SUV elétrico VW ID-4 será feito também nos EUA e China

 

A Volkswagen prepara o lançamento do ID-4 (acima), utilitário esporte que dará novo ímpeto a seu plano de carros elétricos. Se o recém-lançado ID-3 atende ao perfil do mercado europeu como um equivalente elétrico ao Golf, o ID-4 é parte de uma estratégia mais ampla: será fabricado também nos Estados Unidos e na China a partir do próximo ano.

 

 

 

Mostrado no Salão de Frankfurt com camuflagem e dentro de uma caixa de vidro, o ID-4 promete espaço interno similar ao do Tiguan Allspace. Seu desenho sugere um ID-3 maior e mostra semelhanças com o conceito ID Crozz de 2017 (acima), embora com portas traseiras comuns em vez de corrediças. O estudo media 4,62 metros de comprimento e 2,77 m entre eixos, o que o deixava entre o Tiguan curto europeu e o Allspace em termos de dimensões. Além do SUV de formato tradicional, a VW deve lançar um de perfil mais esportivo, parecido com o próprio ID Crozz.

 

 

A plataforma MEB do ID-4, comum a outros carros elétricos que o grupo produzirá, acomoda as baterias no assoalho e pode ter motores na frente e na traseira. No ID Crozz (ilustrado acima) as unidades de 101 e 201 cv obtinham 302 cv combinados e lhe davam tração integral sem conexão mecânica entre os eixos. Esses valores fariam esperar bom desempenho caso se repetissem no ID-4 de produção.

Texto da equipe – Fotos: divulgação