ZF ACR8, Retrator de Controle Ativo para cintos

 

A ZF, fornecedora alemã da indústria automobilística, apresenta um novo cinto de segurança com Retrator de Controle Ativo, o ACR8. O objetivo é ativar a retração do cinto (que reduz sua folga ao corpo do ocupante) em situações críticas, antes de um impacto potencial. Ele pode ser disparado pela informação dos sistemas de assistência ao motorista e de segurança ativa de bordo, assim como funcionar em conjunto com outros sistemas como a frenagem autônoma de emergência e a assistência de direção evasiva.

 

 

A ZF introduziu pioneiramente a tecnologia em 2002 em parceria com a Daimler. Hoje ela está na oitava geração, aplicada aos Mercedes-Benz CLS e Mercedes-AMG GT 4 Door, mais compacta e de peso reduzido. O ACR8 conta com um pretensionador eletromecânico reversível para ativação de pré-colisão, funções de conforto e um pretensionador não reversível para segurança no caso de acidente.

Nas aplicações de condução autônoma, o Retrator de Controle Ativo também pode ajudar a colocar os ocupantes do veículo em uma posição mais segura em situações potencialmente críticas. Outra possibilidade é ser parte integrante dos sistemas de condução: ao alternar de condução automatizada para manual, o retrator pode incitar o motorista a assumir o comando pulsando o cinto em frequência elevada, como uma advertência.

Foto: divulgação