Latin NCap: quatro estrelas para 208, três a Onix e Palio

Latin NCap - Peugeot 208

 

O instituto Latin NCap atribuiu quatro estrelas (entre cinco possíveis) à segurança para adulto do Peugeot 208 e três ao mesmo quesito para o Chevrolet Onix e ao Fiat Palio de nova geração, que foram submetidos a testes de colisão. A quinta fase de testes inclui ainda o Chevrolet Spark, não vendido no Brasil, e o Palio sem bolsas infláveis, oferecido em outros mercados; ambos ficaram com zero estrela, a nota mínima. Na segurança de criança em cadeira no banco traseiro, o 208 ganhou três estrelas e os demais modelos apenas duas.

A pontuação do Peugeot foi de 12,64 pontos para passageiro adulto (em 17 possíveis), enquanto a do passageiro criança foi de 28,13 (em 49 possíveis). O Palio com bolsas infláveis obteve 10,84 e 20,37 pontos, na ordem, e o Onix conseguiu 10,17 e 20,14 pontos. O Spark ficou com 16,29 pontos para criança, e o Palio sem os dispositivos citados, com 18,01 pontos. Os dois aparecem com zero ponto para adulto.

 

 

De acordo com o Latin NCap, no teste do 208 “a estrutura teve desempenho correto, tendo sido qualificada como estável. Isso reflete uma geração de estruturas mais modernas, fato que é muito bem-vindo. Contudo, os equipamentos de segurança da versão básica são em menor número do que a versão básica europeia do veículo. Dispositivos como controle de estabilidade, bolsas infláveis laterais, fixações Isofix para cadeira infantil ou interruptor de desativação do airbag do acompanhante não estão no modelo básico da América Latina”.

No Onix, apesar de a estrutura considerada estável, o instituto relata que “o piso se abriu na área dos pés do lado do motorista. A falta de Isofix e de cintos de três pontos em todas as posições, bem como o desempenho dos sistemas de retenção infantil, contribuíram para uma pontuação baixa no tocante ao ocupante criança. Para o Latin NCap, os resultados atuais do modelo são “desapontadores”.

Já no Palio, “os sistemas de retenção ofereceram uma proteção fraca ao peito do motorista e foram observadas estruturas perigosas na região do painel, que poderiam impactar os joelhos do motorista e do acompanhante. A estrutura do compartimento dos passageiros foi classificada como estável”.

 

Latin NCap - fase 5

 

No caso do Spark, as cabeças dos dummies (bonecos com sensores que detectam os riscos a um passageiro) do motorista e do acompanhante foram coloridas na cor vermelha, o que significa que a proteção oferecida foi fraca, resultando em alta probabilidade de lesões com risco de morte.

Neste ano, o Latin NCap aumentou a exigência de avaliação para os ocupantes crianças com o uso de nova tecnologia de dummy infantil (boneco Q) para representar crianças de três anos e de 18 meses.

Consideradas as cinco fases de testes do instituto, os melhores resultados entre os carros vendidos no Brasil são os de Ford Focus, VW Up e VW Jetta, todos com cinco estrelas para adulto e quatro para criança. O Ford Ecosport obteve cinco para adulto e três para criança. Já o novo Ford Fiesta e o Honda City ganharam quatro estrelas em ambas as avaliações.

 

 

Vídeo: Chevrolet Onix

 

Vídeo: Fiat Palio

 

Vídeo: Peugeot 208