Volvo: SUV compacto XC40 com motor de até 250 cv

 

A Volvo apresenta o XC40, seu primeiro utilitário esporte compacto. A sensação de “já o vi antes” é causada pelo conceito 40.1 do ano passado, praticamente igual. Fabricado na Bélgica, o XC40 estreia com estilo simples e robusto, opção de teto em cor diferente da carroceria e rodas de até 21 pol. O interior usa tela de 12,3 pol como quadro de instrumentos e outra de 9 pol para áudio, navegação e outras funções.

 

 

A Volvo destaca os práticos espaços para objetos, que incluem porta-celular com carregamento indutivo (sem fio). Os recursos de segurança passam por frenagem automática urbana, detector de pedestres, assistente para manter a faixa da via, controlador de distância e o Run-Off Road, que protege a coluna cervical dos passageiros se o carro sair da pista para um piso de altura diferente. Há ainda câmeras de 360 graus. Audi Q3, BMW X1 e Range Rover Evoque estão entre os concorrentes.

O XC40 baseia-se na plataforma modular CMA, a ser usada em outros modelos da marca e da chinesa Geely, empresa que é dona da Volvo. O motor inicial é um turbo a gasolina de 2,0 litros e 250 cv para a versão T5, à qual serão acrescentadas outras: T3 de 156 cv, T4 de 190 cv (gasolina), D3 de 150 cv e D4 de 190 cv (diesel), com tração dianteira ou integral. Opções híbrida e elétrica virão depois. O pacote R-Design Pro é o mais esportivo e, com base nele, há uma edição de lançamento D4 First Edition.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação