
O Volkswagen Nivus terá outro nome quando estrear no mercado europeu no segundo semestre: Taigo, que o liga aos utilitários esporte da marca com a inicial “T” como T-Cross, T-Roc, Taos, Tiguan, Touareg, Tharu e Tarek (estes dois vendidos na China). Mesmo o Atlas feito nos Estados Unidos inclui em seu nome a letra que falta ao modelo brasileiro.
O Taigo será fabricado em Pamplona, na Espanha, de onde já saem o Polo e o T-Cross para o Velho Continente. A Volkswagen não anunciou detalhes, mas confirma que ele terá motores turbo, faróis de leds de série, instrumentos digitais e “uma infinidade de sistemas de assistência”. O motor de 1,0 litro oferecido no Brasil deve ser mantido na Europa, mas é provável que seja empregada a transmissão DSG de dupla embreagem em lugar de nossa automática, para reduzir consumo e emissão de CO2.

O que deixa curiosidade nos esboços revelados pela empresa para o Taigo é se tratar de uma versão esportiva R, com rodas imensas (comuns nesse tipo de ilustração), para-choques diferenciados e novo arranjo dos elementos nos faróis e lanternas traseiras. Poderá o Nivus ganhar uma opção bem mais potente na Europa, talvez com os 200 cv do motor turbo de 2,0 litros do Polo GTI? O tempo dirá.
Texto da equipe – Ilustrações: divulgação