Salão: Suzuki lança S-Cross e mostra conceito Crosshiker

Suzuki S-Cross 01

 

Salão de São Paulo 2014A nova geração do Suzuki SX4, lançada no exterior em 2013, enfim chega ao Brasil com outro nome, S-Cross, pois conviverá com o modelo anterior (o mesmo aconteceu na linha Hyundai, na qual o segundo Tucson foi lançado aqui como IX35). O utilitário compacto está 16 cm mais longo e estreia a tecnologia AllGrip de tração nas quatro rodas, que avalia o escorregamento dos pneus no solo para modular a distribuição de torque entre as rodas, podendo frear uma delas para manter a tração. O sistema dispõe de quatro modos de funcionamento: Auto, Lock (4×4 bloqueado), Sport e Snow/Mud (neve e lama).

 

 

Suzuki S-Cross 02

 

O S-Cross pesa apenas 1.135 kg, o que faz render bem o motor de 1,6 litro a gasolina com 120 cv e 15,5 m.kgf de torque. O câmbio CVT , que simula sete marchas na posição manual, conta com comandos no volante. O pacote de equipamentos inclui computador de bordo, teto solar, botão de partida sem uso da chave e seis bolsas infláveis. O porta-malas comporta 440 litros de bagagem.

 

 

A empresa mostra também o conceito Crosshiker, do Salão de Tóquio do ano passado. É um hatch de três portas com jeito aventureiro, que pesa muito pouco para os padrões atuais (810 kg) e usa motor de 1,0 litro e três cilindros. O interior usa volante inspirado nos manches de avião.

 

Texto: Fabiano Pereira – Fotos: Fabrício Samahá