
Parece um Nivus crescido, mas o nome do mais novo Volkswagen é Tiguan X e, ao menos por enquanto, o mercado chinês será o único a tê-lo. Trata-se da terceira variação do Tiguan, depois do modelo mais curto (vendido na Europa) e do Allspace que temos no Brasil. Como nos modelos Sportback que a Audi oferece em alternativa a seus SUVs, o teto de perfil mais baixo e a traseira fastback buscam um ar informal, quase esportivo, mesmo que se perca algum espaço de bagagem e para a cabeça dos passageiros de trás.

Produzido pela associação SAIC-VW, o Tiguan X mede 4,76 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,63 m de altura e 2,79 m entre eixos, o que o faz 6 cm mais longo, 2 cm mais largo e 3 cm mais baixo que o Allspace (o entre-eixos não muda). O SUV pode vir com o pacote visual R Line (fotos), que altera rodas e para-choques. Dois motores turbo de 2,0 litros estão no catálogo: o de 186 cv com torque de 33,6 m.kgf e o de 220 cv com 38,7 m.kgf, ambos associados à transmissão DSG de dupla embreagem e sete marchas com tração integral.

Texto da equipe – Fotos: divulgação