Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Mais Consultório Técnico

Carro parado por meses: medidas para conservar

05/02/2016
in Consultório Técnico

Tenho um Chevrolet Onix e vou passar seis meses no exterior, deixando o carro parado. Gostaria de saber o que posso fazer para evitar ou minimizar problemas. Posso desconectar a bateria? Preciso tirar os pneus e colocá-lo em cavaletes? Troco o óleo antes da viagem ou deixo para a volta? E o combustível, posso deixar no tanque? É preferível álcool ou gasolina nesse caso? O que mais devo observar?

Rubens Silva – São Paulo, SP

É comum o receio de deixar o veículo parado por muito tempo, mas não devemos nos esquecer do período que eles permanecem em pátios antes de serem vendidos. Carros com grande demanda ficam alguns dias, mas há casos, sobretudo na crise atual, em que o veículo passa semanas ou meses esperando um comprador. Além disso, o processo de importação entre países faz que o automóvel fique até 40 dias sem uso.

BateriaNo manual do proprietário há informações de como proceder caso o carro não seja usado por longo tempo. Para não descarregar ou mesmo inutilizar a bateria, o ideal é deixá-la desconectada. Não há problema relacionado à central eletrônica, mas alguns modelos após certo período sem uso precisam de um tempo para reconhecer a chave, para dar a partida (por causa do módulo eletrônico que impede a ligação sem a chave original), ou mesmo o sistema de alarme, que não funciona sem a bateria. Nesses casos o manual informa os procedimentos necessários.

Quantos aos pneus, o ideal seria deixar o carro em cavaletes para que não tendam a ficar ovalados. Contudo, se mantidos com pressão alta (na faixa de 40 lb/pol²), a probabilidade de isso ocorrer é pequena. Os fabricantes de pneus já contam com o fato de o carro ficar bastante tempo parado, apoiado nos pneus, durante o projeto desse componente. Deixar o carro sem pneus traz um risco adicional: não seria possível alguém retirá-lo às pressas, mesmo que empurrado ou rebocado, no evento de desastres como uma enchente. Talvez você não se preocupasse tanto com um modelo atual com seguro, mas e se fosse um antigo muito especial?

 

 

Com o óleo lubrificante do motor é necessário prestar atenção: ele absorverá umidade do ar, bem como sofrerá oxidação. Recomenda-se que se troque o óleo na volta, mesmo sem uso. E nunca se deve “pedir para o cunhado ou vizinho ligar o carro a cada duas semanas durante alguns minutos”: esse procedimento, embora favorável à bateria caso não se desconectem os terminais, é muito prejudicial ao óleo do motor, que não atinge a temperatura normal de trabalho em alguns minutos. Ao se partir o motor a frio, muito combustível em forma líquida e não queimado contamina o óleo. Ao se rodar por mais de 10 minutos, o óleo atinge sua temperatura de trabalho ideal, evaporando o combustível presente nele, bem como parte da umidade acumulada.

Quanto ao combustível, no caso do álcool, haverá grande absorção de umidade do ar e, ao retornar, ele terá muito mais que os 7% de água oficiais. A gasolina pode criar outros problemas: por ser uma “sopa” de cadeias de carbono e hidrogênio, ocorrerá a evaporação das moléculas mais “leves”, o que dificulta a partida na volta (as moléculas menos voláteis permanecem). Além disso, parte das moléculas que evaporam são responsáveis por garantir a octanagem da gasolina: uma gasolina “velha” traz mais risco de detonação.

Considere ainda a característica da gasolina brasileira — comum ou aditivada — de, ao se degradar, tornar-se uma espécie de cera que pode entupir injetores, filtro ou mesmo travar a bomba de combustível. Em veículos modernos é mais difícil que isso ocorra, pela maior pressão do sistema de combustível, mas motores carburados sofrem muito com esse efeito, sobretudo entupindo os giclês. É por isso que donos de barcos com motores de popa carburados esgotam todo combustível do motor, a menos que o usem toda semana.

CapaUma opção é colocar a gasolina Podium da Petrobrás, cuja octanagem (102 octanas RON, bem acima do que qualquer motor atual precisa) compensa a perda que ocorrerá e que, segundo a petrolífera, pode ficar estocada por até 12 meses. Portanto, o mais indicado é deixar uma quantidade pequena de álcool ou de gasolina Podium no tanque e, ao voltar, completá-lo com o outro combustível: parte das impurezas presentes no álcool é dissolvida pela gasolina e vice-versa.

Há também quem recomende deixar o freio de estacionamento livre, pois haveria risco de as sapatas do freio a tambor (usadas para esse fim também por vários carros com freio a disco na traseira) ficarem “coladas” ao tambor, impedindo o movimento do carro quando o freio de estacionamento for liberado. Se optar por essa medida, não deixe de calçar um dos pneus para evitar que o carro se movimente.

No mais, não há muito com que se preocupar a não ser um pouco de poeira acumulada, o que pode ser solucionado com uma capa. Se o local for plenamente protegido da chuva, as de tecido (como a do Porsche 911 da foto) são preferíveis às de plástico pela melhor ventilação. Para prevenir algum mau cheiro dentro do carro, devido à umidade, pode-se deixar um desumidificador de ambientes, um pote com produto que absorve a umidade presente no ar.

Texto: Felipe Hoffmann – Fotos: divulgação

Mais Consultório Técnico
Envie sua dúvida

 

Tags: Consultório TécnicomanutençãoserviçoTécnica

Related Posts

Shell Responde: uma coleção com dicas para dirigir melhor
Livros multimarca

Shell Responde: uma coleção com dicas para dirigir melhor

17/09/2020
Campanha Audi facilita serviços sem presença do dono
Notícias

Campanha Audi facilita serviços sem presença do dono

07/05/2020
Toyota Yaris ganha teto preto e integração a celular
Notícias

Toyota: garantia de cinco anos agora em toda a linha

04/05/2020
Motores: as soluções técnicas que saíram do comum
Curiosidades

Motores: as soluções técnicas que saíram do comum

07/04/2020
Quarentena: os cuidados para manter o carro parado
Informe-se

Quarentena: os cuidados para manter o carro parado

09/04/2020
Coronavírus e seu carro: como manter o interior limpo
Notícias

Coronavírus e seu carro: como manter o interior limpo

17/03/2020

Pesquise no site

Notícias

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

26/02/2021
VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

26/02/2021
Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Toyota Corolla GR-S traz visual e suspensão esportivos

Toyota Corolla GR-S, de visual esportivo, custa R$ 152 mil

25/02/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/02/2021
Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

23/02/2021
Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

22/02/2021

Avaliações

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020

Teste do Leitor

T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Audi Q3 também já sai de fábrica paranaense
Audi

Audi Q3 (ambas as gerações)

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Suzuki Vitara começa em R$ 84 mil e oferece turbo
Suzuki

Suzuki Vitara (geração atual)

19/02/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade