Golf GTI Clubsport S: 310 cv e recorde em Nürburgring

 

A Volkswagen preparou mais uma novidade para o aniversário de 40 anos do Golf GTI, a ser comemorado em junho. A edição limitada Clubsport S, de apenas 400 unidades, estreia com um tempo recorde para carros de tração dianteira no circuito alemão de Nürburgring: 7 minutos, 49 segundos e 21 centésimos, abaixo dos 7min 50s 63 do Honda Civic Type R. A marca supera também as registradas por esportivos bem mais potentes, como BMW M4 (7min 52s) e Dodge Challenger SRT Hellcat (7min 51 s 51).

 

 

No Clubsport S o conhecido motor turbo de 2,0 litros desenvolve potência de 310 cv e torque de 38,7 m.kgf, índices ainda mais altos que no Clubsport básico de 290 cv. A série ficou ainda 30 kg mais leve (1.280 kg) com a remoção do banco traseiro e de materiais de isolamento, o uso de bateria menor e subchassi de alumínio e a escolha da caixa manual de seis marchas em vez da DSG automatizada de dupla embreagem.

Ao lado de rodas de 19 polegadas com pneus especiais e escapamento mais livre, o S vem com o controle eletrônico dos amortecedores revisto e um inédito programa Nürburgring, que configura a suspensão e a direção com o melhor acerto para aquele circuito. Vale lembrar que a pista admite a entrada de particulares, ou seja, os compradores desse GTI poderão explorar tal configuração em seu território ideal. Para-choques, defletores, bancos e volante (revestido de camurça sintética) também mudaram.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação