Mercedes S600 Guard cumpre nível VR9 de blindagem

Mercedes-Benz S600 Guard 01

 

Um dos carros prediletos dos poderosos, estejam eles dentro da lei, fora dela ou acima dela, o Mercedes-Benz Classe S ganha uma versão blindada de altíssima resistência, o primeiro carro certificado de fábrica que atende aos padrões de segurança da classe VR9, a mais alta já estabelecida. O S600 Guard usa um tipo especial de aço nos menores vãos entre a estrutura e a carroceria, fibra de aramida e polietileno junto aos painéis externos e vidros com espessa camada de policarbonato.

 

 

Recursos úteis em situações de emergência são luzes auxiliares na frente e na traseira, alarme de pânico, fornecimento de ar fresco ao interior (como no caso de estouro de bombas na parte externa), extintor de incêndio e para-brisa e vidros laterais com aquecimento. Enquanto deixam os criminosos para trás, os passageiros desfrutam amenidades como massagem nos bancos, apoios para as coxas, recursos de entretenimento e comunicação, minibar refrigerado e aquecimento de todas as áreas com que eles fazem contato. Há ainda cintos infláveis para sua proteção em colisões.

 

Mercedes-Benz S600 Guard 14

 

Apesar de todo o aparato, apenas os pneus de perfil mais alto e a larga banda escura nos vidros identificam por fora que se trata de um carro blindado, mas a capacidade do porta-malas foi reduzida a 350 litros. Disponível com quatro ou cinco lugares, o Guard usa o motor V12 de 6,0 litros e dois turbos do S600 conhecido, com potência de 530 cv e torque de 84,6 m.kgf, associado à caixa automática de cinco marchas. Pelo elevado peso (não divulgado), sua velocidade máxima vem limitada a 210 km/h e os sistemas mecânicos e eletrônicos em geral foram revistos ou redimensionados. A série Guard da Mercedes inclui os modelos Classe E, S, M e G com diversos graus de blindagem.

 

 Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação