Volvo V90, perua de luxo com opção híbrida de 410 cv

 

A Volvo apresenta a perua de luxo V90, derivada do sedã S90 lançado no ano passado e sua estrela para o Salão de Genebra. Ampla, ela se baseia na plataforma modular Scalable Product Architecture (SPA) e oferece a tecnologia Pilot Assist de condução semiautônoma a até 130 km/h, pela qual o carro segue o caminho por si só, desde que o motorista se mantenha alerta e com ambas as mãos no volante. Outros recursos de segurança são detecção e frenagem para animais grandes e sistema que evita saídas não intencionais da faixa de rolamento.

 

 

Herdeira de uma tradição de meio século iniciada nos anos 60 com a Duett (veja as antecessoras na foto), a V90 tem como versão de topo a T8 Twin Engine com motor a gasolina de 2,0 litros, turbo e compressor (320 cv) associado a um elétrico em sistema híbrido, que admite recarga externa e soma 410 cv. Ela pode rodar apenas com eletricidade por 50 km. Outras opções são T5 (254 cv) e T6 (320 cv), com a mesma unidade a gasolina, além da D4 (190 cv) e da D5 (235 cv) com um turbodiesel de 2,0 litros. Caixas manual de seis marchas e automática de oito estão no catálogo, assim como a opção de tração integral.

Salao de Genebra

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação