A Volkswagen lança no Salão de Frankfurt as versões elétricas do compacto Up e do médio Golf. Chamados de E-Up e E-Golf, os carros usam motores elétricos, câmbios e baterias de íons de lítio desenvolvidos e fabricados pela própria empresa. O E-Up tem motor com potência de 60 kW (82 cv) e torque de 21,4 m.kgf para acelerar de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e alcançar velocidade máxima de 130 km/h. No E-Golf, o motor elétrico de 85 kW (115 cv) e 27,5 m.kgf permite 0-100 km/h em 10,4 segundos e máxima limitada a 140 km/h.
A autonomia é de 160 km para o E-Up, com bateria de 18,7 kWh de capacidade, e de 190 km para o E-Golf, com bateria de 24,2 kWh. Existem dois modos de condução (Eco e Eco+) e quatro modos de regeneração de energia na frenagem (D1, D2, D3 e B), e o E-Golf é o primeiro modelo da Volkswagen com faróis de leds. A bateria pode ser recarregada em 80% da capacidade em meia hora em estações de carga rápida, com corrente contínua.