Volvo começa vendas do novo XC90 a partir de R$ 319 mil

Volvo XC90 02

 

A Volvo começa a vender no Brasil a segunda geração do utilitário esporte XC90, que representa seu topo de linha nesse segmento. As versões Momentum e Inscription custam a partir de R$ 319.000 e R$ 363.000, na ordem, e usam o mesmo motor Drive-E T6 de 2,0 litros e quatro cilindros com turbo e compressor, potência de 320 cv e torque de 40,8 m.kgf, com tração integral e caixa automática de oito marchas. O XC90 baseia-se na plataforma SPA (Scalable Product Architecture), base para os modelos médios e grandes da marca. De acordo com a Volvo, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e tem velocidade máxima de 230 km/h.

Um dos destaques é o assistente de condução com tecnologia semiautônoma: sensores e câmeras monitoram as faixas das vias e o veículo à frente no trânsito e o sistema comanda aceleração, frenagem e movimentação do volante em curvas leves a até 50 km/h. Acima dessa velocidade o sistema torna-se um controlador de distância, com assistência automática apenas para freio e acelerador. Outros recursos de segurança são alerta de mudança de faixa, que aplica força no volante se o carro estiver saindo da faixa sem intenção do motorista; monitor de atenção do condutor; acionamento automático de freios caso o motorista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário, como em cruzamentos; e proteção contra lesões na coluna cervical com dispositivo pré-colisão, ou seja, que prepara o veículo ao detectar a iminência do impacto.

 

 

A versão Momentum vem de série com tela central de 9 polegadas sensível ao toque para sistemas de áudio, navegação e ar-condicionado com quatro zonas; bancos dianteiros com regulagens elétricas, aquecimento e memória; terceira fileira de bancos; controlador de velocidade e distância; frenagem automática em velocidades urbanas (sistema City Safety, que detecta carros, pedestres e ciclistas até mesmo no escuro), assistente de estacionamento para vagas perpendiculares e paralelas, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, faróis principais e de neblina por leds, seletor de modos de condução (Confort, Eco, Dynamic e Off Road) e rodas de 19 polegadas.

O Inscription acrescenta sistema de áudio da renomada marca britânica Bowers & Wilkins com 1.400 watts e 19 alto-falantes, suspensão por molas pneumáticas com regulagem de altura da carroceria, rodas de 20 pol, bancos com apoios laterais ajustáveis eletricamente e ventilação, aquecimento do banco traseiro, projeção de informações do painel à frente do motorista, alertas de tráfego lateral e de colisão traseira e sistema de visão 360º.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação