Toyota reestiliza o longevo Land Cruiser e o Lexus GX

Toyota reestiliza o longevo Land Cruiser e o Lexus GX

 

A Toyota remodela para 2014 os utilitários esporte Land Cruiser, vendido sob a própria marca, e GX 460, da divisão de luxo Lexus. Trata-se do mesmo veículo com algumas diferenças visuais, interior mais luxuoso e equipado e motor mais potente no GX. As alterações de estilo abrangem frente e traseira, enquanto a parte interna ganha novos bancos, painel e comandos. Por se tratar de um SUV para todo terreno, há controles para ajustar a tração e bloquear diferenciais, além do sistema Multi-Terrain Select, que modifica vários parâmetros às condições do terreno, como no Terrain Response da Land Rover.

 

 

Entre os requintes da versão Lexus estão bancos dianteiros ventilados e aquecidos, bancos traseiros aquecidos, auxílio ao estacionamento, ar-condicionado com três zonas de ajuste, navegador, câmera traseira para manobras e suspensão a ar com controle eletrônico. Os itens de segurança incluem monitor do tráfego adiante, com alerta para risco de colisão, e comunicação com uma central em caso de acidente para eventual assistência.

 

Toyota reestiliza o longevo Land Cruiser e o Lexus GX

 

Construído com a tradicional receita de carroceria sobre chassi e com eixo rígido na traseira, o Land Cruiser oferece dois motores: V6 de 4,0 litros a gasolina, com potência de 282 cv e torque de 39,3 m.kgf, e quatro-cilindros de 3,0 litros turbodiesel, com 190 cv e 42,8 m.kgf. Há escolha entre caixas manual e automática e carrocerias de três e cinco portas. No GX 460, que usa a mesma construção de chassi, o único trem de força constitui-se do V8 a gasolina de 4,6 litros com 301 cv e 45,5 m.kgf associado a uma caixa automática de seis marchas.

O Land Cruiser representa a linha mais longeva da Toyota ainda em produção, iniciada em 1951. Em sua segunda geração passou a ser fabricado também no Brasil, onde logo seria renomeado Bandeirante para se manter em linha até 2000 (leia história).

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação