de válvulas variáveis ele tira o carro da inércia com certa facilidade e a velocidade cresce muito rápido ocorrendo cantada de pneu caso seu carro esteja com pneus de uso misto. A Boa altura do solo favorece a passagem sobre lombadas e buracos com facilidade e o áudio do som original do carro My Connection é de boa qualidade principalmente para o atendimento de chamada ao telefone, já que o carro não possui microfone na cabine ao meu ver o viva voz funciona muito bem, destaco também o comando por satélite atrás do volante bem prático e intuitivo para mudanças de estações, funcionalidades e alteração de volume. Item de grande utilidade é o compartimento refrigerado acima do porta luvas e o computador de bordo com várias funções. Ótima sacada são a chave canivete com telecomando que abaixa todos os vidros se você segurar o botão de abrir com o carro trancado, e o compartimento escondido abaixo do assento do passageiro da frente..

[Principais aspectos negativos] Mesmo sendo segundo dono e adquirido com baixíssima kilometragem o frankstein Ecosporte me desapontou por possui alguns “Defeitos” já que ele é um hibrido que pode se dizer ser 70% Fiesta, 28% Focus (Cambio e motor) e 2% Ranger (Retrovisores). Acabamento sofrível cheio de plásticos duros que fazem barulho e o pouco tecido das portas que se soltam (Temos outra Eco em casa 1.6 2007 que tivemos que trocar todos os forros do carro com 100.000 km que se soltou) mesmo o carro ficando todo tempo em garagem coberta, o banco do motorista já veio com a espuma lateral do assento mais baixo com 50.000.
O problema crônico do coxim do motor, herança do Focus que a partir de 60.000 km qualquer coisa metálica que se colocasse no console atrás do cambio iria pular como se estivesse em algum desfile de escola de samba. Péssima vedação acústica do cofre do motor, trazendo muito barulho para dentro da cabine. O temido barulho da porta do porta malas, mesmo ela bem fechada você tem a sensação que a porta está aberta, somado aos demais grilos e rangidos internos. Devido a altura de solo a Eco possui um aviso de advertência no para sol para o risco de capotamento em altas velocidades, alinhado a isto os retrovisores que mesmo sendo enormes possuem pontos cegos para carros ao seu lado, quase bati o carro algumas vezes devido a veículos que vieram em alta velocidade e quando o carro atinge a velocidade de 130 km/h os retrovisores começam a balançar como se estivessem soltos. Regulagem de altura do volante inexistente, você não possui uma boa regulagem de altura caso queira mudar devido a altura. Aspecto confuso de pareamento de celular junto ao som My Connection. E o espaço interno do carro, eu com os meus 1,93m inviabilizando o assento de trás do motorista para pessoas com uma estatura um pouco maior (entre 170 – 1,80m)
E o mais critico são o uso de pneus de uso misto neste carro, alem de extremamente caros (na faixa de R$ 500,00 cada em um pneu roda aro 15) eles são péssimos para o uso em asfalto: O carro canta pneu em saídas com facilidade, motorista deve estar extremamente ligado caso passe por aquaplanagem já que o carro perde o controle fácil (Minha esposa bateu o carro 2x em média velocidade) sem falar no alto consumo de combustível. Altamente recomendado a substituição do pneus de uso misto para o uso de asfalto. Ar condicionado que vive fazendo barulho e não gela muito bem (demora). Consumo condizente caso se trafegue em rotas de transito livre e estrada, no anda e para com o ar ligado ele vai fazer 5,5 km/l ou até 5,0 no etanol.Caso ande nas condições citadas ele chega a fazer na cidade 7,0 km/l (E) e 8,5 – 9,0 km/l (G) e 10 (E) e 11 km/l (G) na estrada.

[Defeitos apresentados] Assim que comprei o carro o sensor de velocímetro deu problema e não marcava velocidade nem o hodômetro do carro com apenas 52.000 km fácil reparo na faixa de 150 Reais, entretanto ele voltou a dar problema meses depois. Tive problema com a máquina de pré tensão do cinto de segurança do motorista que deixava o cinto meio solto, foi reparado e o problema voltou também meses depois. Outro problema que tive foi com a junta de vedação da tampa do motor que se rompeu e deixou entrar óleo na câmara de velas fazendo queimar uma bobina. Recentemente o forro da porta do motorista soltou-se (defeito crônico) porem consegui colar antes de passar o carro para o meu pai.

[Concessionárias] Como ex proprietário de um FOCUS 2.0 ano 2001 que esteve comigo por 8 anos não tive contato com concessionárias devido aos preços exorbitantes. Uma dica para quem é de SP ou fora é a compra de peças na loja FORDETEM que é especializada em veículos FORD, as vezes as peças originais lá são até mais baratas que paralelas.

[Comentários adicionais] Indicado apenas para quem quer um SUV sem querer gastar muito e não liga para aspectos de maior valor como acabamento e os grilos que o carro carrega, ele é uma ótima escolha, entretanto vale a pena sempre optar pelo 2.0 já que mesmo mais barulhento e com um consumo um pouco maior que o 1.6 o prazer de dirigir é muito superior nessa versão.

[Best Cars] Não tem como não tecer elogios ao site que tem o Best em seu nome, o portal definitivo para informações, avaliações, dicas e consultoria automotiva da Internet. Fã e leitor do canal a mais de 15 anos.

[Data de publicação] 29/11/19

 

 

[Nome] Vanessa
[Cidade] Nova Iguaçu
[Estado] RJ

[Modelo] Ford Ecosport
[Versão] XLS
[Motor] 1.6 / 8v
[Ano-modelo] 2004
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Mais de 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 2
[Desempenho] 2
[Consumo] 2
[Câmbio] 4
[Freios] 2
[Suspensão] 4
[Estabilidade]
[Segurança passiva] 1
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Confortável para dirigir e fazer viagens longas. É um carro bonito

[Principais aspectos negativos] Muuuuuito instável. As chances de morrer por conta de um capotamento é grande. Pra quem gosta de andar um pouco acima de 100km/h, é uma perca de dinheiro, pq o carro não anda, o Palio 1.0 anda mais q essa desgraça. Por mais q vc faça revisão, deixe a mecânica boa, o desgraçado te deixa a pé. O concerto é caro, e bebe bem para oq anda (q é nada). Foi o nosso primeiro carro, e um sentimento de ódio absoluto por essa tranqueira.

[Defeitos apresentados] A anos, existe um barulho na porta do porta malas, q me faz ter vontade de jogar esse carro de um viaduto. Já trocou borracha, apertou daqui e dali… E não resolveu. Numa busca na internet, vi q é uma patologia do carro, a maioria apresenta com o tempo. O carro já apresentou todos os defeitos do mundo! É só tirar da garagem q brota defeito. Oq me deixou mais indignada, é essa desgraça ter deixado nossos amigos a pé no dia do funeral do filho recém nascido.

[Comentários adicionais] não compre! Até meu mecânico vendeu o dele! Nem o mecânico aguentou os inúmeros defeitos

[Data de publicação] 11/10/19

 

 

[Nome] Germano Lima
[Cidade] fortaleza
[Estado] CE

[Versão] xlt suv
[Motor] 1.6 16 v
[Ano-modelo] 2010
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 2
[Segurança passiva] 1
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] O que mais tem de positivo nele é o design externo. É um carro bem bonito por fora. Tem bons pneus e rodas. Outro ponto que acho muito bom é a altura do solo. É muito bom de rodar com ele em pisos irregulares e estradas ruins. Sem problemas e não encosta em qualquer aderência. Tem um espaço interno muito bom. Grande por dentro e compacto por fora. Bom de dirigir na estrada. Anda relativamente bem. O motor é muito bom e de fácil manutenção. Peças baratas apesar de ser Ford. Um bom projeto copiado por todos os outros modelos.

[Principais aspectos negativos] O que mais vejo de negativo nele , é a falta de itens de segurança. Não tem abs, air bag , disco nas quatro rodas. Falta muita coisa nesse quesito. O porta malas é muito pequeno. O consumo dele não é tão ruim pelo padrão do carro, mas não dá pra rodar todos os dias na cidade. Faz melhor no álcool do que na gasolina. Enfim , não é carro para usar no trabalho diário. Freios fracos e não param bem o carro. O acabamento é muito simples. Muitos plásticos, fazendo o carro fazer muito ruido nas portas e porta malas. Nessa versão , é um carro bonito , mais muito simples de acabamento.

[Defeitos apresentados] O grande problema desse carro sem dúvidas é o sistema de arrefecimento. É simplesmente péssimo. Tem que ficar de olho toda semana para ver o nível no radiador. Que sempre que é conferido, se percebe que baixou. Enfim , já tive problemas de mangueiras que estouraram na estrada e tive prejuízo no motor por rodar sem água. Acho que tive uma grande parcela de culpa em não conferir o nível de água antes de viajar. O motor nesse dia resistiu bem em rodar 20 km sem água praticamente, e depois de um tempo ainda assim conseguir ligar e rodar mais 40 km. Suspensão , já tive que trocar os itens normais de desgaste na frente. Acho que peguei o carro um pouco sem zelo mesmo. Estou ajeitando muita coisa na suspensão. O item que precisa urgentemente trocar é o sensor de temperatura do carro. Pode te deixar na mão a qualquer hora.

[Concessionárias] Fui somente uma vez. Fui bem atendido.

[Comentários adicionais] É um carro que te entrega um bom conforto e design. Se pegar um usado que esteja conservado, vale a pena.

[Best Cars] Parabéns pelo espaço que proporciona aos proprietários deixarem aqui suas opiniões reais sobre seus veículos.

[Data de publicação] 3/5/19

[Nome] Rafael
[Cidade] são paulo
[Estado] SP

[Versão] XLS
[Motor] 1.6
[Ano-modelo] 2005
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O estilo, altura em relação ao solo para o uso de cidade é ótima, o desempenho é bom para uso diário, não fica devendo, o carro sofre um só se estiver lotado de pessoas e bagagem, no meu não tem airbag, mas a “geladeirinha” é muito boa pra pegar estradas ajuda bastante a manter as coisas em uma temperatura boa, e o espaço interno e os bancos de couro deixam o ambiente a bordo muito confortável, posição de dirigir é boa, só sinto falta as vezes do descanso do pé esquerdo, mas isso não é problema. Consumo não é muito baixo como se espera de um carro 1.6 mas condiz com o peso um pouco maior que a maioria do carros populares e a aerodinâmica do carro. Os retrovisores laterais gigantes dela são ÓTIMOS, facilitam muito enquanto dirige e para estacionar, melhores para se orientar que o interno que acho pequeno demais.

[Principais aspectos negativos] Acabamento interno é simples demais, mas os primeiros modelos com os faróis quadrados são mais agradáveis pois o painel central é uma peça única, os modelos a partir de 2008 parece ser montado com peças de LEGO, a suspensão traseira as vezes faz alguns ruídos ao passar por lombadas ou quando sacode o carro, não ter ABS em todas as versões, a carroceria inclina bastante então não dá pra abusar, coisa normal para todo SUV, mas no uso correto do dia a dia você não vai sentir problema nenhum, só se pisar fundo mesmo em uma curva acentuada;

[Defeitos apresentados] Estou com o carro a 6 meses, o único problema que tive foi uma lâmpada da lanterna que queimou (que não é defeito, apenas desgaste natural), o vidro do passageiro está lento demais para subir mas já peguei o carro assim, ainda vou levar para olhar isso. Além disso nada.

[Comentários adicionais] Esse é meu primeiro carro, quando estava procurando estava querendo mais um sedã ou algum modelo mais esportivo, mas acabei pegando essa Eco, até para poder passar ela para meu pai, confesso que não queria um eco de jeito nenhum enquanto pesquisava, mas depois de começar o carro diariamente estou cada dia achando melhor, meu pai tem um Golf 96 que é ótimo no comportamento, mas o uso de cidade a Eco é muito mais prática pela altura, e incrivelmente fácil de estacionar apesar do tamanho, ainda quero um carro mais esportivo mais para frente , mas não há como negar que é uma das compras mais racionais que você pode fazer em um carro.

[Best Cars] Obrigado ao Best Cars por ser o site mais completo e avaliações, e ser fácil a participação dos leitores.

