Volvo V40: Cross Country para fora de estrada

Volvo V40: Cross Country para fora de estrada

 

Volvo V40: Cross Country para fora de estradaÉ uma tradição na Volvo, há 15 anos, que peruas tenham uma versão com tração integral e modificações para melhor uso fora de estrada ou em regiões de inverno rigoroso. Agora isso se aplica também ao V40, o hatchback médio com certo jeito de perua, que aparece no Salão de Paris na versão Cross Country. Curioso não ter sido usada a denominação XC40, em que a sigla XC significaria exatamente Cross Country.

As alterações visuais incluem para-choques com peças que simulam protetores, laterais que imitam estribos, barras de teto e novas rodas de até 19 pol. A suspensão deixa a versão 40 mm mais distante do solo que um V40 convencional. O Cross Country oferece seis motores, com destaque para o T5, um turbo de cinco cilindros, 2,5 litros e 254 cv. As outras opções a gasolina são um 2,0-litros turbo de 213 cv, outro de 180 cv e um 1,6 turbo, também de 180 cv. A linha turbodiesel compreende unidades de 2,0 litros, com 150 e 177 cv, e 1,6 litro com 115 cv. O câmbio pode ser manual, automático ou automatizado de dupla embreagem, de acordo com a versão, e o T5 vem com tração integral, enquanto nas demais versões só as rodas dianteiras tracionam.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação