Versão ACR retorna como o mais rápido Dodge Viper

Dodge Viper ACR 07

 

A tradicional versão American Club Racer (ACR) do Dodge Viper reaparece em sua linha 2016 como o mais rápido Viper de rua já oferecido. O motor V10 de 8,4 litros, com potência de 653 cv e torque de 83 m.kgf, não foi o foco das alterações: a Dodge retrabalhou suspensões, pneus, freios e aerodinâmica.

O ACR vem com discos Brembo de carbono-cerâmica, suspensão recalibrada com ajuste entre 10 regulagens, amortecedores Bilstein e rodas de 19 polegadas com pneus Kumho Ecsta V720 desenvolvidos para a versão (quem imaginaria há 20 anos um pneu sul-coreano sendo escolhido para um carro tão especial?). O pacote aerodinâmico inclui aletas dianteiras, capô com saídas de ar, difusor traseiro de fibra de carbono e um alto aerofólio regulável.

 

 

Segundo a Dodge, à velocidade máxima de 285 km/h o conjunto produz força descendente de quase uma tonelada, a maior já vista em um carro de produção. O interior do ACR vem mais simples, sem ajuste elétrico de bancos e com pouca forração, para reduzir peso. Em contrapartida, a tela central do painel dá acesso a ajustes e informações variados sobre a mecânica e o desempenho.

A versão ACR foi oferecida pela primeira vez ainda no Viper de primeira geração, em 1999, e retornou no modelo 2008. Para a atual geração, a versão havia sido mostrada como estudo no salão de preparação Sema Show do ano passado.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação