Land Rover Discovery: a valentia descobriu o conforto

Land Rover Discovery SDV6 HSE

 

Land Rover Discovery SDV6 HSE
Land Rover Discovery SDV6 HSE
 
Já com mais de um milhão de unidades produzidas, o Discovery ganhava novos
faróis e motor V6 de 3,0 litros com compressor e 340 cv no modelo 2014

 

Uma versão blindada de fábrica, dentro do padrão de proteção B6, era lançada logo depois. Para 2011 o motor 2,7 desaparecia de vez, enquanto o 3,0 dividia-se em duas versões: TDV6, reduzido a 211 cv e 53 m.kgf, e SDV6, com potência e torque originais. No ano-modelo seguinte um câmbio automático de oito marchas era aplicado ao motor a diesel, com botão giratório no console (como na linha Jaguar) e comandos de marchas junto ao volante, e o SDV6 passava a 256 cv. Adotavam-se também um sistema de áudio Harman Kardon com 17 alto-falantes e 825 watts, comando de voz aperfeiçoado e auxílios para descida e saída em subida. Também em 2012, em março, o milionésimo Discovery era produzido.

 

Com formas robustas típicas do modelo, o
conceito Discovery Vision seguia os padrões de
estilo do Evoque e adotava soluções ousadas

 

Na comparação da inglesa Auto Express o Discovery 4 saiu-se melhor que o BMW X5: “O novo câmbio e o motor aperfeiçoado do Land Rover aproximaram seu desempenho e sua eficiência aos de SUVs mais convencionais, mas o BMW ainda acelera melhor e consome menos. O Discovery 4 é a opção mais confortável e prática, vem com mais equipamentos e não deprecia tão rápido quanto o X5. Praticidade sem limites, habilidades fora de estrada sem rivais e um soberbo refinamento na estrada mais que compensam suas desvantagens dinâmicas. No fim, ele leva a vitória — mas se você prefere desempenho a espaço, o BMW é uma ótima alternativa”.

As últimas revisões ao Discovery 4 eram reveladas para 2014: leves alterações visuais (caso dos faróis com leds para luz diurna), sistema de áudio superior e um motor V6 a gasolina de 3,0 litros com compressor, 340 cv e 46,9 m.kgf, que substituía tanto o V6 quanto o V8 anteriores. O câmbio de oito marchas agora estava em todas as versões.

 

Land Rover Discovery Vision

 

Land Rover Discovery Vision
Land Rover Discovery Vision
 
O ousado Discovery Vision sugere como podem ficar as formas da nova
geração; o utilitário esporte pode ser dirigido por controle remoto

 

A próxima geração do utilitário esporte já pode ser vista ao menos em parte por meio do conceito Discovery Vision, revelado no Salão de Nova York de 2014. Com proporções e formas robustas típicas do modelo, ele seguia os padrões de estilo do Evoque e adotava soluções ousadas, como portas traseiras abertas para trás, sem coluna central, e regulagem longitudinal e rebatimento dos bancos centrais e traseiros comandados pela tela tátil do painel. O interior de sete lugares podia assumir seis em três filas, cinco em duas filas ou mesmo quatro lugares com maior conforto.

 

 

As telas de vídeo para os passageiros da segunda fila serviam também para videoconferência entre eles e os ocupantes da frente. Os faróis usavam laser e um controle remoto habilitava o motorista a manobrar o carro de fora. A técnica de “capô transparente” projetava imagens do que estava adiante do carro no para-brisa, dando a sensação de enxergar através do capô e do motor.

Um quarto de século depois de propor uma alternativa mais simples ao Range Rover, o Discovery tornou-se quase tão sofisticado quanto ele, atendendo à demanda de seu público por mais e mais itens de conforto e soluções tecnológicas. Mas soube preservar — como poucos utilitários esporte — as vocações de um legítimo 4×4, mantendo-se um veículo preparado para colocar a família, sua bagagem e dar a volta ao mundo, sem importar que tipo de caminho enfrentará pela frente.

Mais Carros do Passado

 

Nas telas

 

O Mistério das Duas Irmãs
O Mistério das Duas Irmãs
Na Mira dos Assassinos
Na Mira dos Assassinos
Invasão de Domicílio
Invasão de Domicílio

 

Se há nos filmes uma ocasião em que um veículo robusto e valente precise aparecer, há boa chance de que o Discovery seja o escolhido. Modelos da primeira série podem ser vistos no filme de ação Bug Buster (1998), na comédia Lado a Lado (Stepmom, 1998), no drama O Mistério das Duas Irmãs (The Uninvited, 2009), na comédia The Killer Who Never Kills (2011), no drama New Best Friend (2002), na ação Na Mira dos Assassinos (Transit, 2012), no terror O Encontro (The Gathering, 2002), na ação Volcano – A Fúria (Volcano, 1997), no drama Invasão de Domicílio (Breaking and Entering, 2006), na ação Mergulho Radical (Into the Blue, 2005), no suspense Intrusos (Intruders, 2011) e na ação Hired Gun (2009).

 

O Alfaiate do Panamá
O Alfaiate do Panamá
Refém do Silêncio
Refém do Silêncio
Armadilhas da Sedução
Armadilhas da Sedução

 

A Series II apresentada em 1999 também tem diversas atuações de relevo, como na comédia O Casamento dos Meus Sonhos (The Wedding Planner, 2001), no drama O Alfaiate do Panamá (The Tailor of Panama, 2001), no policial Refém do Silêncio (Don’t Say a Word, 2001), na ação The Crocodile Hunter: Collision Course (2002), na comédia Linhas Cruzadas (Hanging Up, 2000) e no drama Armadilhas da Sedução (Say Nothing, 2001).

 

Nancy Drew
Nancy Drew
Eu Queria Ter a Sua Vida
Eu Queria Ter a Sua Vida
O Noivo da Minha Melhor Amiga
O Noivo da Minha…

 

O Discovery 3 está nas telas em histórias como as da ação Missão Impossível 3 (Mission: Impossible III, 2006), do suspense Sangue Azul (If I Didn’t Care, 2007), da ação Os Fora da Lei (Outlaw, 2007), da comédia Procura-se um Marido (Miss Conception, 2008), da ação Blitz (2011) e da comédia Nancy Drew e o Mistério de Hollywood (Nancy Drew, 2007). Por fim, a série 4 pode ser vista na comédia Eu Queria Ter a Sua Vida (The Change-Up, 2011), no drama Final Recourse (2013) e na comédia O Noivo da Minha Melhor Amiga (Something Borrowed, 2011).

 

Ficha técnica

Discovery V8 (1990)

Discovery Series II V8 (1999)

Discovery 3 V8 (2005)

MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2 duplo nos cabeçotes, 4
Diâmetro e curso 89 x 71 mm 94 x 71 mm 88 x 90,3 mm
Cilindrada 3.528 cm³ 3.942 cm³ 4.394 cm³
Taxa de compressão 9,4:1 10,8:1
Potência máxima 164 cv a 4.750 rpm 188 cv a 4.750 rpm 300 cv a 5.500 rpm
Torque máximo 29,3 m.kgf a 2.600 rpm 34,7 m.kgf a 2.600 rpm 43,6 m.kgf a 4.000 rpm
Alimentação injeção multiponto
TRANSMISSÃO
Tipo de câmbio e marchas manual, 5 manual, 5 ou automático, 4 automático, 6
Tração integral
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco a disco ventilado
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira eixo rígido ind., braços sobrepostos
Traseira eixo rígido ind., braços sobrepostos
RODAS
Pneus 205/80 R 16 255/65 R 16 255/55 R 19
DIMENSÕES
Comprimento 4,52 m 4,71 m 4,85 m
Entre-eixos 2,54 m 2,88 m
Peso 2.055 kg 2.080 kg 2.585 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND 195 km/h
Aceleração de 0 a 96 km/h ND 8,0 s
ND = não disponível