Como faz tempo que não falamos de utilitários esporte no Best Cars (desligar modo irônico), vale noticiar que a Seat apresentou mais um, o Arona. A marca espanhola do grupo Volkswagen optou por um desenho agradável, mas bem previsível, e adotou a pintura em dois tons que parece obrigatória em todo novo SUV. O interior, retilíneo como nos anos 80 (ao menos o volante é circular), traz tela de 8 pol no painel, câmera traseira e carregador sem fio para celular.
Concorrente de Fiat 500X, Opel Mokka X (nosso Chevrolet Tracker), Peugeot 2008 e o Renault Captur francês, o Arona mede 4,14 metros de comprimento e usa a plataforma MQB A0 do novo Ibiza e do VW Polo. Auxílios ao motorista passam por assistente de estacionamento, controlador da distância frontal e alerta para ponto cego. O Arona oferece motores turbo a gasolina de 1,0 litro (95 ou 115 cv) e 1,5 litro (150 cv) e turbodiesel de 1,6 litro (95 ou 115 cv). O 1,0 turbo terá ainda versão a gás natural com 90 cv para alguns mercados em 2018. Amortecedores com controle eletrônico e seletor de modos de condução estão disponíveis.
Texto da equipe – Fotos: divulgação