Toyota Corolla e Camry: versões mais esportivas nos EUA

 

A Toyota lança edições com um tempero esportivo no visual e no comportamento dinâmico para o Corolla e o Camry nos Estados Unidos. O Corolla norte-americano, que segue estilo mais ousado que o brasileiro, recebe a série Apex Edition com base nas versões SE e XSE, dotadas do mesmo motor aspirado de 2,0 litros e 169 cv que temos no Brasil.

 

 

As alterações externas abrangem rodas de 18 polegadas com peso menor em 1 kg (cada) que as convencionais, novos para-choques com grandes tomadas de ar no dianteiro, aerofólio e difusor traseiro. O teto e alguns elementos de estilo vêm em preto. O interior traz bancos de tecido preto e, no caso do XSE, ajuste elétrico para o do motorista.

 

 

 

O Corolla Apex não se limita à decoração. A suspensão tem molas mais baixas em 15 mm, amortecedores e estabilizadores mais firmes, a assistência de direção foi revista e o escapamento é esportivo. Das 6.000 unidades da série, apenas 120 terão caixa manual de seis marchas; as demais saem com a automática CVT.

 

 

Para o sedã grande Camry, uma novidade é a combinação do acabamento XSE ao conjunto híbrido. Para-choques, rodas pretas de 19 pol, teto em preto (com uma polêmica divisão nas colunas traseiras) e defletor traseiro dão-lhe um ar mais esportivo. A central de áudio agora pode ter tela de 9 pol e integração com Amazon Alexa, Android Auto e Apple Car Play.

 

 

 

A linha Camry 2021 para os EUA recebe ainda o pacote Safety Sense 2.5 Plus de série, com assistentes de faixa, de direção em emergência e de faróis, detecção de pedestres e ciclistas adiante (mesmo em condições de pouca luz) e frenagem automática de emergência. A Toyota oferece três motores para o Camry naquele mercado: aspirado de quatro cilindros e 2,5 litros (203 cv e torque de 25,5 m.kgf), V6 de 3,5 litros (301 cv e 37 m.kgf) e o conjunto híbrido com motor 2,5 e motor elétrico, que produz 208 cv combinados. Os dois primeiros usam caixa automática de oito marchas, e o híbrido, uma CVT.

Texto da equipe – Fotos: divulgação