Clubsport: Audi leva A3 Sedan de 525 cv a Wörthersee

Audi A3 Clubsport 05

 

Todo ano o grupo Volkswagen prepara algumas versões especiais de seus carros para o encontro de fãs das marcas em Wörthersee, que dessa vez acontece em Reifnitz, na Alemanha, e não na Áustria como tem sido usual. Na edição de 2014, a Audi aparece com um A3 Sedan levado a extremos de desempenho e esportividade, o Clubsport Quattro.

 

 

A partir de um S3 de série, que tem motor turbo de 2,0 litros com potência de 300 cv, a marca dos anéis aplicou o motor de 2,5 litros e cinco cilindros que tem sido usado nas versões RS do A3 e do TT, mas preparado para fornecer 525 cv e torque de 61,2 m.kgf. Com peso de 1.527 kg (relação de 2,9 kg/cv), o Clubsport promete acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e atingir 310 km/h, marcas que o aproximam mais dos “primos” nobres da Lamborghini que dos Audis comuns.

O A3 conceitual usa câmbio S-Tronic de dupla embreagem com sete marchas, tração integral (por isso a denominação Quattro, habitual nos Audis com tal recurso) e assistente para arrancada rápida. A suspensão foi rebaixada em 10 mm e ganhou molas e amortecedores ajustáveis; as rodas de 21 pol usam pneus 275/25 e os freios têm discos de carbono-cerâmica. O Clubsport recebeu ainda capô de polímero com fibra de carbono, faróis de leds, freio aerodinâmico (o defletor traseiro assume posição quase vertical em frenagens de alta velocidade) e quatro bancos individuais.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação