Último Dodge Viper, após 25 anos, é produzido

Viper fim 01

 

O último Dodge Viper foi fabricado nesta quarta (16) em Detroit, Michigan, nos EUA. O momento final foi divulgado no Instagram por Ralph Gilles, chefe de Estilo da FCA, que publicou: “A quinta geração teve um ótimo ciclo de cinco anos e a plataforma do Viper, que não mudou tanto com o tempo, teve um grande ciclo de 25 anos!”.

 

 

O Viper foi lançado em 1992, três anos depois de aparecer como carro-conceito, e representou a interpretação moderna do Shelby Cobra dos anos 60. O motor V10 aspirado foi mantido por toda a linhagem, com 8,0 litros na primeira geração, 8,3 na segunda (de 2003) e 8,4 desde sua revisão em 2008. As versões finais tinham potência de 653 cv e torque de 83 m.kgf. Durante esse tempo a marca Dodge foi removida em 2012, mantendo-se a SRT (divisão esportiva da Chrysler), mas voltou em 2014. No ano passado foram anunciadas edições de despedida do esportivo.

O fim do Viper foi determinado não por questões de emissões, consumo ou desinteresse do mercado, mas por normas de segurança: os EUA passam a exigir cortinas infláveis, de aplicação impossível ao projeto, segundo Gilles. Nas fotos abaixo, o modelo inicial e o último.

 

Texto da equipe – Fotos: reprodução/Instagram