Chevrolet Prisma (primeira geração)

[Nome] Luiz Fernando Miranda Junior
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 1.4 Maxx
[Ano-modelo] 2009
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 80.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 1
[Posição de dirigir] 1
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 3
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 2
[Suspensão] 2
[Estabilidade] 1
[Segurança passiva] 1
[Custo-benefício] 2

[Principais aspectos positivos] O carro não é feio, o motor 1.4 anda bem, muito boa arrancada e consumo satisfatorio.

[Principais aspectos negativos] A posição de dirigir é torta, horrivel para viagens longas, direção hidraulica é dura, o barulho na cabine é alto a 110km/h, o farol não presta, o carro não permite manobras bruscas, a suspensão é mole demais, não transmite segurança. O freio é fundo de acionar e tem desempenho fraco. Inúmeros pontos de ferrugem em peças metalicas no motor. Coloquei rodas 15 com pneus 195 e houve melhora na estabilidade, mas ao andar em qualquer outro carro volta a tona a sensação de estar em um carro leve e inseguro. A falta de capricho no carro desanima o dono, o ar condicionado não ‘vinga’, não vence o calor aqui no RJ, estou vendendo o meu porque gosto de carro e não me satisfaz um projeto tão retrogrado e ineficiente, não acredito até hoje que fabricam carros com tão pouca segurança, pretendo migrar para um sentra semi-novo, um pouco mais caro, 1 ano mais velho.

[Defeitos apresentados] Aos 70milkms, mandei revisa-lo, troquei tudo que precisava, pastilhas, amortecedores(todos), molas dianteiras, coxim do motor, correias, filtros, etc. Carro descartavel, que te passa a sensação que não vai durar mais 10mil kms.

[Concessionárias] Desonestos, o carro não tem tecnologia embarcada e gasta-se uma grana para revisa-lo, ridiculo, 680,00 numa revisão de 20mil k, nunca engoli.

[Comentários adicionais] Bom, o carro serve para alguém que o use em pequenos trajetos, que use o carro apenas funcionalmente, e precise levar alguma bagagem a mais, nao quebra gravemente. Faço longas viagens, isso me fez arrepender profundamente a compra, sinceramente, horrivel a sensação que o seu carro é o pior possivel no mercado, isso que sinto as vezes.

[Best Cars Web Site] Muito bom o site, essa seção em especial utilizo bastante quando vou trocar o carro, informações precisas e realistas. Obrigado.

[Data de publicação] 14/1/12

[Nome] PAULO GABRIEL JUNQUEIRA JUNIOR
[Cidade] SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 1.4
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 1
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 1
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 1
[Desempenho] 1
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 2
[Estabilidade] 1
[Segurança passiva] 1
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Porta malas

[Principais aspectos negativos] Quando abastecido com gasolina o motor faz barulho

[Defeitos apresentados] Barulho no motor – “Grila”

[Concessionárias] Péssimo atendimento

[Best Cars Web Site] Bom, por alertar novos compradores para que não comprem o prisma

[Data de publicação] 14/1/12

[Nome] Júlio César Baldini
[Cidade] Limeira
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] Maxx 1.4L
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 2
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 2
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 2
[Estabilidade] 1
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] O desempenho dele é sensacional. Quem tem ou já o dirigiu, percebe que ele não deve pra nenhum 1.6L do mercado. Além disso, tem um porta-malas satisfatório, que peca somente pela aste de abertura limitar a bagagem transportada abaixo dela. Além disso, tem agilidade mesmo na cidade e como pesa pouco, o consumo é satisfatório na gasolina.

[Principais aspectos negativos] O carro é muito instável na estrada. Parece que a qualquer momento vc perderá o controle dele na pista. Além disso, poderia ter mais porta-objetos e poderia ter regulagem de altura do volante e do banco, o que não tem. E é um carro que em comparação ao Voyage, 207 Passion, Logan, Fiesta Sedan e Siena, é pouco robusto! Parece um carro 1.0L de 25 mil com traseira. E não um 1.4L de 38 mil reais. E no etanol, o bicho bebe que dá medo!

[Defeitos apresentados] Não apresentou defeitos graves ainda, mas as vezes vc precisa bater duas vezes a chave pra ele pegar mesmo na gasolina. E também faz barulhos nos encaixes dos vidros das portas.

[Concessionárias] Atendeu bem. Ocorreram problemas de encaixe do papelão da porta dianteira direita, da instalação do som e houve entupimento dos dutos do ar condicionado e me atenderam bem. O funcionário William, da Automec daqui de Limeira deu bastante atenção. O único problema das autorizadas é que se defendem atrás da garantia e metem a faca nos serviços realizados. Por exemplo, troca de óleo p/ 5.000 KM mais de 150 reais?! Abusivo!!!

