
Os “irmãos” Toyota 86 e Subaru BRZ passam juntos à segunda geração, que a segunda marca havia antecipado em novembro, enquanto a primeira só revela agora. O Toyota (fotos) agora se chama GR 86, sigla para o braço esportivo da marca, Gazoo Racing, mantendo o número que faz alusão ao AE86, o Corolla cupê de tração traseira dos anos 80.


Os dois modelos compartilham grande parte da carroceria (compare-os acima), diferenciando-se na frente e na traseira, e os interiores são praticamente iguais. O painel agora tem instrumentos digitais e o GR 86 pode vir com o mesmo sistema Eye Sight Driver Assist Technology da Subaru, que reúne funções de segurança para evitar colisões e reduzir seus efeitos.

No projeto do GR 86 e do BRZ uma das prioridades foi manter o baixo peso, atingindo 1.270 kg com uso de alumínio no teto e nos para-lamas. Ambos adotam novo motor aspirado de 2,4 litros com quatro cilindros horizontais opostos (o clássico arranjo boxer da Subaru), que produz 235 cv e torque de 25,5 m.kgf para os carros acelerarem de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. Eles mantêm a tração traseira e podem ter caixa manual ou automática de seis marchas.
• Confira mais dados e fotos do BRZ

Texto da equipe – Fotos: divulgação