[Data de publicação] 9/9/16

 

 

[Nome] Adriano
[Cidade] Jundiaí
[Estado] SP

[Versão] XLT 1.6 FLEX FREESTYLE
[Motor] 1.6
[Ano-modelo] 2007
[Quilometragem atual] 150.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho]
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Conforto, rodar macio, cambio justo, ótimo torque em baixa rotação, consumo bem razoável, dado o peso do veículo (em torno de 1,6 ton); minha faz na média 9,5 a 10km/L cidade e 11 a 12Km/L Estrada, depende da gasolina. Uso muito pouco álcool, só em emergências mesmo. Confortável, macio e seguro no rodar, e muito bom para trechos fora de estrada. Muito macio, nem parece que o piso é tão ruim. Cabine e estrutura muito robusta, talvez pelo fato de ser uma estrutura de SUV realmente, não uma adaptação barata como todos os “CROSS” do mercado, onde muda-se perfil de pneus, mola mais longa, muito plástico colado a carcaça e só. Este se comporta como um “JIPE” mesmo. Mesmo assim, é bom de curva e não achei muito instável em maiores velocidades na estrada.

[Principais aspectos negativos] Centro de gravidade alto, que proporciona rolagem da cabine, exigindo uma adaptação na condução, para quem é acostumado com sedãs e hatchs como eu. Peças muito caras nas redes de Concessionárias. A linha Ford tem particularidades dela que não conhecia em outras marcas. Mas creio isso não ser tão negativo, só “diferente”.

[Defeitos apresentados] Somente manutenção preventiva, que releguei e o defeito se fez presente; Bomba d’água e válvula termostática, corrente Poli V e embreagem (creio que tudo pela quilometragem, visto que o carro é muito bem conservado). De resto, só troca de óleo e alinhamento/balanceamento

[Concessionárias] Não utilizei nem utilizaria. Os preços são sempre abusivos e a manutenção em oficinas é sempre pelo menos 50% ou menos do custo. Exemplo: Cinto segurança dianteiro motorista: Concess. = 175,00 cada lado, paralelo = 120 o par dianteiro; Kit completo amortecedor: Concess.= +-1.700, original fora da concess= 1.200 completo! Embreagem Concess=800, Oficina, Embreagem+Atuador Hidraulico+M.O.=700!!!!

[Comentários adicionais] Por ser um modelo antigo, da primeira geração, me surpreendeu, por dois aspectos, nunca tive carro FORD e achei tão eficiente e robusto como os demais concorrentes nacionais, e também nunca tive um modelo JIPE/SUV, e me surpreendi pelo conforto e agilidade do modelo. O motor ROCAM é excelente, muito torque me baixa e puxa muito bem o peso alto da carroceria robusta dele. Um diferencial que me levou a adquirir é o fato da linha Ford ser o único nacional a adotar “CORRENTE” e não correia, cuja durabilidade chega a ser mais de 500% comparada a Correia de borracha!

[Best Cars] Gosto muito do site, alguns comentários são relevantes, gente que gosta de carro e tem noções de mecânica e expõe situações reais, outros são desabafos de carros que não deram certo, mas no geral, acho muito valido as referencias aqui contidas

[Data de publicação] 12/8/16

 

[Nome] Gustavo
[Cidade] Ribeirao Preto
[Estado] SP

[Versão] FreeStyle 2.0 manual
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] O motor 2.0 da Ford é fantastico! Tem muita força e é bem econômico (pela proposta do veículo). Já fiz média de 15km/litro de gasolina na estrada à 100/110km/h. Claro que se andar mais forte ele vai gastar mais, mas não vai decepcionar, ele anda muito. A estabilidade é boa, e os freios também. Já tive Hyundai Tucson e posso afirmar que gasta demais e deixa a desejar em desempenho. O espaço interno pra quem vai atras é meio apertado porém nada que sacrifique os ocupantes. A boa altura do solo permite passar por buracos e valetas sem raspar o fundo e dá para dar uma escapadinha (leve) por estradas de terra que ele vai bem. Boa posição de dirigir.

[Principais aspectos negativos] A suspensão é meio molenga em curvas mas não chega a ser ruim. O acabamento interno poderia ser melhor, faz alguns rangidos. Na estrada em velocidades mais alta faz bastante barulho de vento (provavelmente por ser quadrada e com para brisa vertical).

[Defeitos apresentados] o unico problema apresentado foi a sonda do combustível que não reconhecia e ficava acesa a luz da injeção. O acabamento de uma das portas traseira caiu mas arrumaram na concessionária.

[Concessionárias] Sempre utilizo a Ford Ortovel aqui na cidade. O pessoal sempre muito atencioso mas os preços de serviço (como sempre na Ford) são altos.

[Best Cars Web Site] Ótimo site, sempre dou uma olhada antes de escolher meu próximo carro. Recomendo!!!

[Data de publicação] 26/9/14

[Nome] Karlo André Teixeira Gomez
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ

[Versão] 2.0 4WD
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 3
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Carro alto e bem adaptado para a cidade, também por não ser muito grande. O 2.0 seria a melhor motorização para esse carro pois, empurra bem os 1300 Kg do pois, o meu é 4WD mas, eu confesso que não faço uso dele no entanto, sei que dá para fazer um off road legal com ele pelo que vi em diversos vídeos do Youtube. Destaco também o excelente custo benefício e o modelo 4WD tem o melhor acabamento interno e mais bonito com padrão de duas cores de toda a linha antiga do Ecosport.

[Principais aspectos negativos] O acabamento do estribo lateral (aonde se apoia os pés) é muito frágil e é original de fábrica e não achei a reposição dessa peça, tendo que colar as lascas quebradas. O isolamento acústico é ruim em comparação com o Novo Ecosport.

[Defeitos apresentados] Sim. Deu um problema na parte elétrica onde, as luzes do painel de instrumentos inclusive os indicadores de velocidade, combustível e conta giros deixavam de funcionar quando se dirigia e voltava em seguida e depois se desligava sem explicação. A Ford fez um reset na central e tudo voltou ao normal

[Concessionárias] Faço uso atualmente da Dive na Avenida Brasil/Rj e já fiz o uso da Barrafor em Campinho/Rj. A Dive me parece bem melhor do que a Barrafor em termos de atendimento.

[Comentários adicionais] Eu Gosto do carro porque ele tem um jeito robusto (esse modelo tem uma estrutura mais reforçada e suspensão independente),tendo comportamento de um jipe mais do que um carro de passeio. Se quiserem comprar o antigo Ecosport, recomendo apenas as versões 2.0 freestyle e XLT ou 4WD da 2º geração a partir de 2005 tem melhorias com relação ao acabamento e acredito que também em consumo (o meu é de cambio manual) e faz 11 Km/l na estrada (em média, com ar ligado e carregado) e de 8,0 a 9,0 Km/l na cidade (sempre com gasolina).

[Best Cars Web Site] É um site muito bom porque as avaliações dos especialistas quando avaliam o carro procedem na prática e podem ser confiadas.

[Data de publicação] 29/8/14

[Nome] Guilherme Vieira
[Cidade] Florianópolis
[Estado] SC

[Versão] 1.6 XLS Flex
[Ano-modelo] 2005
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 100.000 km
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 5
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 3
[Desempenho] 2
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 2
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O espaço interno é muito bom, 5 adultos viajam tranquilamente. Como o chão é baixo a posição de dirigir é mais vertical, que torna extremamente confortável, ainda mais pra mim que tenho 1,95. O carro é muito bonito e parece custar mais do que realmente vale. Apesar da minha versão não ser 4×4, a altura e largura dos pneus ajudam muito a passar alguns obstaculos em estrada de chão. Apesar de muita gente falar o contrário, esse carro gruda no chão, passa um pouco de insegurança nas curvas, mas é só impressão, estabilidade é muito boa em curvas. Visibilidade muito boa, consegue-se ter uma visão muito boa do em torno do carro. Muitos porta objetos, não falta espaço para guardar as coisas. Angulo de esterço das rodas muito bom, facilita muito as manobras.

[Principais aspectos negativos] Motor 1.6 num carro com esse peso é complicado, alguns morros em baixa velocidade tem que se engatar a primeira. Acabamento interno horrível, tudo de plástico, bate muito. Consumo aceitável até 100 km/h, depois disso carro bebe muito.Maçanetas duras,preciso colocar uma força pra abrir. Freios iguais ao do Fiesta, insuficientes para um carro deste tamanho, freia muito mal. Bateria original de 40A muito fraca.

[Defeitos apresentados] Furo no selo do radiador. Reservatório de agua rachou. Atuador da embreagem quebro com 85 mil km (desgaste). Sensor de luz freio parou de funcionar.trava do cabo do cambio quebrou.

[Comentários adicionais] Custo benefício do carro muito bom, um motor mais forte, com mais torque, e um acabamento mais caprichado ja resolveria.

[Best Cars Web Site] Sempre consulto o Best Cars, muita informação sobre carros disponível. O teste do Leitor é o melhor, pois avalia experiências reais de quem tem carro a varios anos.

[Data de publicação] 7/2/14

[Nome] Edgar Marcelo Conduta Borda Aldunate
[Cidade] Santos
[Estado] SP

[Versão] Freestyle 1.6
[Ano-modelo] 2009
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Boa posição para dirigir e espaço interno. Possui construção robusta.

[Principais aspectos negativos] Consumo de combustível, faz 6 km/l na cidade e +/- 10 km/l na estrada com etanol. Usando gasolina, não melhora muito.

[Defeitos apresentados] Quando retirei o carro da concessionária apresentava a dobradiça do compartimento refrigerado quebrada, que foi resolvido pela concessionária (tiveram que desmontar o painel para recoloca-lá). O rádio apresentava defeito no tocador de CD, que somente foi resolvido com a intervenção da Best Cars. O resto foi apenas desgaste natural

[Concessionárias] A concessionária Costa Sul o atendimento é excelente, tanto na venda como no pós venda. O consultor técnico ajudou muito a resolver o problema do rádio e sempre fui bem atendido.

[Comentários adicionais] Certa vez parei em um cruzamento e o carro atrás não conseguiu parar e bateu na traseira dela. O carro de trás amassou capô, parachoque e quebrou o farol dianteiro. No meu carro não aconteceu nada, nem um arranhão, pois bateu no estepe traseiro.
É necessário fazer as revisões de 6 em 6 meses. Tive outra Eco (2005) e toda hora quebrava. Agora com a 2009 faço todas as revisões e nunca apresentou defeito.

[Best Cars Web Site] Como mencionado acima, meu rádio apresentou defeito de fabricação (tocador de CD não funcionava) e apesar da boa vontade da concessionária, a Ford consertava e o aparelho voltava a quebrar. Somente consegui trocar o aparelho após escrever a Best Car, que entrou em contato com a Ford e em menos de um mês trocaram o aparelho.
Sempre leio esta seção antes de trocar de carro e recomendo muito este site!

[Data de publicação] 14/11/13

[Nome] CELSO
[Cidade] SÃO PAULO
[Estado] SP

[Versão] 2.0
[Ano-modelo] 2009
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] O carro é muito bonito e oferece um bom nível de conforto. A posição de dirigir é o ponto mais forte na minha opinião. O motor 2.0 16V também é excelente

[Principais aspectos negativos] Muito plástico. Mas, considerando que o Ecosport não é um carro de luxo, acredito que o acabamento não seja um problema.

[Defeitos apresentados] Até o momento nenhum

[Comentários adicionais] A posição de dirigir é ótima e o carro é alto, o que torna as viagens bem mais agradáveis. O meu Ecosport faz uma boa média de consumo com gasolina: 10,7 km/l (na cidade 8,5 km/l, na estrada 12 km/l).

[Best Cars Web Site] O Best Cars é essencial para quem quer comparar seu carro com o de outros proprietários

[Data de publicação] 28/6/13

[Nome] Hermano Lanza
[Cidade] Belo Horizonte
[Estado] MG

[Versão] 2.0 16V AUTOMÁTICO
[Ano-modelo] 2008
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O carro é muito bonito e oferece um bom nível de conforto. A posição de dirigir é o ponto mais forte na minha opinião. O motor 2.0 16V aliado ao cambio automático também é excelente. O carro oferece bons itens de segurança como ABS e AirBag.

[Principais aspectos negativos] Algo que muitos reclamam é o acabamento. O interior é todo de plastico. Quando se compara com os SUVs importados realmente a diferença é grande. Mas, considerando que o Ecosport não é um carro de luxo, acredito que o acabamento não seja um problema.

[Defeitos apresentados] Não apresentou defeitos, apenas desgaste natural das peças.

[Comentários adicionais] Excelente carro para viajar. Costumo pegar a estrada (inclusive estradas de terra) nos fins de semana e o carro se comporta muito bem em qualquer terreno. A posição de dirigir é ótima e o carro é alto, o que torna as viagens bem mais agradáveis. O meu Ecosport faz uma boa média de consumo com gasolina: 10,7 km/l (na cidade 8 km/l, na estrada 12 km/l). E o mais importante: minha esposa ama esse carro.

[Best Cars Web Site] O Best Cars é essencial para quem quer trocar de carro/moto.

[Data de publicação] 19/4/13

[Nome] José Léo Freitas Silveira
[Cidade] São PAulo
[Estado] SP

[Versão] Freestyle
[Ano-modelo] 2007
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 50.000 km
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 1
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 2
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 2
[Câmbio] 3
[Freios] 2
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 2
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 2

[Principais aspectos positivos] boa posição de dirigir e espaço interno, torque elevado

[Principais aspectos negativos] Altissimo consumo, a minha faz 4,5 km com litro de alcool e 5,5 km com litro de gasolina, motor com pouca potencia, nao tem itens de conforto comuns em modelos da mesma faixa de preços, freios subdimensionados e sem ABS

[Defeitos apresentados] Troca da bomba dágua, bateria, mangueiras do radiador, bobina (2x)

[Concessionárias] Péssima, um bando de aproveitadores da boa fé alheia. Não vou comprar veiculos FORD por um bom tempo por causa do serviço

[Best Cars Web Site] òtima oportunidade para sabermos a”verdade” sobre os modelos que temos ou que queremos adquirir

[Data de publicação] 19/4/13

[Nome] Mariana Nakano de Melo
[Cidade] Campinas
[Estado] SP

[Versão] XLT 2.0 Automática
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 3
[Consumo] 1
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 2
[Estabilidade] 2
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 2

[Principais aspectos positivos] Bom de dirigir, confortável para os padrões brasileiros (que são mto baixos) e motor forte.

[Principais aspectos negativos] Consumo de combustível elevadíssimo, falta do piloto automático e acabamento bem ordinário.

[Defeitos apresentados] na primeira semana de uso, parou de funcionar sistema anti esmagamento do vidro elétrico, e a concessionária simplesmente o desativou pois não conseguiu arrumar (ainda estou brigando por isto).

[Concessionárias] Muito medíocre. Aliás, as que prestam um bom atendimento, não fazem mais que sua obrigação.

[Comentários adicionais] Mesmo com os pontos negativos, ainda estou satisfeita, pois como comentei, faltam opções com preços bons no Brasil.

[Best Cars Web Site] Ótimo referencial para busca de um carro novo. Sempre uso.

[Data de publicação] 24/8/12

[Nome] Wagner Luiz F. Bonfim e Silva
[Cidade] Vitória
[Estado] ES

[Versão] XLT 2,0 16v Automática
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] O motor Duratec é excepcional, poucas vezes vi essa disposição em um motor. A pretensa falsa de estabilidade do Ecosport não ocorre, e sua suspensão é muito bem acertada.

[Principais aspectos negativos] O acabamento é pobre para o valor de aquisição e por ser teoricamente o TOP de linha. Os bancos são pouco aconchegantes e não são bons para viagens longas.

[Defeitos apresentados] Vazamento de água pela porta traseira do lado do motorista e problemas no módulo para fechamento dos vidros pelo alarme, em 2 oportunidades.

[Concessionárias] Infelizmente não é diferente das outras concessionárias de outras marcas. Parecem estar fazendo um favor ao te atender e não cumprem o prometido, começando pelos horários de agendamento.

[Comentários adicionais] O estilo é mais bonito, em meu entender, que o Novo Ecosport.

[Best Cars Web Site] Acompanho diariamente, fui ajudado em um problema anterior com uma concessionária VW e sou divulgador para amigos que gostam do mundo automotivo.

[Data de publicação] 24/8/12