VW ID Buzz, uma Kombi futurista, elétrica e autônoma

 

Em mais uma interpretação do tema “Kombi do futuro”, a Volkswagen preparou para o Salão de Detroit o conceito ID Buzz, nome que identifica sua família de estudos elétricos e autônomos (em Paris foi mostrado o hatch ID) e remete a Bus, como a perua era chamada nos Estados Unidos. Com estilo que traz traços dos primeiros modelos de um dos furgões mais famosos do mundo, o ID Buzz usa um motor elétrico na frente e outro atrás para obter potência combinada de 369 cv.

Com bateria de grande capacidade (111 kWh), a VW anuncia autonomia de 435 km entre recargas, seguindo padrões norte-americanos, e um desempenho que faria a Kombi original parecer um carro de verdureiro: de 0 a 96 km/h em 5 segundos. Pode-se obter 80% da recarga total em meros 30 minutos com ligação de 150 kW.

 

 

O interior permite várias configurações, de seis lugares convencionais a uma sala de estar para quatro ocupantes com mesa central, além de opções de rebatimento dos encostos e de formação de camas. A Buzz oferece ainda condução autônoma, em que o volante oblongo embute-se no painel, recurso que a fábrica espera colocar no mercado em 2025. Com isso, o ex-motorista pode participar da conversa face a face com os demais.

Antes desse, a VW fez três outros conceitos com a ideia de uma Kombi moderna: Microbus em 2001, Bulli em 2011 e Budd-E em 2016. Até agora nenhum foi colocado em produção: seria o caso dessa vez?

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação