VW Golf GTI chega a 300 cv em nova versão Clubsport


A linha do Volkswagen Golf GTI de oitava geração não ficaria completa sem a versão Clubsport, que assume o topo da linha até que chegue um novo Golf R. Partindo do conhecido motor turbo de 2,0 litros, o GTI Clubsport alcança 300 cv e torque de 40,8 m.kgf, ganhos de 55 cv e 3 m.kgf sobre o Golf GTI comum. A tração permanece dianteira.


Com isso, o GTI Clubsport acelera de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos com máxima limitada a 250 km/h. A nova versão não é apenas mais potente: o controle eletrônico do diferencial está incluído no gerenciamento de estabilidade pela primeira vez, em busca de um comportamento mais neutro e preciso; os freios são maiores e os defletores aerodinâmicos reduzem a sustentação. No seletor de programas de condução foi adicionado um modo voltado para a pista alemã Nürburgring Nordschleife, com ajustes como suspensão mais suave para lidar com as ondulações do circuito.


O GTI Clubsport vem ainda com para-choque dianteiro redesenhado, faróis com opção pelo sistema adaptativo IQ Light e novo difusor traseiro. As rodas de 18 polegadas usam pneus 225/40 com opção pelas de 19 pol. A transmissão DSG de dupla embreagem e sete marchas é a única oferecida. Como no GTI comum, os amortecedores podem receber controle eletrônico.

Texto da equipe – Fotos: divulgação