Sportback: Audi Q4 E-Tron terá variação mais esportiva

 

Antes mesmo que o Audi Q4 E-Tron chegue ao mercado, a marca dos quatro anéis apresenta como conceito o Q4 Sportback E-Tron, uma variação do utilitário esporte com formato mais esportivo, que os marqueteiros chamam de “crossover coupé”. Uma versão de produção será lançada em 2021.

 

 

 

O Q4 Sportback segue de perto as dimensões do Q4 conhecido, com comprimento de 4,60 metros, largura de 1,90 m, altura de 1,60 m e distância entre eixos de 2,77 m, mas o perfil baixo das janelas e a queda rápida da traseira, com o aerofólio elevado, lhe dá um ar mais informal e dinâmico. O coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,26 é ótimo para um SUV. As rodas de 22 pol do conceito devem diminuir na versão final, assim como as portas receberão maçanetas. O interior traz projeção elevada de informações de grande tamanho e painel digital.

 

 

Como o Q4 E-Tron, o Sportback usa dois motores elétricos com potência total de 225 kW (306 cv), com os quais acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. A velocidade máxima é restrita a 180 km/h. A tração integral dispensa conexão mecânica entre os eixos: um controle eletrônico garante a distribuição de torque mais adequada pela potência de cada motor elétrico. O motor traseiro tem 150 kW (204 cv) e torque de 31,6 m.kgf, enquanto o dianteiro fornece 75 kW (102 cv) e 15,3 m.kgf.

 

 

 

A bateria com capacidade de 82 kWh ocupa quase todo o espaço na área inferior da carroceria, entre os eixos, e permite autonomia de mais de 450 quilômetros de acordo com o padrão WLTP. Versões com tração traseira rodarão mais de 500 km entre recargas. Além dos Q4, a linha E-Tron da Audi vai incluir os modelos E-Tron, E-Tron Sportback e o grã-turismo E-Tron GT.

Texto da equipe – Fotos: divulgação