Toyota Corolla Cross enfrentará Compass no Brasil em 2021

 

O Toyota Corolla dá origem a um utilitário esporte de tamanho médio, o Corolla Cross, apresentado para o mercado tailandês e com produção prevista para o próximo ano no Brasil. O sedã com maiores vendas acumuladas da história (48 milhões de unidades em mais de 150 países, desde 1966, em 12 gerações) cedeu sua plataforma TNGA ao SUV de 4,46 metros de comprimento e 2,64 m de distância entre eixos, mesma faixa do Jeep Compass. Ele tem identidade de estilo própria na frente, mas lembra o “irmão” maior RAV4 na traseira. O interior remete ao do sedã. O porta-malas tem capacidade de 440 litros com estepe ou 487 litros com sistema de reparo de furo em pneus.

 

 

 

Apenas motor de 1,8 litro a gasolina está previsto para o Corolla Cross, com ou sem auxílio elétrico. A versão normal tem 140 cv e torque de 18,1 m.kgf, enquanto a híbrida produz menos (98 cv e 14,5 m.kgf), mas conta com ajuda de 72 cv e 16,6 m.kgf do motor elétrico para obter 122 cv em operação conjunta. A transmissão é automática de variação contínua em ambos com tração dianteira. Embora baseado na plataforma do Corolla, o Cross usa suspensão traseira mais simples, com eixo de torção, em vez do sistema independente multibraço do sedã. O SUV usa rodas de 17 ou 18 pol, tem freios a disco nas quatro rodas e pesa de 1.325 a 1.385 kg.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação