Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Motos Avaliações

Nova Kawasaki Ninja ZX-10R está pronta para correr

03/06/2016
in Avaliações, Motos

Com motor de 200 cv e eletrônica de sobra, a superesportiva traz o desempenho das pistas para as ruas

Texto: Geraldo Tite Simões – Fotos: divulgação

 

Sem exagero: se você pegar uma Kawasaki Ninja ZX-10R 2017 comprada na loja, retirar o conjunto óptico, retrovisores e para-lama traseiro e alinhar para o grid de largada de uma etapa do campeonato de Superbike, a chance de fazer bonito é grande (claro que não é preciso colocar em questão o talento ao guidão dos leitores do Best Cars). Porque, a exemplo da Ducati 1299 Panigale que avaliamos em janeiro, essa é uma moto superesportiva que vem pronta para correr.

Não se trata de uma maquiagem em relação ao modelo 2015. A nova e a antiga são parecidas a ponto de confundir quem olha rapidamente, mas são dois produtos bem diferentes. A nova ZX-10R não tem um parafuso aproveitado da versão anterior — é tudo novo. A Kawasaki do Brasil nos convidou para avaliar essa moto no autódromo José Carlos Pace (Interlagos) como se deve: sem limite de voltas nem ninguém controlando a velocidade, algo muito raro em se tratando de fabricantes de motos no Brasil, embora comum no exterior.

 

Parece a anterior, mas é toda nova; carenagem admite ar para aumento de potência

 

Melhor ainda: também levaram a ZX-10R anterior para uma referência de comparação. Sábia decisão, porque tivemos a chance de conhecer como era esse modelo antes e certificar como a nova versão é realmente mais eficiente. A potência do motor se manteve, porque já bateu a casa dos 200 cv (197,2 no dinamômetro) a 13.000 rpm, o que a Kawasaki julgou suficiente. Como ela tem o sistema de indução forçada de ar, essa potência aumenta cerca de 5% quando em alta velocidade.

 

Você pode “alicatar” o freio no meio da curva à vontade, que só será transferida para as pinças a força ideal para não levantar a moto

 

É difícil de acreditar, mas depois de rodar nas duas versões pudemos concluir que são motos muito diferentes. Só de ligar a nova ZX-10R já se percebe a mudança: o motor sobe de giro mais rápido e o nível de vibrações é menor. Essa característica é resultado, sobretudo, da redução de peso do virabrequim (em nada menos que 20%) e dos pistões. Também mudou a inclinação das paredes dos cilindros, agora levemente desalinhadas, para fazer os pistões subirem e descerem mais livres, sem forçar as paredes. Como eles ganharam em diâmetro e ficaram com curso menor, o motor cresce de giro mais rápido.

 

Ajuda eletrônica

As motos mais sofisticadas, hoje, estão sob completo monitoramento eletrônico por uma central que analisa tudo. Com base nos dados coletados e usando processadores mais rápidos a cada nova geração, pode-se dizer que as esportivas atuais “pensam” — em alguns casos, melhor que o piloto. Um desses sistemas ajuda a colocar na curva, manter e sair, como se dentro de uma caixinha mágica morasse um monte de gnomos que levantam e inclinam mais a moto conforme a aderência dos pneus.

 

Ângulos estão por toda parte do desenho da ZX-10R, da lanterna com leds ao silenciador

 

Os numerosos controles eletrônicos da ZX-10R oferecem três opções de atuação: Low (baixa), que fornece apenas 60% da potência, recomendada para piso molhado; Middle (média), que libera 80%; e Full (completa), que solta as amarras e entrega 100% da potência para o piloto enfartar de vez. Além disso, por meio de um menu no painel digital o piloto pode alterar alguns dos controles para deixar mais ou menos permissivos.

Alguns dos controles eletrônicos disponíveis:

 



 

• Controle de frenagem: você pode “alicatar” o freio no meio da curva à vontade, que só será transferida para as pinças a força ideal para não levantar a moto nem fazê-la sumir debaixo de seu nariz. Com seis parâmetros de medição (dois a mais que o tradicional) nos sentidos vertical, horizontal e diagonal, a central sabe o tempo todo qual o grau de inclinação da moto, em curva ou em reta, e distribui a carga de frenagem de forma a não travar as rodas nem jogar o incauto por cima da bolha.

• Controle de tração: como o nome diz, impede que a roda motriz fique patinando quando o piloto acelera, sobretudo na saída de curva.

• Controle do efeito redutor do motor (freio-motor): o piloto aumenta ou diminui a atuação do motor na desaceleração. Esse sistema atua na embreagem.

 

O posto do piloto: instrumentos digitais, conta-giros em arco, seleção de níveis no punho

 

• Gerenciamento de curva: é uma espécie de corretor de trajetória que ajuda a manter a moto na curva, mesmo com certa liberdade para o piloto inclinar mais ou menos. Esse sistema é monitorado pela IMU (Inertia Measurement Unit, unidade de medida de inércia), que analisa o tempo todo as condições de aderência, inclinação e abertura de acelerador e ajuda o piloto a não cair por excesso de inclinação.

Bom, controle eletrônico não é mais novidade para ninguém. Quem acompanha os testes com carros já conhece essa evolução há tempos. Nas motos eles começaram a aparecer com mais evidência nos últimos 10 anos e hoje atingem um patamar que sempre deixa no ar aquela dúvida: aonde esses caras querem chegar? A diferença no caso das motos é confiar sua epiderme e estrutura óssea a esses chips todos. Para isso existem os testadores de motos, que vestem o macacão e vão à pista conferir tudo — mantendo a ambulância por perto, claro.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãoavaliação de motosKawasakimotosSupermotosZX-10R

Related Posts

De cara nova, C4 Lounge poderia ter evoluído mais
Citroën

Citroën C4 Lounge

16/04/2021
Ford

Ford Focus hatch e sedã (terceira geração)

16/04/2021
Citroën C3 e Aircross com 6 marchas: versões e preços
Citroën

Citroën C3 (segunda geração)

16/04/2021
Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira
Avaliação

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

09/04/2021
Honda CB 500 X
Honda

Honda CB 500 X

09/03/2021
Yamaha MT-03: boas sensações na nova média ligeira
Yamaha

Yamaha MT-03

09/03/2021

Pesquise no site

Notícias

Mach 1 de R$ 499 mil é nova versão do Ford Mustang no Brasil

Mach 1 de R$ 499 mil é nova versão do Ford Mustang no Brasil

16/04/2021
Jeep Compass: série especial S 4×4 vem a R$ 188 mil

Teste do Leitor: opiniões de Compass, Jetta, C4 Lounge, Polo e outros

16/04/2021
Ram 1500 ganha ar esportivo em edição limitada Mopar ’21

Ram 1500 ganha ar esportivo em edição limitada Mopar ’21

16/04/2021
Mercedes EQS: elétrico de luxo com até 516 cv e autonomia acima de 700 km

Mercedes EQS: elétrico de luxo com até 516 cv e autonomia acima de 700 km

15/04/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Fusca: modelos 1983, 1985 e 1995 do popular Volkswagen em catálogos

Fusca: modelos 1983, 1985 e 1995 do popular Volkswagen em catálogos

16/04/2021
Renault 19: catálogo francês com o esportivo 16S e outras versões

Renault 19: catálogo francês com o esportivo 16S e outras versões

16/04/2021
Auto Esporte: raras edições da revista dos anos 1960 e 1970

Auto Esporte: raras edições da revista dos anos 1960 e 1970

15/04/2021
Puma: revistas com a história do esportivo de sucesso mundial

Puma: revistas com a história do esportivo de sucesso mundial

13/04/2021

Avaliações

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

Renegade Limited, 2008 THP e T-Cross Highline: a altura da prateleira

09/04/2021
Cheio de evoluções, novo Versa é páreo para o Onix Plus?

Cheio de evoluções, novo Versa é páreo para o Onix Plus?

05/03/2021
Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021

Teste do Leitor

Jeep Compass
Jeep

Jeep Compass (segunda geração)

16/04/2021
Novo VW Jetta com MQB e 150cv começa em R$110 mil
Volkswagen

Volkswagen Jetta (terceira geração)

16/04/2021
De cara nova, C4 Lounge poderia ter evoluído mais
Citroën

Citroën C4 Lounge

16/04/2021
Ford

Ford Focus hatch e sedã (terceira geração)

16/04/2021
VW Polo: motor TSI e eletrônica a bordo são destaques
Volkswagen

Volkswagen Polo (segunda geração)

16/04/2021
Linha Volvo 60 R-Design ganha motor Drive-E de 306 cv
Volvo

Volvo XC60 (ambas as gerações)

16/04/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade