Ford Mustang: potência para as massas há meio século

2013 Ford Mustang Shelby GT 500

 

2013 Ford Mustang Shelby GT 500
2014 Ford Mustang Shelby GT 500
 
Com o V8 ampliado para 5,8 litros, o GT 500 esbanjava potência e torque: 658 cv
e 83 m.kgf, que levavam o conversível a 250 km/h e o cupê até cerca de 320

 

Parte da linha 2013, a versão RTR vinha personalizada e assinada pelo piloto Vaughn Gittin Jr., campeão mundial de drift,  competição em que os pilotos provocam derrapagem. A RTR Spec 1, com acessórios esportivos para as versões V6 e V8, trazia saias laterais, faixas esportivas, escapamento especial, suspensão mais baixa, rodas de 19 pol e novos pneus. A outra opção era a RTR Spec 2, que acrescentava suspensão modificada e amortecedores reguláveis. A opção de um compressor aumentava para 532 ou 632 cv a potência do motor V8 de 5,0 litros.

 

Os novos tempos exigem eficiência,
que a Ford obteve com a primeira aplicação
de um motor EcoBoost ao Mustang

 

Globalizado e mais eficiente

A tempo para o aniversário de 50 anos de um dos carros mais carismáticos do mundo, a Ford revelava no Salão de Detroit de janeiro de 2014 um novo Mustang. O “pônei” assumia uma missão global, de alcançar mercados em quatro continentes, deixando para trás a oferta quase restrita aos EUA dos modelos anteriores. O estilo europeu da parte dianteira podia causar controvérsia entre os fãs, mas o conjunto era típico do modelo, sobretudo as lanternas traseiras com luzes de direção sequenciais. O perfil mantinha o formato fastback  e o teto vinha mais baixo.

O interior modernizou-se sem perder a ligação com o passado. Novas conveniências eram acesso e partida (por botão) sem uso de chave, sistema de entretenimento Sync, chave programável MyKey, sistema de áudio Shaker Pro e controlador da distância até o tráfego à frente. Um seletor de programas de condução permitia alterar resposta do acelerador, assistência de direção e a operação do câmbio automático e do controle de estabilidade.

 

2015 Ford Mustang

 

2015 Ford Mustang

2015 Ford Mustang

 
Pronto para ganhar o mundo, o Mustang 2015 tem estilo mais europeu e volta a
oferecer motor turbo de 2,3 litros, mas os V6 e V8 tiveram lugar assegurado

 

Os novos tempos exigem eficiência, que a Ford obteve com a primeira aplicação de um motor EcoBoost ao modelo: uma versão específica de 2,3 litros e quatro cilindros (como no SVT de 30 anos antes) com turbo, injeção direta e variação de tempo de válvulas, que fornece mais de 309 cv e 41,5 m.kgf. Adeptos das motorizações tradicionais podiam escolher entre o V6 de 3,7 litros, com 304 cv e 37,3 m.kgf, e o V8 de 5,0 litros, aprimorado para chegar a 425 cv e 54 m.kgf. O câmbio automático opcional trazia comandos de mudanças manuais no volante.

 

 

O Mustang anterior havia resistido ao passar do tempo com o arcaico eixo rígido traseiro, abandonado por alguns anos apenas na versão SVT Cobra. O novo, porém, recebia novas suspensões com a traseira também independente e três pacotes de freios. Um assistente para arrancada rápida facilitava despejar ao solo os mais de 300 cv.

Em 50 anos o Mustang sobreviveu a crises políticas e econômicas, ficou fraco e sem identidade, mas sempre se manteve bem-sucedido. Deu a volta por cima e hoje recupera a imponência e o prestígio que teve no dia 17 de abril de 1964. Que o pônei continue ditando tendências por mais 50 anos é o desejo de seus infinitos admiradores.

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Ficha técnica

Mustang Shelby GT 350 (1965)

Mustang Boss 429 (1970)

Mustang Cobra II (1976)

MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 101,6 x 72,9 mm 110,7 x 91,2 mm 101,6 x 76,2 mm
Cilindrada 4.736 cm³ 7.030 cm³ 4.949 cm³
Taxa de compressão 10,5:1 11,3:1 8:1
Potência máxima 306 cv a 6.000 rpm* 375 cv a 5.200 rpm* 139 cv a 3.600 rpm
Torque máximo 45,5 m.kgf a 4.200 rpm* 62,2 m.kgf a 3.400 rpm* 34,1 m.kgf a 1.800 rpm
Alimentação carburador de corpo quádruplo carburador de corpo duplo
* Medidos pelo método bruto
TRANSMISSÃO
Tipo de câmbio e marchas manual, 4
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros a disco
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) não
SUSPENSÃO
Dianteira independente
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus E70-15 F60-15 195/70 R 13
DIMENSÕES
Comprimento 4,61 m 4,76 m 4,44 m
Entre-eixos 2,74 m 2,44 m
Peso 1.265 kg 1.605 kg 1.280 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND
Aceleração de 0 a 96 km/h 6,3 s ND

 

Mustang SVO (1984)

SVT Mustang Cobra (1996)

Mustang Shelby GT 500 (2013)

MOTOR
Posição e cilindros long., 4 em linha longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo nos cabeçotes, 4
Diâmetro e curso 96 x 79,5 mm 90,2 x 90 mm 93,5 x 105,7 mm
Cilindrada 2.294 cm³ 4.605 cm³ 5.801 cm³
Taxa de compressão 8:1 9,85:1 9:1
Potência máxima 175 cv a 4.400 rpm 305 cv a 5.800 rpm 662 cv a 6.500 rpm
Torque máximo 28,5 m.kgf a 3.000 rpm 41,5 m.kgf a 4.800 rpm 83 m.kgf a 4.000 rpm
Alimentação injeção multiponto, turbocompressor injeção multiponto injeção multiponto sequencial, compressor
TRANSMISSÃO
Tipo de câmbio e marchas manual, 5 manual, 6
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a disco a disco ventilado
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 225/50 R 16 245/45 R 17 265/40 R 19 (diant.), 285/35 R 20 (tras.)
DIMENSÕES
Comprimento 4,60 m 4,61 m 4,81 m
Entre-eixos 2,55 m 2,57 m 2,72 m
Peso 1.310 kg 1.565 kg 1.745 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 215 km/h ND 320 km/h
Aceleração de 0 a 96 km/h 7,5 s ND
ND = não disponível
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