Consultório Técnico: as consultas anteriores

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Ar-condicionado

Como utilizar bem o ar e a recirculação

Vale a pena instalar após a compra do carro?

CFC: o que significa sua substituição

Por que o sistema emite cheiro de mofo

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Câmbio automático

Como operar e extrair o melhor rendimento

Como usar bem o recurso do overdrive

Dúvidas: programas, troca manual, aceleração

Alagamentos: como superar com o automático

A redução de consumo ao usar ponto-morto

Como trabalha o câmbio sequencial da BMW

Por que automáticos têm menos marchas

Como funciona a caixa de variação contínua

Extroid: o CVT desenvolvido pela Nissan

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Cilindros

As vantagens de maior número de cilindros

Ângulo, centro de gravidade e vibrações

Vibrações não cessam pela disposição em “V”

Cilindrada: a simples fórmula para seu cálculo

Diâmetro e curso: como afetam o desempenho

Pistões: como calcular sua velocidade média

Anéis: risco de girar e causar consumo de óleo

VR6, W8, W12, W16: os motores do Grupo VW

Relação r/l ruim pode afetar a durabilidade?

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Comando de válvulas e coletores

Benefícios de ter mais válvulas por cilindro

Diferença entre comando no bloco e cabeçote

OHV, OHC, DOHC: o que significam as siglas

Duplo comando (DOHC) e tuchos hidráulicos

Corrente, um meio válido de acionamento

VTEC: o segredo desse comando variável

Como funciona o variador de tempo de válvulas

Correia dentada partida: o que se danifica

Correia dentada: quando trocar no motor Fiasa

Como funciona o sistema Valvetronic da BMW

O que significa “comando 288”

Comando “manso” prejudica a durabilidade?

Coletor de admissão variável: como funciona

Qual a relação entre coletor e torque em baixa

Coletor de admissão longo: dúvida do leitor

Vale a pena polir dutos ao preparar o motor?

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Combustíveis

Flexíveis: regras sobre que combustível usar

Flexíveis: por que varia o aumento de potência

Corolla: uso recomendado de gasolina não faz sentido

Kit flexível: se bem feito, não custaria pouco

Sonda lambda identifica o combustível

Pilha a combustível: como funciona o sistema

Abastecer com gasolina o motor a álcool

Por que o motor do Gol possui taxa baixa

A separação do álcool e da gasolina

Gasogênio: como eram os motores a carvão

O que é detonação e como evitá-la

Detonação: os limites para aspirado e turbo

Há relação entre detonação e poder calorífico?

Mistura pobre pode levar o motor a quebrar?

Por que não se usam tanques maiores

Há risco em encher além do automático?

Gasolina: vantagens da aditivada e de aditivos

Devem-se usar aditivos no óleo e combustível?

Honda: confusão entre aditivada e chumbo

Injetores limpos: o álcool pode ser aditivado

Gasolina de aviação, boa para carros antigos?

Por que o diesel brasileiro tem muito enxofre

Conversão: motor a gasolina para diesel

Álcool doméstico pode ser usado no carro?

Os efeitos da adição de nitrometano e metanol

Existe impedimento em gás natural com turbo?

GNV: vantagens e dificuldades da conversão

Álcool: injeção monoponto tem desvantagem

Golf: desempenho com diesel e gasolina

Como retrabalhar a taxa de compressão

A que taxa chegar com gasolina premium

Álcool no motor a gasolina e vice-versa

A gasolina com 24% de álcool traz riscos?

Posso usar gasolina pura, sem álcool?

Gasolina ao álcool: existe risco nessa mistura?

Como fazer bem a conversão para gasolina

Há riscos em deixar o nível do tanque baixar?

Como funciona um motor a diesel

As indicações de fluxo de combustível

 

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