Toyota GR Yaris eleva o patamar: 272 cv e tração integral

 

A Toyota eleva a régua dos hatches pequenos esportivos com o GR Yaris, a versão de alto desempenho do modelo japonês e europeu, que não tem relação com o brasileiro (o nosso é derivado do Yaris tailandês). Lançado no Tokyo Auto Salon, esse concorrente de Ford Fiesta ST, Renault Clio RS e Volkswagen Polo GTI os supera por larga margem em potência (até 272 cv) e é o único a oferecer tração integral, realçada pelos largos para-lamas traseiros.

 

 

 

Criar o primeiro Yaris 4×4 exigiu um amplo reestudo da plataforma, que combina componentes da arquitetura GA-B do novo Yaris na frente aos da GA-C na traseira, incluindo suspensão independente por braços sobrepostos. O motor turbo de três cilindros e 1,6 litro produz 261 cv e torque de 36,7 m.kgf para o mercado europeu, enquanto os japoneses o terão ainda mais “bravo” com 272 cv e 37,7 m.kgf. Com transmissão manual de seis marchas, o GR Yaris pesa 1.280 kg (4,9 kg/cv) e acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos com máxima limitada a 230 km/h.

 

 

O pacote Circuit Pack adiciona diferenciais dianteiro e traseiro de deslizamento limitado da Torsen,  suspensão reajustada e rodas forjadas de 18 polegadas com pneus 225/40 Michelin Pilot Sport 4S. O GR oferece três modos de condução (Normal, Esporte e Pista), que dividem o torque entre os eixos dianteiro e traseiro em 60:40, 30:70 e 50:50, na ordem, mas até 100% do torque podem ir ao eixo dianteiro ou ao traseiro em certas condições. O interior recebe bancos esportivos com couro e camurça sintética.

Texto da equipe – Fotos: divulgação