Se alguém sofria de complexo de inferioridade por ter um Bentley Continental GT V8 em vez da versão superior com 12 cilindros em “W”, a marca inglesa do grupo Volkswagen dá uma pequena ajuda neste Salão de Frankfurt (de 12 a 22/9). O GT V8 S traz um aumento de 21 cv à potência do motor de 4,0 litros, que passa de 507 para 528 cv, enquanto o torque cresce de 67,3 para 69,4 m.kgf a apenas 1.700 rpm. Essa usina de força, combinada a um câmbio automático de oito marchas, leva o sofisticado cupê de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e à máxima de 309 km/h, valores que mudam para 4,7 s e 308 km/h no caso do conversível.
Em troca da opção espartana por um carro de números tão modestos, deixando no saguão da concessionária o W12 de 575 cv, a Bentley oferece um razoável consumo médio de 9,4 km/l e uma emissão de CO2 mais comedida de 246 g/km. Parte dessa “economia” vem da desativação de quatro dos cilindros quando se exige menos potência, como em velocidade estabilizada. Em relação ao V8 básico, o S tem outras diferenças: suspensão 10 mm mais baixa e calibrada em molas (a ar) e amortecedores (com controle eletrônico) para maior firmeza, direção e controle de estabilidade revistos, novas rodas de 20 pol (ou de 21 pol se assinalada a Mulliner Driving Specification), opção de anexos aerodinâmicos. A tração integral permanente é a mesma de todo Continental.
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação