Volvo lança XC40: veja conteúdo e preço das versões

 

A Volvo apresenta à imprensa o XC40, utilitário esporte compacto que entrou em pré-venda em janeiro e agora chega às concessionárias em quatro versões T5, com os acabamentos Momentum e R-Design. Em julho será acrescentada a T4 básica. A série de lançamento First Edition (primeira edição) de 70 unidades se esgotou em 25 horas.

Produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica, o XC40 é o primeiro modelo com a nova plataforma modular de veículos compactos da Volvo (CMA, Compact Modular Arquitecture), desenvolvida junto à chinesa Geely, controladora da marca. Ele mede 4,42 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos, 1,86 m de largura e 1,65 m de altura. Todas as versões vêm com transmissão automática de oito marchas. Na versão T4 o motor turbo de 2,0 litros produz potência de 190 cv e torque de 30,6 m.kgf, com tração dianteira, enquanto nas T5 os valores sobem para 252 cv e 35,7 m.kgf e a tração integral vem de série. Estas aceleram de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e alcançam 230 km/h.

 

 

Como habitual na marca, recursos de segurança são destaque no XC40. O sistema City Safety promove frenagem automática para evitar ou reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais, enquanto a Mitigação de Pista Oposta avisa o motorista no caso de invadir a faixa oposta e conduz o veículo de volta à própria pista (entre 65 e 140 km/h). Ele oferece também controlador de distância à frente e assistente para se manter na faixa da via. Até mesmo a condução semiautônoma a até 130 km/h, lançada aqui pelo XC90, foi aplicada ao novo Volvo.

Confira os preços (que foram alterados em relação à pré-venda, salvo na versão T4) e o conteúdo de série de cada opção do XC40:

 

 

• XC40 T4 (R$ 169.950, a partir de julho) – Ar-condicionado automático, assistência Volvo On Call, assistente de mudança de faixa, banco do motorista com ajuste elétrico e memória, controlador de velocidade normal e em declive, controle de estabilidade e tração, faróis de leds, limpador de para-brisa automático, quadro de instrumentos em tela de TFT de 12,3 pol, rodas de 18 pol, sensores de estacionamento traseiros, sistema City Safety, sistema de áudio de 80 watts com tela de 9 pol (compatível com Apple Car Play e Android Auto), sistema Mitigação de Pista Oposta.

• XC40 Momentum T5 AWD (R$ 194.950) – Como no T4, mais ar-condicionado de duas zonas, câmera traseira de manobras, carregador de celular por indução, chave presencial para acesso e partida, motor de 252 cv, retrovisor interno fotocrômico, rodas de 19 pol, seletor de modos de condução com cinco programas (Comfort, Eco, Off-Road, Dynamic e Individual), sistema de áudio de 250 watts, tração integral.

 

 

• XC40 R-Design T5 AWD (R$ 214.950) – Como no Momentum T5, mais banco do passageiro com ajuste elétrico, controlador de distância à frente, leitura de placas de sinalização, rodas de 20 pol, sensores de estacionamento dianteiros, sistema de áudio Harman Kardon de 600 watts com navegador, sistema de condução semiautônoma, tampa traseira com acionamento elétrico, teto solar panorâmico elétrico, volante com comandos de marchas.

O carro está incluso no programa Volvo For All, que oferece isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a pessoas com deficiência. Para esse público as versões têm os seguintes preços:

• XC40 T4 – R$ 145.950 (a partir de julho)
• XC40 T5 Momentum – R$ 165.950
• XC40 T5 R-Design – R$ 185.950

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação