Torsus Terrastorm, uma “Kombi” que vai a qualquer lugar

 

A mais nova geração do Volkswagen Crafter — “irmão” maior do Transporter, que representa a evolução da Kombi na Europa — pode-se tornar um veículo para todo terreno: a Torsus, empresa da República Tcheca, apresenta o Terrastorm como “o miniônibus 4×4 mais versátil do mundo”. O modelo com tração integral recebeu suspensão elevada com amortecedores Bilstein, pneus de uso misto BF Goodrich All Terrain T/A KO2 e bloqueio do diferencial traseiro.

 

 

 

Outras alterações são painéis inferiores de proteção e guincho frontal com capacidade de 5,5 toneladas. No caso da versão TT2 Nomad há ainda proteção frontal, barras de teto com luzes integradas, suporte de estepe e escada traseira. A Torsus anuncia distância ao solo de 290 mm, ângulos de entrada e partida de 26 e 20 graus e profundidade máxima de 690 mm.

 

 

Capaz de transportar de nove a 20 pessoas na versão normal, o Terrastorm oferece opção de bancos individuais esportivos e cintos de cinco pontos, além de bancos rotativos para formar uma sala de estar ou de reunião. Também pode ser adquirido como furgão de carga ou ambulância. O motor biturbo a diesel de 2,0 litros vem com 140 ou 176 cv, com torque de 34,7 ou 41,8 m.kgf (na ordem), combinado a caixa manual de seis marchas ou transmissão automática de oito. Os preços partem de € 57.461 (cerca de R$ 347 mil pela cotação atual).

Texto da equipe – Fotos: divulgação