Praticamente um carro de corridas para dirigir na rua: é o Chevrolet Camaro Z/28, que está sendo mostrado pela General Motors em seu estande no Salão de São Paulo, sem previsão de vendas por aqui. Mesmo que não se trate da versão mais potente do esportivo (o título cabe à ZL1), reúne números de sonho para aficionados. O motor é um V8 de 7,0 litros aspirado, que entrega a potência de 512 cv com torque de 66,5 m.kgf.
Com câmbio manual de seis marchas, usa pneus 305/30 em ambos os eixos com rodas de aro 19 pol. A esportividade segue no interior, com volante de base chata e bancos do tipo concha. A aerodinâmica foi refinada com enormes defletores dianteiros e aerofólio traseiro. O carro é mais leve em 135 kg que a versão SS, tem freios com discos de cerâmica e carbono e, para conter o peso, o ar-condicionado passou a ser opcional, bancos e vidro traseiros são mais finos e foi descartada parte do material fonoabsorvente.
O novo Chevrolet Corvette Stingray, sétima geração do mais tradicional carro esporte dos Estados Unidos (leia sua história de 60 anos), brilha no estande da Chevrolet. Mostrado no Brasil pela primeira vez nesta geração, ele usa motor V8 de 6,2 litros e 466 cv, tração traseira e câmbio automático de oito marchas. De acordo com a GM, o cupê acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, mas não há planos de importação oficial.
Seguindo a tendência no mercado nacional de versões “aventureiras”, ao menos na aparência, chegou a vez da minivan Chevrolet Spin. A nova versão Activ traz decoração externa específica, estepe junto à tampa traseira, barras no teto e acabamento interno exclusivo. O motor é o mesmo de 1,8 litro e 108 cv, com opções de câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis. As vendas devem começar em novembro, com preço ainda não divulgado.
O modelo 2015 do Cruze, tanto o sedã quanto o hatch, adota a nova frente já vista em mercados estrangeiros, com luzes diurnas por leds, para-choques e grade redesenhados. A versão LTZ ganha revestimento de bancos em dois tons e acionamento do motor por controle remoto. O motor foi recalibrado com foco na redução de consumo, um ponto crítico do modelo, sem alteração de potência.
A GM mostra ainda quatro versões conceituais, desenvolvidas sobre seus atuais produtos e sem intenção de oferta ao mercado. O mais interessante é o Onix Track Day, acima, com o motor de 1,8 litro e 16 válvulas do Cruze preparado para 150 cv, rodas de 17 pol com pneus 215/45, anexos aerodinâmicos, bancos do tipo concha e cintos de quatro pontos. Os outros são S10 High Country, com rodas de 18 pol e interior com dois tons de couro; Onix Effect, com acessórios visuais; e um Cobalt levemente equipado e com rodas de 16 pol.
Texto e fotos: José Geraldo Fonseca