[Comentários adicionais] É um carro muito bom pra mim que moro somente com esposa, sem filhos. É leve, economico pelo motor que tem de 98cv, anda bem, só acho que poderia ter a suspensão reforçada e verificar o problema da instabilidade quando se passa dos 100 km/h com ele.

[Best Cars Web Site] Site legal. Podemos tirar dúvidas dos veículos a disposição no mercado.

[Data de publicação] 3/10/11

[Nome] euclides reame junior
[Cidade] LINS
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] alc gas 1.4
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 3
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] –
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] –
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] porta mala bom , consumo bom

[Principais aspectos negativos] freio esquisitão, ponto cego coluna trazeira quando saio à 45º é terrivel, não vejo nada . um rangido intermitente na frente, parecendo uma carroça velha e quando levo à concessionária, eles passam uma pasta e fica um tempo se ranger, depois, volta tudo outra vez. ALém da desvalorização incrivel que vem sofrendo

[Defeitos apresentados] rangido na frente, parecendo uma carroça velha . freio esquisitão

[Concessionárias] preços exoritantes, uma exploração, até quando?

[Comentários adicionais] muito desvalorizado

[Best Cars Web Site] um otimo canalde voz

[Data de publicação] 3/10/11

[Nome] leonardo MOTA
[Cidade] rio de janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 1.4
[Ano-modelo] 2008
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 1
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 2
[Estabilidade] 2
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] ar condicionado funciona bem

[Principais aspectos negativos] acho meio inseguro nas curvas….

[Defeitos apresentados] ainda não….

[Comentários adicionais] o pessoal ainda reclama dos carros chineses….

[Data de publicação] 5/11/11

[Nome] Gilvaneide Ferreira de Oliveira
[Cidade] Recife
[Estado] PE
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão]
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 1
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] O desempenho e o consumo é bom.

[Principais aspectos negativos] Como aspecto negativos eu diria que depois dos 45000Km rodados, o carro apresentou um defeito cabuloso que é uma trepidação na saída tanto em primeira marcha como na ré e algumas vezes na segunda marcha numa retomada. Levei na concessionária e me informaram que seria o kit de embreagem. Troquei mas não na concessionário,o defeito continuou, levei novamente a concessionária aí disseram mais uma vez que era o kit de embreagem que eu voltasse onde troquei porque ainda estava na garantia, levei trocou-se novamente, agora trocamos também o calço direito do motor e o chicote de embreagem e nada o defeito coninua. Foi chamado o representante do kit de embreagem sach que orientou que deveria trocar de novo o kit de embreagem, trocamos de novo e nada, continua do mesmo jeito. Cheguei a triste conclusão que deva ser um erro de projeto do prisma.

[Defeitos apresentados] Não, este foi o único.

[Concessionárias] Já o utilizo a linha GM desde 2001 e hoje não compraria outro carro da mesma marca.

[Data de publicação] 5/11/11

[Nome] Luciano Bandeira
[Cidade] Campo Grande
[Estado] MS
[E-mail] lucianobandeira@yahoo.com.br

[Versão] LT 1.4
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 2
[Estabilidade] 2
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] motor que é forte e ligeiro sem deixar de ser econômico, o visual externo e o porta malas.

[Principais aspectos negativos] Tenho um 2012, e está com apenas 500km rodados, é incrível, mas o painel já apresenta sinais de que vai virar uma bateção constante,o acabamento é muito pobre, muito plástico, e pra piorar, plásticos da pior qualidade, não tem regulagem de encosto de cabeça nos bancos, o porta-luvas mal cabe uma carteira alguns grilos na porta, um barulho infernal na coluna, parece ferro esfregando com ferro, sugerindo uma falha estrutural, barulho de lata ao arrancar, suspeito que a saída do escape esteja pegando no peito de aço, barulho sutil na suspensão ou na caixa de direção, a suspensão não cumpre bem o seu papel de impedir que as irregularidades do piso seja transmitida para a cabine, é extremamente desconfortável dirigir em asfalto irregular. Com apenas 500km rodados é inaceitável esses problemas, mas vou levar na concessionária para verificar.

[Defeitos apresentados] Estalos irritantes na coluna do lado do passageiro, barulho de lata nas arrancadas, alguns grilos no painel e portas, tudo isso com apenas 500KM rodados, ou seja algo em torno de duas semanas com o carro.

[Comentários adicionais] O carro em si não é ruim, peca pelo acabamento com material de qualidade muito, mas muito inferior.

[Best Cars Web Site] Ótimo, simples e direto.

[Data de publicação] 18/6/11

[Nome] Verônica Braz
[Cidade] Nova Iguaçu
[Estado] RJ
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] –
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Desempenho na estrada, consumo,

[Principais aspectos negativos] Colunas traseiras muito grossas,dificultam a visualização em certas manobras.Encosto de cabeça dianteiro não ajustável.

[Defeitos apresentados] Não.

[Concessionárias] Muito positiva,atenciosos,justos.Eleitos os melhores da Rede Chevrolet em 2010.

[Comentários adicionais] Excelente para uma família pequena!Que gosta de viajar.

[Best Cars Web Site] Achei interessante, este espaço abre uma comunicação com outros consumidores , e trocar experiências é sempre positivo!

[Data de publicação] 18/6/11

[Nome] Rodrigo Luiz da Silva dos Santos
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] MAXX 1.4
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] O carro anda muito, não deixa devendo para os carros 1.6 e 1.8. Porta malas muito bom.

[Principais aspectos negativos] Acho a suspensão um pouco barulhenta, mas também com os buracos que o RJ tem não há suspensão que aguente. O espaço interno é bem apertado.

[Defeitos apresentados] Esguicho da água parou de funcionar, levei na concessionária e disseram que era sujeira. O porta malas parou de abrir internamente, mas era só regulagem.

[Concessionárias] Utilzei duas vezes na SIMCAUTO em Botafogo. O atendimento é muito bom e consigo agendamento para a mesma semana.

[Comentários adicionais] Fiquei em dúvida entre o Logan 1.0 e o Prisma 1.4. Apesar de serem o mesmo preço a vista, a taxa da GM estava melhor o que saiu R$ 6.000,00 mais barato. Achava o Logan por dentro muito bom de acabamento e espaço interno, mas a potência do motor e a menor desvalorização contou a favor do Prisma. Apesar dos acabamentos serem de plástico não faz barulho, mas poderia ter um tecido nas portas.

[Best Cars Web Site] Muito bom, é sempre válido olhar os comentários do leitor antes de comprar o carro.

[Data de publicação] 18/6/11

[Nome] Juan A M Rodriguez
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] JOY 1.0 VHCE
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O Prisma é um carro muito confortável, um motor 1.0 mais forte que já tive 78cv( tive um Pálio 1.5 97 que tinha 75 cv) parece de maior cilindrada. Mecânica boa e barata. Seguro nem se fala, muito barato. Ótimo porta-malas. Câmbio curto, facilita a vida na cidade. Ótimo consumo, faz 9,5km/l de alcool na cidade, andando normalmente sem correr. Destaco o design, acho que o sedã pequeno mais harmônico e bonito que existe atualmente, sem chamar muita atenção. Para mim foi o melhor custo-benefício na faixa de preço dele.

[Principais aspectos negativos] Como o câmbio é curto, o que ganha na cidade perde na estrada, pois o giro fica meio alto a 120km/h. Porém, o bom isolamento acústico minimiza o problema. Acho o interior dele um pouco estreito, mas como tenho 1,76m não sofro. A barra de direção tem que ser lubrificada de tempos em tempos pois faz barulho. A mola traseira as vezes também faz.

[Defeitos apresentados] Com 1.500km o ar quente não fechava totalmente, resolvido na concessionária em garantia. E barulho na suspensão, resolvido com lubrificação.

[Concessionárias] Fiquei surpreso com o atendimento pois meus últimos carros foram 1 Pálio e 2 Gols, e sempre fui atendido mal na Fiat e Volks. Na GM, em especial na concessionári Anhembi e Carreira, fui muito bem atendido, destacando a segunda por oferecer ótimos preços.

[Comentários adicionais] O Prisma me surpreendeu, assim como o atendimento das concessionárias que fui. Antes eu era fiél cliente da Fiat e Volks, agora dificilmente mudo de marca.

[Best Cars Web Site] Recomendo a todos lerem Best Cars antes de decidirem comprar um veículo. Muito bom!

[Data de publicação] 21/5/11

[Nome] carlos percevali
[Cidade] guarulhos
[Estado] SP
[E-mail] cpercevali@gmail.com

[Versão] maxx 1.4
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 1
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 1
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 3
[Freios] 1
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 1
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] consumo c/ gas na estrada. 17,5 km/l entre 90/100 km,c/ar estrada 16,5 km/l,cidade 12,5 km/l . na cidade chega a 14,3 km/l Alcool Estrada 14,4 km/l cidade 8,5 km/l c/ ar diferença nao muda muito.

[Principais aspectos negativos] freios/espaco interno/dianteiro e traseiro

[Defeitos apresentados] modulo de alarme/compressor ar condicionado/disco de freio troquei 2x por estar empenado

[Concessionárias] muito ruim, só querem saber de carros com problemas que podem ser pagos, garantia nao dá comissáo aos funcionários da oficina, por este motivo, nao querem mexer nos problemas. (revelado pelo proprio mecanico..pode?)

[Comentários adicionais] problema no marcador de combustivel..parece sem solucao, ja troquei tudo 8 vezes…8 vezes e nada.

[Best Cars Web Site] comprei este carro atraves das informacoes desta secao

[Data de publicação] 21/5/11

[Nome] erik valerio
[Cidade] guarulhos
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] maxx 1.4 econoflex
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 3
[Acabamento] 2
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] sem duvida o motor, alto desempenho e baixo consumo. já andei na frente de i30 at até 190km/h, e na estrada com gasolina se manter media de 100km/h faz 18 km/l

[Principais aspectos negativos] isolamento acustico é ruim,acabamento interno é simples e eu acho ele estreito por dentro

[Defeitos apresentados] até agora um barulho na saida de ar no painel

[Best Cars Web Site] muito bom este serviço! pois assim podemos saber mais sobre nossos carros

[Data de publicação] 21/5/11

[Nome] rodrigo lacerda
[Cidade] mossoro
[Estado] RN
[E-mail] titao_lacerda@yahoo.com.br

[Versão] LT 1.4
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] nova atualizaçao ficou melhor,acabamento interno melhorou muito,motor 1.4 sem comentarios nao imaginava que a diferença fosse tanto assim para o 1.0 cumpre o seu papel.

[Principais aspectos negativos] ate agora nada porque o carro esta com 200km rodados

[Defeitos apresentados] nem podia né

[Concessionárias] Aqui onde estou morando ate que fui bem recebido e atendido, me entregam o carro em 3 dias apos a compra e espero que continuem assim,vamos ver quando vou precisar dela de verdade para avaliar melhor

[Comentários adicionais] Particulamente quando vi o prisma 2012 eu me encantei com ele um carro se bem dizer popular mas ate que ficou bem legal.Nao queiram comparar com outros carros,ja vi comentarios de caras comparando com focus,astra ai e demais.Cada um tem seu gosto e opniao so basta cada um respeitar por isso prisma neles.

[Best Cars Web Site] Tenho certeza que por causa de sites assim muitos consumidores decidem o que vao comprar. Parabens a todos os que opnaram e a este site maravilhoso.

[Data de publicação] 21/5/11

[Nome] Anderson Luis Lins da Rocha
[Cidade] Ribeirao Preto
[Estado] SP
[E-mail] anderson@rochabr.com

[Versão] 1.0
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 2
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 3
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 4
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 2
[Segurança passiva] 1
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Carro 1.0 dos mais potentes que já vi. Responde bem mesmo com Ar ligado.

[Principais aspectos negativos] Pontos Cegos, Espaço interno apenas razoável, direção levemente torta, acabamento fraco (tenho 1,85 e 100 kg) nas primeiras semanas quebrou um parte do banco.

[Defeitos apresentados] Mencionado nos aspectos negativos

[Concessionárias] Boa.

[Comentários adicionais] Barulhento.

[Best Cars Web Site] Muito bom para identificar beneficios e maleficios de carros

[Data de publicação] 26/2/11

[Nome] Rafael Bittencourt
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] Maxx 1.4
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 2
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] O consumo é ótimo, sempre fazendo mais que 8km/l na cidade com etanol. Na estrada faz pouco mais de 10 e com gasolina mais de 14. Nunca usei gasolina na cidade. Abertura interna de porta malas é ótimo, manutenção e seguro baratos. Carro muito esperto para cidade, fácil de manobrar além de ser um veículo discreto.

[Principais aspectos negativos] A Gm poderia acertar melhor a estabilidade do carro, samba muito fácil. Os “braços” do porta malas realmente atrapalham em algumas situações. Ruído interno quando se está na estrada é muito alto.

[Defeitos apresentados] Marcar do combustível oscila demais. Já foi trocado painel, fiação, bomba, bóia e mais uma dezena de itens. Enfim, já perdi a conta de quantas vezes deixei o carro na autorizada por causa disso. Pode parecer um problema simples, mas como viajo bastante é muito chato ter que parar para abastecer a cada 250 km com alcool e 380 com gasolina. Eu nunca abasteci mais de 36 litros, e sim, já fiquei sem combustível na rua por confiar no marcador. Foi trocado também o corpo do acelerador. Com 10 mil tive que trocar pastilha de freio. Fiz por fora, com peças originais gastei pouco mais de R$100. Na autorizada queriam 560.

[Concessionárias] Na maioria das vezes o atendimento foi muito bom só precisa ficar esperto pq aqui em Curitiba tentam te vender trocas de óleo que podem chegar a 1000 reais.

[Comentários adicionais] É um carro simples e muito fiel a sua proposta. Não acho feio, existe harmonia no desenho. Tenho 1,93 e não fico apertado, como ando sozinho a maior parte do tempo, o espaço interno é ótimo e o porta malas muito bom. Acredito que para uma família com filhos pequenos seja ótimo, pois tenho um sobrinho de 4 anos e carrego numa boa várias coisas dele, inclusive a cadeirinha. Entrei no Prisma 2012 e percebi mudanças internas muito boas, como o banco mais confortável e os comandos do painel muito melhores de mexer. Na minha opinião o que matou foi a faixa cromada na traseira. Vectra é Vectra e Prisma é Prisma. Quer deixar “igual”, colocasse abaixo do nome do veículo, como é na Meriva.

[Data de publicação] 26/2/11

[Nome] Bruno Ravagnolli
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] Maxx 1.4 Econoflex
[Ano-modelo] 2008
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Não utilizo

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 3
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] O Carro é fantastico ao que se propõe, um carro de entrada com um ótimo motor, forte e economico (9.5 – 10 cidade, 11.5 – 12 estrada 120 km/h). O carro me surpreendeu em vários quesitos, sai de um Astra 2008 (compra de apartamento) e fui pro prisma, quase não senti falta do Astra, claro que o Astra é um carro muito superior ao Prisma, mas como disse lá em cima, o carro ao que se propõe é ótimo. Não entendo os que dizem que o carro tem um acabamento ruim, isso você ve quando se compra o carro e não quando já está com ele, concordo que o carro poderia ter uma acabamento melhor, mas pelo preço. Outros dois pontos positivos é o Porta-malas cabe muita coisa. A outra e a força do carro em qualquer lugar, estava indo pescar e pra chegar tinha uma estrada de terra de mais ou menos uns 5 Km e tinha chovido muito um dia antes, e chegando encontrei dois gols atolados por falta de altura e força nos motorzinhos mil…

[Principais aspectos negativos] O carro tem um barulho na suspensão de lata batendo contra lata, comprei ele usado com 16.500 km e já na primeira semana mandei trocar os batentes de suspensão graças a esse barulho e fuçando na net descobri que é um barulho do carro então deixa pra lá. Outra coisa que não sei especificamente se é um defeito ou foi por causa da chuva é a estabilidade, numa viagem embaixo de um temporal de janeiro o carro a 110 km/h se mostrou um pouco sem estabilidade, me forçando a andar em 90 km/h, mas ainda quero ter certeza se é falta de estabilidade porque sai correndo por causa de um problema na família e não calibrei os pneus.

[Defeitos apresentados] Fora o Barulho, nenhum defeito

[Comentários adicionais] A GM acertou na publicidade, “seu primeiro Grande carro”.

[Best Cars Web Site] Site obrigatório pra quem gosta de Carro.

[Data de publicação] 26/2/11

[Nome] Christiano Galera
[Cidade] Jaú
[Estado] SP
[E-mail] cxgalera@hotmail.com

[Versão] JOY 1.4
[Ano-modelo] 2009
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Já tive 28 carros… Esse me impressionou ! design… eficiência (anda como 1.8 e bebe como 1.0) e custo de manutenção (simplesmente não quebra, mesmo com o meu pé sempre bem pesado).

[Principais aspectos negativos] Suspensões muito macias que fazem o carro inclinar nas curvas (Mas ele derrapa menos que o VECTRA B que já tive) ! Qualidade do plástico (Risca fácil) ! Banco com pouco apoio lombar !

[Defeitos apresentados] Apenas um barulho na suspensão dianteira, resolvida com lubrificação !

[Concessionárias] Sempre fui atendido pela concessionária da cidade de Jaú ! Excelente concessionária, há até pistas de testes interna.. Apesar de terem entregado o carro O km com o volante um pouco desalinhado !

[Comentários adicionais] Pra quem valoriza design e desempenho e não quer gastar muito com combustível e manutenção ! Não tem outro igual !!! No resto, ele é mediano, um carro muito honesto ! E ele te proporciona algumas surpresas… Um teto que absorve muito bem o calor ! E, com meus 1,92m, posso sentar até no banco traseiro dele (Coisa que não consegui até em CIVIC, COROLLA e FUSION) !

[Data de publicação] 26/2/11

[Nome] Maurício José Lima
[Cidade] Campinas
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] Maxx 1.4
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 2
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Porta-malas grande e espaço interno, principalmente no banco de trás, devido ao bom entre-eixos, mas o ponto alto é o motor, grata surpresa, desempenho de 1.4, e econômico (gasta mais que um 1.0 e menos que um 1.6), boa suspensão para cidade.

[Principais aspectos negativos] Falta opção de vidro elétrico nas portas traseiras, estabilidade na estrada (nada que dê medo, mas no começo você sente o carro muito leve).

[Defeitos apresentados] Até agora nenhum, mas o carro é muito novo

[Concessionárias] A Dahruj, de Campinas, é péssima. na entrega do carro e atendente foi mostrar o funcionamento do alarme e fechou os vidros, só que embora o carro estivesse a uma semana na concessionária esperando emplacamento colocaram o insufilem só no dia, com o fechamento do vidro ele descolou, na cara dela e ela negava, demoraram 2 semanas para consertar. Na troca de óleo, além de cara (se fizer fora perde garantia), nem limparam o veículo.

[Comentários adicionais] Li muitas críticas ao acabamento, comparando até com o Uno Mille (que já tive), as acho ridículas, é claro que é simples, mas se compararmos com os outros veículos na faixa de 30 mil, o acabamento é normal, e me desculpem os fãs de Fiat, é bem melhor que o do Uno e Palio, dos carros que vi o único com acabamento acima dele era o Peugeot 207, mas nenhum tem motor e porta-malas como, ou só o Logan, mas o motor do Prisma (pelo menos no test drive) é bem melhor que o do Logan, além de ser um carro bonito, ótima compra.

[Best Cars Web Site] òtima referência, melhor site sobre carros.

[Data de publicação] 26/2/11

[Nome] Marco J. Borges
[Cidade] Brasília
[Estado] DF
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] 1.4 Econoflex
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 2
[Instrumentos] 2
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 3
[Freios] 3
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 3
[Segurança passiva] 3
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] Desempenho, o motor 1.4 é valente e associado ao baixo peso do veículo – 910 kg – leva o Prisma a desempenho semelhante aos 1.6. O espaço do porta malas é bom. O custo benefício é bom, sobretudo, se comparado ao Siena 1.4, que anda menos (mas com os novos motores 1.6 e 1.8 da Fiat a coisa mudará) e é bem mais caro, apesar do acabamento ser melhor.

[Principais aspectos negativos] Espaço interno para os passageiros; braço do porta malas,consumo que poderia ser menor pois o motor nem é 1.6 e, como já disse, o carro é bem leve; engate impreciso das marchas, sendo que a ré na maioria das vezes arranha pra entrar e você passa vergonha na rua…; muito plástico no acabamento que com o tempo tende a bater, principalmente em estradas irregulares e não pavimentadas… O carro também é muito fraco em baixas rotações e dá raiva ao passar por quebra-molas….

[Defeitos apresentados] Ruído no motor (não muito alto e que parece estar relacionado com a rotação do motor ou de alguma correia), depois constatei-o em outro Prisma (1.0 VHC) e segundo a Concessionária Jorlan/DF “pode” ser característico do motor. A suspensão dianteira direita trepida mais que a esquerda (levarei à Concessionária).

[Concessionárias] A Jorlan se preocupa com a satisfação do cliente e são atenciosos na venda e no pós-venda. A equipe de manutenção é bem atenciosa e “dependendo” do técnico o problema é rapidamente resolvido.

[Comentários adicionais] No geral é um bom carro, anda bem e dá segurança nas ultrapassagens, claro que não é um 2.0, mas deixa os “milzinhos” para trás com facilidade. Agora o encosto de cabeça dianteiro (é fixo, não podendo ser regulado e, ainda por cima malfeito) é umas coisas mais ridículas que já vi em um carro! Anteriormente tinha um Palio e considero o seu acabamento e a relação das marchas bem melhor superior ao Prisma. Mas para quem quer sair dos 1.0 e viajar com mais tranquilidade nas estradas é uma boa opção.

[Best Cars Web Site] O site é muito bom, a seção do histórico dos carros antigos é muito interessante e tem várias informações. Esta seção da opinião dos donos dos automóveis é fantástica e permite conhecer vários carros pela experiência dos proprietários, o que é admirável!

[Data de publicação] 20/11/10

[Nome] Thiago Caminha Pessoa
[Cidade] João Pessoa
[Estado] PB
[E-mail] thiagocaminha@gmail.com

[Versão] Joy 1.4 Econo.Flex
[Ano-modelo] 2009
[Combustível] Flexível
[Quilometragem atual] 70.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 4
[Acabamento] 1
[Posição de dirigir] 2
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 1
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 3
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 2
[Suspensão] 3
[Estabilidade] 2
[Segurança passiva] 1
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Preço, Estilo e Desempenho. Paguei por um sedã compacto 1.4 preço de hatch compacto 1.0. Carro de design satisfatório em minha opinião, principalmente com instalação de acessórios como rodas de liga e faróis e lanternas escurecidos originais. Com excelente relação peso x potência na categoria, o DESEMPENHO do carro é EXCELENTE na sua faixa de mercado, principalmente considerando que é equipado com um motor 1.4 comum, de concepção arcaica. Mas estou satisfeito nesse quesito, já que o automóvel agrada e até se comparara a outros de categoria superior disponíveis no mercado.

[Principais aspectos negativos] A série de DEFEITOS demonstra o CONTROLE DE QUALIDADE INADEQUADO por parte da fábrica em seus produtos. Aliás, qualidade passa longe do Prisma em quesitos diversos. A impressão que o proprietário tem é de que o carro é DESCARTÁVEL, que irá se desmanchar na sua mão daqui a mais poucos meses por ABSOLUTA FALTA DE RESISTÊNCIA.
De fato, o ACABAMENTO é igualmente SOFRÍVEL. A oferta de equipamentos é franciscana e o seu painel que me lembra o de um “Gurgel Supermini”, com botões de ar condicionado e comandos de ventilação todos FAJUTOS, portaluvas ínfimo, tudo, é claro, construído com os materiais mais econômicos possíveis existentes na indústria atualmente. Enfim, é pra deixar qualquer entusiasta com vontade de chorar. Uma das saída de ar trincou só porque instalei um aromatizador Gleid.
A DIRIGIBILIDADE também é SOFRÍVEL! Sua suspensão macia, que agrada na cidade, deixa o carro péssimo para pegar estradas. O Prisma sofre muito com efeitos de vento lateral e INCLINA em demasia em qualquer curvinha mais acentuada. O Cambio é macio, mas não possibilidade prazer nenhum numa pretensa tocada mais empolgada. Em compensação, a ré arranha pra entrar sempre, mais outra péssima “CARACTERÍSTICA DO PRODUTO”. Além disso, o volante é torto e tem péssima empunhadura, sem falar que a borracha utilizada é dura demais e as vezes sua mão escorrega da direção.
SEGURANÇA sofrível, não dispõe de itens de segurança passiva nenhum! Freios lerdos, passando a impressão de que o servofreio não funciona direito, você precisa afundar o pé, mas, outra vez, assim como a INEFICIÊNCIA do sistema de AR CONDICIONADO, que gela pouco e deixa toda poluição entrar mesmo com recirculação ligada, são mais “características do modelo”.

[Defeitos apresentados] Com quase 80000km rodados, muitos em estradas com EXCELENTE PAVIMENTAÇÃO, os defeitos apresentados foram inúmeros e prematuros. Apenas dois consertados em garantia, o resto foi depois do 1 ano de adquirido. Isso faz presumir que o carro é praticamente DESCARTÁVEL e que só dura 1 ano. Caixa de direção já vai na segunda. Rolamentos, idem. Coxim do motor, bomba dágua, câmbio que trava sem entrar quarta marcha, embreagem vibrando desde os 15000 e já na iminência de substituição, fiação solta no motor corroída por eletroventilador do radiador, dentre outras falhas, além de toda a manutenção preventiva realizada apenas em concessionária.
Mas o defeito mais irritante ninguém consertou até hoje: a completa FALTA DE ACERTO da parte de injeção. Só gosto de usar álcool, mas o carro falha desde zero e nunca deram solução ao caso, usam sempre a desculpa genérica do “combustível adulterado” ou de que os sistemas de diagnóstico não detectaram qualquer anomalia. Mas desde a primeira revisão para troca de óleo que informo sobre irregularidades no sistema: o carro “bate pino”, o carro dá “estouro” no coletor, retorno da explosão quando você pisa forte no acelerador, e, esporadicamente, o carro perde desempenho. Isso é assim desde novo e nunca deram solução alguma.
Mais grave, porém, é que quando abastecido, todas as vezes, o carro apresenta um “LAG” terrível no desempenho por uns 15km, tão grande que você pode se envolver num acidente ao tentar transpor uma via, por exemplo. O carro fica tão lento que chega a ser comparável ao um Fiesta Sedã 1.0 com 5 adultos, bagagem e ar condicionado ligado, subindo uma ladeira, ou seja, simplesmente não anda, apenas aumenta o barulho de aspiração de ar pelo motor e desempenho que é bom, nada. Dá até mau humor! Preciso inclusive planejar os abastecimentos antes de pegar a estrada com a família, já que o carro não tem condições de ser abastecido em um posto de gasolina de beira de estrada, pois quando você retornar à rodovia, você não vai poder contar com respostas do motor.
Além do mais, o carro quase deu esquente no motor por defeito na bomba de água com pouco mais de 60000 rodados e logo após a revisão prevista. Claro, além de pagar substituição de peças e líquido de arrefecimento em menos de 90 dias, qualquer dano que viesse a sofrer o motor iria correr às minhas expensas, óbvio, já que o carro saiu da garantia.

[Concessionárias] Padrão de atendimento apenas medíocre, ou seja, “pão com ovo”. Bem que a Chevrolet tentou inovar com um novo sistema personalizado de atendimento pós venda, que uso bastante, até, mas isso já existia na Ford há anos. Alguns mecânicos e consultores são mais atenciosos e até te escutam. Outros partem do pressuposto que o proprietário é um pateta e querem logo te resumir à condição de idiota, sempre tentando convencer de algum defeito com argumentos evasivos de que “não existe o defeito”, “é impressão sua”, “é normal”, “é característica do carro” etc. Revoltante tamanho despreparo e falta de profissionalismo.

[Comentários adicionais] Não se justifica um carro apresentar tamanha deteriorização em tão pouco tempo de uso. Sou um consumidor exemplar, com o perdão da modéstia: assino duas revistas de automóvel desde os 7 anos de idade, além de acompanhar o BestCars assiduamente. Assim, coloco em prática muitas dicas que aprendi com essas publicações especializadas. O fato de eu rodar em BR-101 concretada, transpor lombadas corretamente, zelar pelo carro e andar a maior parte do tempo SOZINHO não justifica de forma alguma o carro ter apresentado tantos defeitos. Rodei 170mil no meu Fiesta Sedã 1.6, que só acabou porque dei perda total em acidente, do qual saí ileso.
Com o Prisma já gastei mais de 5mil reais em manutenção, demonstrando a péssima qualidade do produto. Vale lembrar que todos os gatos foram realizados em concessionária, não sem antes pesquisar bastante e evitar tudo de desnecessário que é empurrado pelos mecânicos. A revisão dos 60000 me custou quase 3000 reais (tenho nota de tudo!). A única vez que contactei o SAC GM foi pra solicitar extensão da garantia para a segunda caixa de direção defeituosa, que durou pouco mais de 40mil km e que substituí às minhas expensas. Mas SEQUER O SAC RETORNOU, demonstrando a estratégia pouco inteligente e infeliz da GM, que faz pouco caso com seus consumidores. Não percebe a GM que estou em início de profissão e que dentro em breve serei consumidor de carros de categorias superiores e claro, jamais cogitarei outro Chevrolet como alternativa, por mais simpáticos que me sejam tais modelos. Inclusive trocamos agora em setembro o outro carro da nossa família por outro carro que não foi Chevrolet, lógico.
DEFINITIVAMENTE eu não teria comprado este Prisma se soubesse que ele seria essa verdadeira “BOMBA”, que me trouxe muita insatisfação. O Slogan do “leite glória” se aplicaria ao meu carro com maestria.

[Best Cars Web Site] Abstendo-me de bajulações, O “Best Cars Web Site” e seus editores me presenteiam com o que considero, em minha humilde e leiga opinião, a melhor publicação especializada existente. Dinâmica, imparcial, crítica, defensora dos direitos dos consumidores. Impressiona a eloquência com a qual os textos são escritos. Desejo que também publiquem versão impressa, uma revista melhor do que todas as outras. O site deveria ser disciplina obrigatória para todos os brasileiros, assim talvez fosse possível mudarmos a lamentável realidade do nosso mercado automobilístico, que apesar do nosso poder de quarto consumidor mundial, temos de nos contentar com esses verdadeiros LIXOS JURÁSSICOS, ultrapassados e em grande parte INSEGUROS, que nos são ofertados pelas fábricas nacionais em flagrante desrepeito aos brasileiros, estando restritos os carros bons apenas àqueles que possuem bastante dinheiro para adquirir automóvel. Pior é ter de ouvir os donos desses lixos se degladiando na defesa de suas qualidades fictícias.

[Data de publicação] 20/11/10

 

SEM COMENTÁRIOS