Audi R8 LMX, de 570 cv, tem primazia em faróis a laser

Audi R8 LMX

 

O Audi R8 é o primeiro modelo de produção a usar faróis com raio laser. A novidade, que aparece na versão LMX, limitada a 99 unidades, usa essa tecnologia apenas para o facho alto e dá seguimento a outra inovação do carro esporte, que em 2008 teve a primazia em faróis dotados apenas de leds. Os faróis com laser usam quatro diodos por lado e obtêm o dobro do alcance dos baseados em leds (que permanecem equipando o carro e são os únicos usados no facho baixo). A temperatura de cor de 5.500 Kelvins foi escolhida para permitir bom contraste e reduzir a fadiga dos olhos. O laser atua apenas acima de 60 km/h e, para evitar ofuscamento de outros motoristas, conta com sistema de máscara inteligente para criar sombra na região do veículo que vem em sentido oposto.

 

 

A versão LMX traz ainda pequeno aumento de potência para o motor V10 aspirado de 5,2 litros, que passa a 570 cv (aumento de 20 cv) com o mesmo torque de 55,1 m.kgf. Dotado de tração integral e câmbio S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, o mais novo R8 acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos (menos 0,1 s) e alcança 320 km/h de máxima (mais 3 km/h). O conjunto inclui rodas de 19 pol, freios a disco de carbono-cerâmica, “lâminas” laterais e aerofólio traseiro em fibra de carbono e acabamento interno em preto com detalhes em azul.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação