VW ID Vizzion: conceito autônomo, elétrico e adaptável

 

A Volkswagen revela o conceito ID Vizzion, uma de suas atrações para o Salão de Genebra. Trata-se de um carro autônomo em nível 5 (o mais alto) e elétrico, operado por voz e comando por gestos e capaz de aprender com inteligência artificial. Amplo, ele mede 5,16 metros de comprimento, 1,95 m de largura e 3,10 m entre eixos. As portas traseiras abrem-se para trás, sem coluna central, e as rodas são de 24 pol.

 

 

O interior não tem volante: foi repensado para que o tempo gasto em deslocamentos seja mais produtivo ou relaxante. A interação com o carro é feita por meio de realidade aumentada (RA) e óculos de realidade mista recém-desenvolvidos, o Hololens da Microsoft. O ID Vizzion  obtém  tração integral com dois motores elétricos que somam 225 kW (306 cv) e bateria com 111 kWh de capacidade. A autonomia chega a 665 quilômetros.

Por meio de inteligência artificial, o conceito reconhece necessidades e gostos do motorista, como os ajustes dos bancos e do ar-condicionado e suas listas de músicas favoritas, e os ativa em função do contexto e situação. O reconhecimento facial é usado para impedir o furto e as janelas podem ser escurecidas por meio eletroquímico.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação