Ao contrário das outras cinco categorias de utilitários esporte, esta mantém os principais concorrentes que disputaram a antiga classe de maior luxo, iniciada em 2006. Isso só deixa mais clara a preferência dos eleitores pelo Cayenne, que obteve o título pela oitava vez em um domínio absoluto.
Enquanto o Range Rover tradicional (chamado no Brasil de Vogue, que é apenas uma de suas versões) competiu na nova geração, o Sport concorreu no modelo antigo, pois o novo não foi lançado a tempo. O resultado é que o tradicional cresceu de 5º. para 2º. lugar, mas o Sport caiu de 2º. para 7º. No restante das posições, os Mercedes Classe M e GL trocaram de lugar e o Land Rover Discovery, que veio de outra categoria, foi o 5º. colocado. O outro estreante na classe, o Lexus RX, não passou da última posição. Vale notar que o BMW X5 de terceira geração não concorreu pela mesma razão do novo Sport: chegou ao Brasil fora do prazo.
Resultados
Posição |
Modelo |
Percentual |
Anterior |
1 | Porsche Cayenne | 36,7% | 1 |
2 | Range Rover | 25,1% | 5 |
3 | BMW X6 | 11,6% | 3 |
4 | Audi Q7 | 7,6% | 4 |
5 | Land Rover Discovery | 6,9% | NC |
6 | Mercedes-Benz Classe M | 4,5% | 8 |
7 | Range Rover Sport | 4,1% | 2 |
8 | Mercedes-Benz Classe GL | 2,2% | 6 |
9 | Lexus RX | 1,3% | NC |
ANC = não concorreu na categoria |
Eleições anteriores
2013 | Porsche Cayenne | 38,4% |
2012 | Porsche Cayenne | 39,0% |
2011 | Porsche Cayenne | 39,4% |
2010 | Porsche Cayenne | 38,6% |
2009 | Porsche Cayenne | 41,4% |
2008 | Porsche Cayenne | 40,2% |
2007 | Porsche Cayenne | 40,6% |
Não havia a categoria até 2006 |
Próxima categoria |