Toyota Raize: pequeno SUV deve ser brasileiro em 2021

 

A Toyota apresenta o Raize, um utilitário esporte pequeno que compartilha o projeto do recém-lançado Daihatsu Rocky. O SUV será vendido tanto no Japão quanto em mercados emergentes e, ao que tudo indica, a marca o fabricará também no Brasil em 2021 na unidade de Sorocaba, SP. Com linhas retas e detalhes rebuscados de estilo, o Raize mede 3,99 metros de comprimento (o que o coloca em faixa menos tributada na Índia) e 1,69 m de largura (o que faz o mesmo no mercado japonês).

 

 

 

A plataforma é a conhecida TNGA de Corolla e C-HR, mas em versão mais simples e compacta, com eixo de torção na suspensão traseira. No interior destacam-se a tela elevada de 9 pol da central de áudio e o quadro de instrumentos digital. Auxílios ao motorista incluem frenagem autônoma de emergência, controlador de distância à frente, câmeras de 360 graus e assistente de estacionamento. O porta-malas acomoda 369 litros, parte deles em um compartimento sob a tampa do assoalho, como no Ford Puma, já que não há estepe.

 

 

O Raize usa motor a gasolina de três cilindros e 1,0 litro com turbo, 98 cv e torque de 14,3 m.kgf associado a uma transmissão de variação contínua da Daihatsu. Pelo padrão WLTC o consumo médio é de 18,6 km/l com tração dianteira e 17,4 km/l com a integral sob demanda, que aciona as rodas traseiras quando necessário. No Japão o Raize tem preço sugerido a partir de de 1.679.000 ienes (R$ 61,8 mil), mas também está disponível por assinatura com taxa mensal a partir de 39.820 ienes (R$ 1,5 mil).

Texto da equipe – Fotos: divulgação