Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Carros do Passado

Ford Mustang: potência para as massas há meio século

17/04/2014
in Carros do Passado, Ford

1965 Ford Mustang

 

Depois de enfrentar crises, perder e recuperar sua identidade, um dos esportivos mais famosos do mundo completa 50 anos de sucesso

Texto: Marcelo Ramos e Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

No início da década de 1960 a Ford Motor Company assistia ao crescimento de um nicho de mercado: consumidores que buscavam carros menores, mais simples e baratos, mas com motor potente e certa esportividade. A opção mais esportiva da Ford era o Thunderbird, lançado em 1954, que logo na primeira reformulação em 1957 havia perdido seu ímpeto e se transformado em um “Cadillac da Ford”. Por outro lado, a General Motors estava sorrindo de orelha a orelha pelo sucesso de seu Chevrolet Corvette, que se mantinha como único carro esporte norte-americano.

Em busca de um produto capaz de atender à nova demanda, Henry Ford II, o número 1 da empresa, solicitou a Lee Iacocca, presidente da divisão Ford, que desenvolvesse um “carro pessoal” barato com apelo esportivo, estilo jovial e porte pequeno. O primeiro resultado veio com o conceito Mustang, de 1962, desenhado por Joe Oros. O nome era uma homenagem dada por John Najjar, que trabalhou no projeto, ao P-51 Mustang, avião de caça da Segunda Guerra Mundial que ele havia pilotado.

Era um carro com desenho futurista e carroceria construída em alumínio sobre chassi tubular. Compacto (3,91 metros de comprimento, 2,28 m entre eixos) e leve (apenas 700 kg), possuía um enorme capô no estilo “focinho de tubarão” (que anos mais tarde seria adotado pelo Dodge Charger Daytona), grandes tomadas de ar laterais, barra de proteção e traseira limpa, com escapamentos saindo da carroceria. Sua apresentação no GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, em Watkins Glen, causou grande repercussão.

 

Ford Mustang I

 

Ford Mustang I
Ford Mustang II
 
O primeiro conceito Mustang era um pequeno carro esporte com motor V4
central-traseiro; no segundo (à direita), semelhança bem maior ao de produção

 

A equipe de engenharia e desenvolvimento empregou uma suspensão independente nas quatro rodas, o que era incomum na época — os eixos rígidos predominavam na traseira. Também adotou um motor peculiar, um quatro-cilindros em “V” de 1,5 litro da Ford europeia em posição central-traseira com potência de 90 cv. O câmbio de quatro marchas ficava junto do diferencial (transeixo), a direção era por pinhão e cremalheira e os freios dianteiros usavam discos, também raros àquele tempo.

 

Um dos trunfos do Mustang era a ampla oferta
de motores e acessórios, que atendia desde
à jovem até ao entusiasta por alto desempenho

 

Apesar de sua proposta interessante, o carro não atendia aos objetivos de baixo custo de produção. Por isso, pouco do primeiro conceito — além do nome — foi aproveitado no projeto do modelo de produção. Logo no ano seguinte era apresentado outro estudo, o Mustang II, com características de estilo que seriam adotadas no modelo final. Com teto baixo e longo capô, trazia elementos que fariam parte da identidade do Mustang: grade frontal decorada com o famoso “cavalo galopante”, linhas laterais com vincos nos para-lamas traseiros e lanternas triplas verticais. Agora dianteiro, o motor V8 tinha 4,75 litros e 271 cv.

 

O lançamento

Às vésperas do Salão de Nova York de 1964, já era esperado que a Ford apresentasse o modelo definitivo do Mustang. No entanto, a surpresa no dia 17 de abril — exato meio século antes da publicação deste artigo — foi geral e causou furor no mercado, transformando-o em um sucesso imediato. A repercussão foi tamanha que o Plymouth Barracuda com carroceria fastback,  lançado duas semanas antes (2 de abril) e verdadeiro introdutor desse segmento, parecia ter-se tornado ultrapassado.

 

Ford Mustang 1965

 

Ford Mustang 1965
Ford Mustang 1965
 
Revelado em 17 de abril de 1964, o Mustang causou sensação e recebeu 22 mil
pedidos no primeiro dia; à direita, apresentação do fastback em Nova York

 

Lançado como modelo “1964 e meio”, pois ainda era cedo para a linha 1965, o Mustang possuía estilo único, que se diferenciava dos carros fabricados na época. O desenho criado por Joe Oros, L. David Ash e Gale Halderman era limpo, sem excesso de entalhes e cromados. Apesar da semelhança, as linhas eram mais harmônicas que as do conceito Mustang II. Tratava-se de dois modelos, um cupê e um conversível, ambos de quatro lugares com grande capô, traseira curta e teto baixo. Os vincos que tomavam quase toda a lateral conferiam-lhe um ar esportivo.

 


Auto Livraria

 

A grade frontal estampava o cavalo ao centro, assim como no conceito, ladeada por faróis circulares em posição recuada. As lanternas traseiras permaneciam triplas e verticais, a exemplo do Mustang II, mas menores e mais discretas. O para-choque traseiro integrado à carroceria se tornaria referência para diversos modelos como Chevrolet Camaro, Pontiac Firebird, Dodge Charger e Challenger. Por dentro o Mustang oferecia bom nível de conforto e aparência inspirada nos esportivos europeus, com bancos dianteiros individuais (um inteiriço também estava disponível), console central e volante de três raios. O painel trazia o velocímetro em escala horizontal, como se veria no Galaxie/Landau brasileiro.

Um dos trunfos do Mustang era a ampla oferta de motores, opcionais e acessórios, que permitiam atender desde à jovem interessada em um carro acessível até ao entusiasta por alto desempenho. As opções passavam por ar-condicionado, rádio, conta-giros no painel, caixa de câmbio automática, controle elétrico da capota conversível, diferentes rodas e calotas — uma delas imitava as rodas esportivas com “borboleta” de fixação central —, freios dianteiros a disco, diferencial autobloqueante e assistência para freios e direção.

 

Ford Mustang 1965

 

Ford Mustang 1965
Ford Mustang 1965
 
Lee Iacocca e Donald Frey, que chefiou o desenvolvimento do Mustang, juntos
a um cupê 1965; a variedade de opções e acessórios era destaque do modelo

 

Baseado na plataforma do Falcon, o sedã compacto da Ford, o Mustang também herdava dele os motores de seis cilindros em linha da gama básica, um 2,8-litros que rendia 101 cv (potência bruta, como todas deste artigo até 1971) e um 3,3-litros de 116 cv. Esse recurso permitiu reduzir o preço a US$ 2.500, muito convidativo. Se o comprador quisesse mais vigor, podia optar pelo V8 de 260 polegadas cúbicas (4,3 litros) e 164 cv ou pelo de 289 pol³ (4,7 litros) em três versões: com carburador de corpo duplo para 210 cv, de corpo quádruplo para 220 cv e, por último, o pacote K-Code de alta taxa de compressão, que elevava a potência a 271 cv.

O câmbio manual de três marchas era de série em toda a linha, exceto na versão de 271 cv, que vinha com quatro marchas — câmbio opcional para os demais motores, assim como uma caixa automática de três marchas. Seu comprimento reduzido para a época, apenas 4,5 metros (com 2,74 m entre eixos), e a potência de seus motores fizeram surgir o conceito de pony-car  ou carro-pônei, alusão ao cavalo pequeno, mas robusto.

Próxima parte

 

 

Page 1 of 14
12...14Next
Tags: Carros do PassadocompressoresportivoEUAFordLee IacoccaMustangMustang GTMustang GT 350Mustang GT 500ShelbySupercarrosSVTV8

Related Posts

Mercedes-AMG GT quatro-portas híbrido deve passar de 800 cv
Mercedes-Benz

Mercedes-AMG GT quatro-portas híbrido deve passar de 800 cv

03/03/2021
Scania: livro com caminhões, ônibus, carros e até tanques de guerra
Livros e revistas de outras marcas

Scania: livro com caminhões, ônibus, carros e até tanques de guerra

03/03/2021
Quatro Rodas 1975 a 1979: Passat, Alfa 2300, Opala, Galaxie e mais
Destaques

Quatro Rodas 1975 a 1979: Passat, Alfa 2300, Opala, Galaxie e mais

02/03/2021
Ferrari 250 GT terá réplica com carroceria de alumínio e carbono
Notícias

Ferrari 250 GT terá réplica com carroceria de alumínio e carbono

01/03/2021
Corcel II e Belina: revistas com dois Fords de grande robustez
Livros e revistas Ford

Corcel II e Belina: revistas com dois Fords de grande robustez

02/03/2021
Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo
Livros e revistas Honda

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021

Pesquise no site

Notícias

Mini Cooper SE: elétrico para 0-100 em 7,3 s vem ao Brasil

Mini Cooper SE: hatch elétrico no Brasil a partir de R$ 240 mil

03/03/2021
Mercedes-AMG GT quatro-portas híbrido deve passar de 800 cv

Mercedes-AMG GT quatro-portas híbrido deve passar de 800 cv

03/03/2021
Dacia lança Spring, seu Kwid com motor elétrico de 44 cv

Renault terá cinco novidades no Brasil: saiba as mais cotadas

02/03/2021
Volvo C40 Recharge, o XC40 só elétrico e com perfil de cupê

Volvo C40 Recharge, o XC40 só elétrico e com perfil de cupê

02/03/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Scania: livro com caminhões, ônibus, carros e até tanques de guerra

Scania: livro com caminhões, ônibus, carros e até tanques de guerra

03/03/2021
Quatro Rodas 1975 a 1979: Passat, Alfa 2300, Opala, Galaxie e mais

Quatro Rodas 1975 a 1979: Passat, Alfa 2300, Opala, Galaxie e mais

02/03/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

02/03/2021
Corcel II e Belina: revistas com dois Fords de grande robustez

Corcel II e Belina: revistas com dois Fords de grande robustez

02/03/2021

Avaliações

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020

Teste do Leitor

T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Audi Q3 também já sai de fábrica paranaense
Audi

Audi Q3 (ambas as gerações)

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Suzuki Vitara começa em R$ 84 mil e oferece turbo
Suzuki

Suzuki Vitara (geração atual)

19/02/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade