Volvo XC40 híbrido com 262 cv estreia por R$ 245.950

 

Chega ao Brasil o Volvo XC40 Plug-In Hybrid, versão híbrida do utilitário esporte. Já à venda ao preço sugerido de R$ 245.950 na versão R-Design, o XC40 adota o conjunto T5 Twin Engine FWD, com motor elétrico de 82 cv associado a um turbo a gasolina de três cilindros, 1,5 litro e 180 cv. Combinados, eles produzem 262 cv de potência e 43,3 m.kgf de torque. Com caixa automatizada de sete marchas e dupla embreagem, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos com velocidade máxima de 205 km/h. A tração é apenas dianteira.

 

 

 

A bateria de íons de lítio com capacidade de 10,7 kWh permite rodar 47 km em modo elétrico. A recarga é feita pelo conector no para-lama dianteiro esquerdo. O XC40 híbrido oferece cinco programas de condução: Hybrid  (uso combinado do motor elétrico e do motor a combustão), Pure (condução econômica com 100% de uso do motor elétrico), Power (condução esportiva, com respostas mais rápidas), Off-Road (condução em terrenos fora de estrada entre 20 e 40 km/h) e Individual (o motorista escolhe suas preferências). A tecla Hold bloqueia o uso da bateria para uso posterior, enquanto a tecla Charge recarrega a bateria em até 1/3 com o uso do motor a combustão. O SUV pesa 1.831 kg.

 

 

O XC40 Plug-In Hybrid mantém itens como quadro de instrumentos configurável com tela de 12,3 polegadas, central de áudio com tela vertical de 9 pol e integração a Apple Car Play e Android Auto, carregamento de celular por indução (sem fio) e sistema de áudio Harman Kardon com 600 watts e 13 alto-falantes. As assistências ao motorista cuidam de aceleração, frenagem e curvas suaves a até 130 km/h, assim como há alertas de colisão dianteiro e traseiro, assistente de farol alto e alerta de pontos cegos.

 

 

 

Entre as comodidades do XC40 Plug-In Hybrid estão abertura e fechamento elétricos do porta-malas sem uso das mãos, ar-condicionado de duas zonas, bancos revestidos em couro e camurça sintética com ajuste elétrico nos dianteiros e câmera traseira. O pacote R-Design inclui rodas de 20 polegadas e teto solar panorâmico. O sistema Volvo on Call oferece partida remota, ajuste de temperatura, localizador do veículo e verificação de consumo pelo celular; serviço de assistência e conveniência 24 horas por dia e alerta à central em caso de uso de bolsas infláveis. O porta-malas tem capacidade de 460 litros.

A Volvo tem hoje 47% de suas vendas no Brasil em veículos híbridos e sua meta é ter 100% já no ano que vem.

Texto da equipe – Fotos: divulgação