Audi A3 (segunda geração)

Audi A3 (segunda geração)

 

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[Nome] IGOR
[Cidade] TAGUATINGA
[Estado] DF

[Versão] 1.6
[Ano-modelo] 2007
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 3
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 3

[Principais aspectos positivos] Por onde passa chama atenção. Imponente. Audi é Audi. Acabamento melhor que o do Golf VII que acabou de sair. Apesar de ser um carro 2007 o design é super moderno.
Por ser 1.6 a manutenção é a mesma de um Golf

[Principais aspectos negativos] Seguro caríssimo e nem toda seguradora quer fazer. Peças como faróis e lanternas e vidros absurdamente caros.

[Defeitos apresentados] Nenhum defeito até o momento

[Comentários adicionais] Carro pra quem gosta de cuidar, se for um desleixado da vida, não compre.
Compraria outro fácil, tinha um honda Civic zero e não era feliz. Agora tenho um audi usado e estou sorrindo pras paredes.
Audi é Audi e ponto.

[Data de publicação] 18/10/13

 

 

[Nome] Alexandre T. Costa
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[E-mail] não publicado a pedido

[Versão] Sport 2.0T FSI
[Ano-modelo] 2011
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4

[Principais aspectos positivos] São tantos que é difícil saber por onde começar! Sou apreciador da escola de design alemã, gosto do estilo discreto porém com personalidade própria, sem apelar para malabarismos estilísticos que logo saem de moda ou enjoam (pelo contrário, a Audi lança moda e os outros copiam – LEDs, embreagem dupla, injeção direta em motor turbo, corrente ao invés de correia, etc.).
Por falar nos LEDs… lindos, atraem atenção e por isso aumentam a segurança na rua e na estrada, para pedestres e motoristas que notam o carro de dia com mais facilidade. Os faróis bixenon automáticos iluminam MUITO e não ofuscam NADA quem vem ou está na frente. Perfeitos.
Por dentro, a posição de dirigir, o conforto dos bancos (animal), nível de ruído (zero), acabamento, etc. são impecáveis. Não tem nada de “nobre” como os superluxo da própria Audi e outras marcas top, mas para mim é na medida e de alto padrão no material e execução (não curto madeiras e coisas do tipo em autos). Sem folgas, rebarbas, tudo no lugar, à mão. Iluminação perfeita, som de qualidade, couro de primeira, comandos fáceis e completos. De noite fica lindo sem escandalizar, mantém o conforto e não cansa nunca.
O volante é perfeito, a pegada muito agradável e o peso da direção ficou simplesmente impecável. Na medida para manobras, para navegar no trânsito, para correr na estrada. O raio de manobra é absurdo, nem se compara com os BMW e menos ainda com o i30 ou outros Hyundai. Não sei como conseguiram com um pneu tão largo e rodas 17″ (lindas, por sinal – e com balanceamento dinâmico perfeito tb).
Em relação ao motor e câmbio, basta ler qualquer teste nacional ou gringo: unanimidade total. O carro é quase perfeito, e entrega tudo que promete. É um avião (não um foguete, mas já é outro nível em relação a 100% dos nacionais e 90% dos importados, exceto os carros top preparados ou de performance – AMG, RS, M, etc.). Até demais para nossas ruas e estradas, e muito acima da frota que roda por aí. “Mais” pode não ser necessariamente “melhor”, e menos fica pouco perto dele.
A suspensão melhorou 200% em relação ao anterior: é firme sem ser dura ou seca. No dia-a-dia é até confortável. Mérito da nova traseira independente reconfigurada, dos batentes fixados em subchassis, mas tb do chassis extremamente rígido. O carro não torce nada, parece um kart ou um 4×4 nas curvas, arrancadas e frenagens. Uma delícia de pilotar ou simplesmente dirigir.
É econômico (9km/L na cidade mesmo com AC e trânsito), e na estrada se andar na boa (até 120km/h) faz 13km/L com gasolina. Se pisar, bebe – mas aí, até 1.0 bebe (mas não anda…). Se usar Podium, melhora um pouco mas aditivada boa já está de bom tamanho.
Nos detalhes mora o diabo: o párabrisa é “limpo”, os limpadores ficam escondidos e são perfeitos quando em uso. O computador de bordo melhorou bastante tb, ficou mais completo e fácil de usar. O som então, nem se fala… limpo, definido, encorpado e aceita iPod, MP3, CD, etc. O AC é perfeito, mas o do modelo antigo já era tb.
O Sport tem fechamento do teto solar com placa e tecido, veda tudo e fica como “sem teto” o que prefiro e considero vantagem em relação à tela do modelo Sportback 4P. Questão de preferência, os dois são bons mas o Sport eu considero mais adaptado ao clima brasileiro nesse sentido, enquanto o Spbk é perfeito pro clima europeu, menos ensolarado que o nosso. No outro tive que colocar insulfilm pra reduzir o calor e o brilo.

[Principais aspectos negativos] Ainda que não faça diferença no funcionamento ou no dia-a-dia, simplificaram alguns plásticos e acabamentos em relação ao modelo antigo (pré-2007), que já possuí tb. Os comandos de seta, limpador do párabrisa, etc. ficaram “pébas”, os antigos eram mais firmes, pesados e sólidos, assim como alguns plásticos da porta e do painel.
Outro defeito na minha opinião são as saídas de ar do AC com aros prateados, que refletem na janela lateral exatamente no eixo de visão do espelho retrovisor externo, sobretudo quando faz mto sol. Isso atrapalha, tem outros carros com esse problema tb (novos Peugeot, alguns Mercedes, etc.).
O comando do piloto automático (cruise control) tb podia melhorar, talvez no estilo dos japoneses e coreanos. A pequena alavanca não é difícil de usar, mas a posição é ruim e não é tão prática quanto de outros carros, mesmo os VW que são no comando da seta.
Mas são detalhes, e muita coisa é questão de costume. Nada que estrague a boa impressão geral e as qualidades do A3 na minha opinião.

[Defeitos apresentados] Ainda não apresentou nenhum defeito, assim como os outros Audis que tive. Sempre cuidei bem, faço manutenção periódica e preventiva e dirijo com cuidado, talvez por isso nunca tenho tido nenhum problema com carro algum desde meu primeiro automóvel em 89.

[Concessionárias] A Sorana e Caraigá são ótimas, porém não são baratas e tb praticam a “empurroterapia” como 99% das concessionárias nacionais (as americanas tb fazem isso porém mais discretamente). Brasileiro gosta e ainda dá valor a carimbo no manual, eu sigo a manada mas no dia-a-dia, prefiro cuidar do carro pra valer em boas oficinas de SP (Suspentécnica, etc.).

[Comentários adicionais] Na estrada a 120km/h em 6a marcha o carro está a 2.800rpm, deslizando no asfalto sem qualquer ruído. Absurda a suavidade no asfalto com os PZero Rosso, mais silenciosos que os Dunlop ou mesmo os PZero comuns. Parece motor elétrico, é suave e não vibra com outros projetos ruins que têm de monte por aí. Em subidas ele não reduz para 5a, mesmo carregado. É incrível a sobra de torque e potência em qualquer faixa de rotação ou velocidade.
O motor nunca dá impressão de estar sob esforço ou acima do limite. Se pisar ele sai forte mesmo a 160km/h, e num piscar está batendo 200km/h – mas vc sente que sobra fôlego pra ir além. Não tem pra ninguém, só carro fuçado ou esportivos de marca pra bater.
O câmbio é literalmente telepático. Não é exagero o que dizem sobre a dupla embreagem da Audi. Eu fiquei frustrado com a perfeição pois achei que ia curtir as borboletas do câmbio ou o tiptronic. Fiquei babando pra usar, já tive em outros carros mas não com esse motor ou dupla embreagem, mas só por diversão pq simplesmente não precisa. Nem em serras, ele está sempre na marcha certa e na rotação perfeita, sempre cheio. Se quiser (ou precisar) forçar, basta colocar no S (esportivo) que o bicho fica nervoso pra valer. Chega a irritar.
Enfim, existem carros mais potentes, mais rápidos, mais bonitos (embora seja questão de gosto), mais caros, mais espaçosos, mais altos, maiores, mais luxuosos… Mas poucos, pouquíssimos mesmo, tem tudo isso num equilíbrio tão perfeito quanto esse Audi. É um carro muito, muito superior à simples soma das “partes”. Dos detalhes ao todo, é um carro perfeito para rodar no dia-a-dia da cidade, em viagens. O melhor carro que já tive, e por uma boa folga.

[Best Cars Web Site] Best Cars, o nome já diz tudo! Esta seção tem valor inestimável como “banco de dados” sobre carros pois vai além do “teste de revista”, que por mais profundo e sério que seja é de curto prazo. Assim, mesmo que hajam alguns absurdos, checar a opinião do dono no conjunto dá uma idéia da realidade do usuário (nós) no médio e longo prazos em relação a muitos aspectos importantes dos autos.

[Data de publicação] 11/2/12

[Nome] Marcel Zampieri Gimenez
[Cidade] Jundiaí
[Estado] SP
[E-mail] marcel@mzgimenez.com.br

[Versão] A3 Sport 2.0 TFSI
[Ano-modelo] 2010
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos

[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito

[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 3
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5

[Principais aspectos positivos] Por ser um carro “premium”, considero o seguro e a manutenção itens que oferecem uma excelente relação custo-benefício. Além do desempenho, que é fantástico, aliado ao câmbio.

[Principais aspectos negativos] O espaço traseiro deixa a desejar.

[Defeitos apresentados] Não há o que desabone o veículo.

[Concessionárias] Sempre atendem a contento.

[Comentários adicionais] Eu recomendo para quem gosta de carro e quer estilo único.

[Best Cars Web Site] Gosto dos artigos apresentados aqui.

[Data de publicação] 30/7/11

 

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