
O Porsche Taycan fica um pouco mais “acessível” com a nova versão básica, chamada apenas de Taycan, que entra em pré-venda no Brasil nesta quinta-feira (21) com preço sugerido a partir de R$ 589.000, incluindo a instalação do carregador doméstico. A opção é a quarta do modelo elétrico, que já oferecia o 4S, o Turbo e o Turbo S.

Com tração apenas traseira, o Taycan básico está disponível com dois conjuntos de motores e bateria: o padrão Performance, com 300 kW (408 cv) de potência em modo temporário e bateria com capacidade bruta de 79,2 kWh, e o Performance Plus, com 350 kW (476 cv) e bateria de maior capacidade (93,4 kWh). A potência nominal é de 240 kW (326 cv) ou de 280 kW (380 cv), na ordem.
Enquanto o Performance tem autonomia de 431 km (padrão WLTP), o Plus alcança 484 km. Curiosamente o desempenho anunciado é igual para ambos, com 0-100 km/h em 5,4 segundos e velocidade máxima de 230 km/h. Ambas as baterias podem ser carregadas de 5% a 80% do nível de carga em 22 minutos e a autonomia de 100 km é alcançada em apenas cinco minutos.

O Taycan básico mantém a função Plug & Charge (carregamento e pagamento sem a necessidade de cartões ou aplicativo) e o carregador com capacidade de até 22 kW. Como opcional há projeção elevada e colorida de informações. Rodas de 19 polegadas, difusor traseiro igual ao do 4S e tela de 10,9 pol na central de áudio são itens de série. O interior tem revestimento parcial em couro e bancos dianteiros com ajuste elétrico.

O carro possui dois porta-malas: um de 84 litros na dianteira e um de até 407 litros na traseira. A versão de entrada do Taycan usa molas comuns, com opção por suspensão a ar adaptável opcional com tecnologia de três câmaras e ajuste eletrônico dos amortecedores. Outra opção é o Porsche Surface Coated Brake (PSCB) com freios de maior desempenho. A Porsche ressalva que alguns opcionais podem não estar disponível para o mercado brasileiro.
Texto da equipe – Fotos: divulgação