Sonet, o novo míni-SUV da Kia para o mercado indiano

 

A Kia apresenta na Índia o menor utilitário esporte de sua linha: o Sonet, que tem menos de quatro metros de comprimento (menor que um VW Polo ou que o Ford Ecosport sem estepe) para obter os benefícios fiscais a carros compactos daquele país. Seu desenho simples tem como peculiaridade a coluna traseira em forma de uma barra inclinada para trás, que nasce atrás das janelas das portas e dá a volta pelo teto formando o defletor traseiro, destacada pelo uso de teto em preto. As linhas haviam sido antecipadas pelo Sonet de conceito no Salão de Nova Déli, em fevereiro.

 

 

O painel segue a tendência de ligação visual entre o quadro de instrumentos digital e a tela de 10,25 polegadas da central de áudio e navegação. Entre os recursos do pequeno Sonet estão sistema de áudio Bose, ventilação nos bancos dianteiros, chave presencial, partida remota do motor, carregador de celular por indução e purificador de ar do interior.

 

 

 

No mercado indiano a Kia oferecerá dois motores a gasolina (aspirado de 1,2 litro e turbo de 1,0 litro) e um a diesel (1,5 turbo) com potências ainda não informadas. Haverá quatro opções de transmissão, de acordo com o motor: manuais de cinco e seis marchas, de dupla embreagem com sete marchas e manual de seis com embreagem automática, como tivemos no Brasil em Corsa, Palio e Mercedes-Benz Classe A há cerca de 20 anos. A produção do Sonet será em Anantapur, Andhra Pradesh, Índia.

Texto da equipe – Fotos: divulgação