
A fábrica de Porto Real, RJ, da Stellantis (fusão entre os grupos FCA e PSA) completa hoje, 1º. de fevereiro, 20 anos de produção no País. A unidade iniciou em seguida a fabricação de modelos Peugeot 206 e Citroën Xsara Picasso, seguidos em 2002 pela produção de motores.
A unidade receberá no segundo semestre deste ano um novo produto derivado da plataforma global modular CMP, a mesma do Peugeot 208. Embora a Stellantis não informe, espera-se que seja um derivado do Citroën C3 francês com outro desenho, ao estilo SUV, e tamanho ao redor de 4 metros para competir com o Nissan Magnite. O modelo já foi flagrado com disfarces na Índia (outro mercado onde será produzido) e no Brasil.

A plataforma CMP (Common Modular Platform) é altamente flexível: pode ser usada como base para veículos dos segmentos B (compacto) e C (médio), sendo hatches, sedãs ou SUVs, com motores a combustão ou elétricos.
Nesses 20 anos de existência, a unidade de Porto Real já produziu mais de 1,7 milhão de veículos de 16 modelos diferentes, entre as marcas Peugeot e Citroën, além de mais de 2 milhões de motores. Atualmente, fabrica o Peugeot 2008 (o 208 vem da Argentina) e os modelos C4 Cactus, C3 e Aircross da Citroën, além dos motores aspirados de 1,6 litro a gasolina (para exportação) e flexível.
Texto da equipe – Fotos: divulgação